loggado

Cinema | IX Janela Internacional de Cinema do Recife: o Apocalypse vive


"I love the smell of napalm in the morning."

A última sexta-feira, 4 de novembro de 2016, foi um dia marcante para os cinéfilos do Recife. O IX Janela Internacional de Cinema e o letreiro direito do Cinema São Luiz mostravam as seguintes palavras: Apocalypse Now. Um dos filmes mais aclamados da história, uma obra grandiosa de Francis Ford Coppola e em exibição neste cinema de rua maravilhoso. Acredito que foi, de fato, o longa mais aguardado deste ano, com muitos espectadores ansiosos para ver a linda fotografia do diretor na telona, mesmo o filme sendo bastante longo e considerado muitas vezes cansativo.

Público aguarda início da sessão de Apocalypse Now. Foto: Joana Pais/LoGGado

O filme segue, como muitos outros escolhidos, a ideia do tema abordado pelo festival. A sessão lotou e foi apresentada por Kleber Mendonça Filho, que ainda comentou a curiosidade de que Apocalypse Now dividiu a Palma de Ouro em 1979 com o filme Tambor, também exibido em sessão única no Cinema do Museu.

Um fator interessante nesta edição são as reprises de alguns filmes. No sábado pude ver Eles Vivem, de John Carpenter, que fala sobre alienação, poder e as intenções da sociedade de um modo geral. Em 2016, os filmes do Janela tiveram um horário de exibição mais cedo do que as edições anteriores (exceto os do Especial da Meia-Noite), e isso foi uma boa decisão dos organizadores para aqueles que reclamavam de sessões tardes e que terminavam bem pela madrugada.

Como dito anteriormente, as reprises também foram uma boa ideia adotada não apenas para dar uma segunda chance de se ver/conhecer determinada obra, mas também porque houve trocas nos locais de exibição, alternando entre o Cinema São Luiz e do Museu.

Arte e iluminação no interior do Cinema São Luiz. Foto: Joana Pais/LoGGado

E apesar de Robocop ter sido exibido na noite seguinte a de Apocalypse Now, não há nada que chegue perto de tamanha experiência, já que o novo sistema de som do cinema encaixou perfeitamente com a trilha sonora dos soldados no Vietnã.

Para animar o público, Kleber já deu uma dica de que a Sessão Surpresa será um prato cheio para quem gosta de música pop e rock. Após ter visto a festa feita dois anos atrás com The Rocky Horror Picture Show, não me restam dúvidas de que qualquer que seja o filme surpresa, será ótimo. Assim como a sessão Play On! de Rumor, quando a trilha sonora será tocada ao vivo por uma orquestra no Cinema São Luiz.

Postar um comentário Comentários Disqus

Postagem mais recenteFirst Look
Postagem mais antigaReview
Página inicial item