Review | DC's Legends of Tomorrow 2x04 - Abominations
https://siteloggado.blogspot.com/2016/11/review-dcs-legends-of-tomorrow-2x04.html
Para você, qual é a maior aberração? Pessoas que ficaram inconscientes, que se tornaram zumbis e atacam as outras, ou pessoas totalmente conscientes que também atacam pessoas, mas dessa vez apenas pela sua cor de pele? Esse é o questionamento que Legends of Tomorrow nos traz esta semana. Depois do banho de água fria do último episódio, a série apresenta mais um filler, porém, em sua grande parte, bem construído e com uma história interessante.
O verdadeiro vilão do episódio não eram os zumbis, e sim a humanidade na sua pior forma. Claro que o ano era 1863 e os tempos eram outros, os pensamentos eram mais retrógrados, mas será que evoluímos tanto assim? As pessoas que vivem hoje em dia não são culpadas pelo que aconteceu há mais de 150 anos atrás, pois nem vivos éramos nessa época. Mas cada vez que se reclama da troca de etnia de um personagem, ou incluindo outras minorias, quando o mais bonito é uma pessoa magra e não uma gorda, quando num casamento o marido trai sua esposa e a culpada sempre vai ser a mulher que teve o relacionamento com esse homem, ou quando acham que duas pessoas do mesmo sexo não podem andar de mãos dadas na rua, isso sim é culpa total de quem tem tais pensamentos. Ninguém é obrigado a gostar de nada, mas sim a respeitar todas as pessoas.
Mas o tema do episódio foi o racismo, tratado incrivelmente na forma de luta dos escravos naquela época. Como Jackson disse, eles foram humilhados, maltratados e as mulheres eram estupradas, mas essas pessoas não perdiam a esperança de um futuro melhor. Jax foi o destaque total da história desta semana. Dentro de um mesmo arco, ele evoluiu de como não fazer nada para que a história não se alterasse em seu futuro, até ver que aquilo era a verdadeira história que deveria mudar.
A cena mais forte do episódio acontece quando o ''dono'' dos escravos vai bater em uma delas e diz: "Não importa o quanto você chore, eu ainda vou te machucar." A cena não precisou ser mostrada, mas os gritos passavam a dor que a personagem sentia naquele momento. Isso é o que muitas vezes vemos quando opressores tratam seus oprimidos. Não importa o quanto você chore, eles só querem te machucar.
Stein disse algo importante no episódio: como pessoa branca, você nunca vai nem imaginar o que pessoas negras sentem ao passar por uma situação de racismo. A gente pode ser empático a ela, e se uma pessoa negra diz que aquilo não é bom ou que algo está errado quando o assunto seja sobre sua cor de pele, devemos acatar e fazermos o máximo possível para melhorarmos a situação, caso seja conosco ou em nosso grupo de amigos/família que tenha pensamentos tão antigos quanto as pessoas do ano em que a série estava.
Quando os escravos se juntaram e cantaram ''Follow the Drinking' Gourd'' foi algo de mais belo apresentado em toda a série. Naquela época, essa música era realmente usada pelos escravos fugitivos nos Estados Unidos como ponto de referência para que eles não se perdessem.
Os outros núcleos do episódio ficaram em segundo plano, fazendo você não se importar com o que está acontecendo. Tivemos apenas um crescimento pequeno de Sara como líder, a mensagem de Barry sobre a guerra que se aproxima e de Ray recebendo de Mick a arma de gelo do ex-Capitão Frio.
Contudo, Legends of Tomorrow fez um episódio fantástico e deveria seguir seu rumo assim de agora em diante. Eles viajam pelo tempo, então seria ótimo os roteiristas trazerem questões como essa e tornarem a produção mais do que apenas uma série de heróis.