loggado
Carregando...

[Review] Once Upon a Time S02E08 - Into the Deep

A um episódio da midseason finale, Once Upon a Time nos presenteia com um dos melhores episódios de toda a série.


A um episódio da midseason finale, Once Upon a Time nos presenteia com um dos melhores episódios de toda a série.

Into the Deep foi, com certeza, um dos episódios mais diferentes de toda a série. Primeiro por não haver flashback - o que foi tratado de uma forma significantemente melhor, mais divertida e sólida do que na season premiere. Segundo, porque finalmente uniu ambas as tramas principais da temporada, dando aquele clima de união por um propósito maior. E terceiro, por mostrar que abandonou de vez sua antiga fórmula. Se antes Once Upon a Time se assemelhava à uma novelinha para depois da Sessão da Tarde (mesmo sendo muito boa, a primeira temporada não foi lá "essas Brastemp" no quesito de ritmo e informação), agora, a série mais se parece com um blockbuster televisivo, tentando trazer para a telinha o ritmo inSano, cheio de reviravoltas e efeitos do cinema. Muito parecido com o que o revival de Doctor Who faz. Porém, se OUAT deseja chegar no nível de DW, ainda há muuuito a ser fazer.

Poderia começar, por exemplo, fazendo mais episódios como este. Focado, com a impressão de que sabia exatamente ao que veio, Into the Deep deu um longo pontapé que definiu os rumos para boa parte dos próximos episódios, senão da temporada inteira. Soube equilibrar perfeitamente todas as suas tramas e personagens - coisa que a série tem muita facilidade de perder o controle -, e trouxe inúmeras reviravoltas sinistras e perversas, pondo em risco o destino de múltiplos personagens! Sejamos honestos, OUAT é uma série por vezes muito boazinha para dar um final infeliz aos seus personagens - e é por isso que, quando isso acontece, é chocante e muitíssimo interessante.

Na cena inicial, em que Cora e Gancho discutem brevemente no que culmina na criação de zumbis, já dá para ter uma noção do que o episódio vai ser. A partir daí, temos uma sucessão de cenas de ação belíssimas (pasmem!, numa série que nunca soube fazer cenas de ação!), momentos ótimos entre personagens, e uma reviravolta atrás da outra. Ver Aurora crescer como personagem é magnífico; esta semana mesmo, estava discutindo com um amigo sobre como Mulan e Aurora pareciam coadjuvantes na história como um todo, sem jamais se envolver ativamente com o que acontece, servindo apenas como boas personagens que jamais chegavam à plenitude do potencial. Aqui, não: as personagens ganham não só significado, como GRANDE participação. Quem reclamava sobre os mimos de Aurora, já não pode mais fazê-lo: apesar de muitas vezes indefesa, ela já se provou forte e leal inúmeras vezes, mas é em Into the Deep que vemos que ela é capaz de morrer por duas estranhas, como ela mesma disse; "corajosa", nas palavras de Cora. Sim, Aurora já se tornou uma personagem favorita minha, e espero (por favor roteiristas!) que ela não acabe com o coração esmagado no próximo episódio. Sim, esta reviravolta foi uma bela sambada na cara, tanto para espectadores comuns como para os shippers Captain Swan.

Em Storybrooke, tivemos ótimos momentos também - desde o inicio do episódio, com a épica cena na lanchonete da Granny's. Um confrontamento tenso, que pareceu envolver todos os presentes; quase uma promessa da guerra que está por vir. Momentos entre Henry e Regina, apesar de geralmente bater na mesma tecla de bem versus mal, tomaram um rumo diferente e pacífico neste episódio, o que sempre será bem vindo em episódios futuros. Charming teve seus momentos de mimimi costumeiros, mas deixá-lo sob a maldição do sono foi um ótimo e inesperado gancho, tenho que admitir.

As cenas no "submundo" das chamas, como sempre, estiveram fortíssimas. Não pelos efeitos "aceitáveis", mas sim pela direção magnífica, que expõe o caos pelo qual os personagens passam. Foram cenas lindas, principalmente as em que Charming tem que encontrar seu caminho. Espero que um dia voltemos ao "submundo", desta vez, em uma trama destinada somente a ele.

Em suma, este foi um episódio não só divertido, como genial e ousado. Um exemplo a ser seguido para qualquer episódio futuro da série.
Reviews 6652643873717873040

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item