loggado
Carregando...

PokéStop | #1 - A criação de Pokémon


Olá, pessoal!! A partir desta publicação aqui no LoGGado, teremos uma coluna excepcionalmente dedicada ao mundo Pokémon. Será apresentado a vocês, leitores, diversas curiosidades, reviews, momentos marcantes, entre outras coisas de toda uma franquia que começou há mais de 20 anos. E para iniciar, que tal conhecer um pouco da história de como tudo começou? Vamos lá?

Pokémon é uma franquia que, tendo um pouco mais de 20 anos, ainda conquista desde o público infantil até os mais velhos. Mas toda história tem um início, e tudo começou com Satoshi Tajiri.

Satoshi é o criador de Pocket Monster (ou Monstros de Bolso) e sua jornada para se tornar um mestre começou quando ainda bem jovem, pois gostava de estudar e analisar os insetos. Ia a lugares para procurá-los e observava seu processo de metamorfose. Durante anos alimentou essa ideia de um mundo onde as pessoas poderiam procurar monstrinhos e usá-los em batalha.

Na década de 1980, Tajiri fundou uma revista sobre games, a Game Freak. Em 1989, a revista de games passou a ser uma companhia de criação de jogos e tiveram seu primeiro game lançado, o Quinty (ou Mendel Palace, como foi conhecido no Ocidente) para o NES. No ano seguinte, após ver o Cabo Link de Game Boy, onde podia passar informações de um Game Boy para outro, Tajiri pensou que poderia fazer um jogo que utilizasse essa tecnologia, tendo assim a possibilidade de alguns Pokémon evoluírem quando trocados.

Depois de algum tempo desenvolvendo e desenhando os Monstros de Bolso, a ideia foi levada para a Nintendo, que não esperava que tivesse tanto sucesso com o jogo, e lançado em 1996. Mesmo sem divulgação, os jogos Pocket Monsters Red e Pocket Monsters Green, que começaram com suas vendas fracas, mas foram aumentando conforme o passar dos meses, venderam mais de um milhão de cópias em um ano. Ainda nesse ano, foi lançado o primeiro mangá de Pokémon, o Pocket Monsters, que acompanha Red e sua Clefairy falante rumo a se tornar um mestre Pokémon.


Em 1997, no Japão, logo após o sucesso dos games, foi lançado em março o mangá intitulado Pocket Monster Special. Em abril, foi iniciada a série de TV que trazia Satoshi (Ash, nos Estados Unidos e demais países) e seu Pikachu.

Depois do sucesso feito no Japão, a Nintendo decidiu lançar o jogo no Ocidente com o nome de Pokémon. Pokémon Red e Pokémon Blue venderam mais de duzentas mil cópias em sua primeira semana de lançamento, marcando o início do sucesso de toda a franquia.


Vale lembrar que apesar do mangá e do anime começarem na cidade de Pallet, os dois protagonistas têm nomes e histórias diferentes. No mangá temos Red, e conforme se passam os volumes e mais gerações da franquia, o protagonista muda sempre, contando uma nova história. Já no anime acompanhamos Ash e seu Pikachu, e que em 2017 completa-se 20 anos desde o início de sua jornada.

Apesar do sucesso que Pikachu é hoje e de estampar toda a franquia, antes de ser lançada a série de TV, Clefairy que seria o mascote oficial. No primeiro mangá lançado, o Pocket Monster, Clefairy acompanhava Red, e então eles queriam que o anime seguisse essa linha. Porém, de última hora, ela foi trocada pelo Pikachu, pois como o monstrinho era rosa, poderia não ter tanto sucesso entre o público masculino.


A nível de curiosidade, o primeiro Pokémon desenhado não foi Pikachu e nem Bulbasaur, que leva o número 1 na Pokédex, mas sim Rhydon. Se você reparar, em homenagem ao precursor dos monstrinhos, nos primeiros games temos diversas estátuas espalhadas pelo jogo em homenagem a ele.

"Os primeiros Pokémon criados foram Rhydon, Clefairy e Lapras. No começo, nós planejávamos ter Pokémon vivendo ao lado dos humanos, fazendo a vida deles mais fácil. Então, durante os estágios iniciais de desenvolvimento, muitos dos personagens que apareciam tinham seus papéis bem claros, como carregar coisas, ou navegar através do oceano com pessoas em suas costas. E nós também pensamos em bichinhos de estimação mais fofos como a Clefairy", disse Ken Sugimori, amigo de Satoshi Tajiri e ilustrador original dos jogos de Pokémon, que também desenvolveu artes conceituais para os filmes, personagens e desenha os cartões do TCG (Trading Card Game).


Pokémon, atualmente, possui sete gerações com 802 monstrinhos de variados tipos, como água, grama, terra, fada, noturno entre outros. A série de anime está fazendo o seu vigésimo aniversário este ano com diversos jogos lançados, sendo os principais da série e mais alguns spin-offs, 19 filmes animados e com o vigésimo previsto para estrear no meio do ano, além de curtas, mangás e uma série de jogos de cartas. E em 2016 foi anunciado que a Legendary Entertainment fez uma parceria com a Pokémon Company, tendo os direitos para fazer o primeiro filme live-action da franquia baseado no jogo Detetive Pikachu.

O sucesso de tudo que envolve Pokémon é certo. E vocês, acompanham algo? Jogam alguma coisa? Fiquem ligados aqui no PokéStop que sempre trarei algo sobre este universo tão querido e tão gigante que é Pokémon. Até a próxima!!
PokéStop 8961319711700694280

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item