loggado
Carregando...

Top 10 | Os melhores filmes de 2016


Finalmente chegou a hora de listarmos os filmes que mais nos agradaram neste ano. Já fizemos a listinha com as melhores séries de 2016 (que você pode ler aqui), mas agora é a vez de falarmos sobre as produções cinematográficas que foram destaque desta temporada cinéfila. Tem filme de super-herói, animação, retorno a universos fantásticos, ganhador de Oscar, etc.

Dessa vez, a nossa equipe votou e elegeu dez filmes, levando em conta a data de estreia dos mesmos nos cinemas brasileiros. Mas, em comum acordo, foi decidido que um deles merecia entrar como bônus. Saiba agora quais são os nossos escolhidos!!


1. O Quarto de Jack
Room - Direção: Lenny Abrahamson


Por Eduardo Silva

Um dos melhores e mais tocantes filmes deste ano, O Quarto de Jack não precisa de efeitos especiais e nem de uma trilha apelativa para cativar e emocionar a audiência. No longa, somos apresentados à história de Ma (Brie Larson, fantástica!) e de seu filho Jack (Jacob Tremblay, numa atuação estupenda e doce). Confinados em um pequeno quarto, seus únicos contatos com o mundo exterior são uma televisão velha e uma claraboia. Ma é uma jovem que, após ser sequestrada e passar sete de anos no cativeiro, está esgotada. Mesmo assim, ela se esforça para criar um universo único e lúdico para seu filho Jack, uma vez que ele nunca esteve do lado de fora do quarto e possui uma pureza e inocência especial.

Ao longo do filme é impossível não chegar às lágrimas com a interpretação de Tremblay, seja em cada olhar ou em cada descoberta de Jack após deixar o cativeiro e, também, entender toda a força e conflito que a personagem de Brie Larson se vê ao estar novamente em liberdade, mostrando toda a dificuldade em prosseguir com a sua vida após ter sete anos de sua juventude roubados. Por todas estas qualidades, O Quarto de Jack é, sem sombra de dúvidas, não apenas um dos melhores filmes do ano, mas também um dos mais profundos e mais emocionantes que assisti. Com justiça, ele entra nesta lista em primeiro lugar.


2. Animais Fantásticos e Onde Habitam
Fantastic Beasts and Where to Find Them - Direção: David Yates


Por Iuri Mendes

O primeiro dos cinco filmes prometidos pela J.K. Rowling é um presente para os grandes fãs do universo Harry Potter e um abre alas para novos fãs que essa franquia pode adquirir. Com um teor mais leve e mais brincalhão que os filmes do bruxo mais famoso do cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam apresenta uma ótima trama e desenvolve-se bem à medida que o enredo vai sendo apresentado. O mundo mágico que tanto amamos e conhecemos está ali de novo e é emocionante, sem sombra de dúvidas. Eddie Redmayne dá vida a Newt Scamander brilhantemente e entrega um personagem bem construído e redondo. Parte desse crédito deve-se à J.K. que está diretamente ligada com a produção dos filmes.

Tudo isso fica ainda melhor quando o mundo abordado no filme não é o que conhecemos como a palma da nossa mão, e sim uma Nova York da década de 1920 onde os bruxos e os não-mágicos ainda não descobriram uma forma de coexistir. Os coadjuvantes fazem um ótimo trabalho e disfarçam bem as falhas de roteiro do filme. As reviravoltas contidas na trama são bem previsíveis e não trazem nenhuma surpresa para o telespectador, porém ela cumpre o seu trabalho de nos manter focados e esperando os momentos mais tensos da história. Os efeitos visuais e os animais criados merecem um destaque especial, pois roubam a cena algumas vezes. Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme prazeroso de se assistir e que garante o seu lugar na nossa lista pela leveza e grandiosidade. É um longa que mata a saudade que muitos fãs sentiam desse mundo e abre a porta para que uma nova legião de fãs tenha a experiência que um dia tivemos.


3. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
Zootopia - Direção: Byron Howard e Rich Moore


Por Márcio Zanon

A saga de Judy poderia ser só mais uma entre tantas outras já mostradas em animações, mas foi além disso. A pequena coelha, que tem o sonho de se tornar policial, traz uma mensagem não só de superação e de correr atrás dos seus sonhos ou ser determinada para aquilo que quer, mas de quebrar diversos preconceitos e paradigmas estipulados pela sociedade em que vive. O destino dela era ser uma fazendeira como seus pais, cuidar da vegetação e, assim, a vida seguia. Mas ela tinha que provar a todo momento para todos que deveria ser o que ela queria e sempre desejava. E se nós fizermos uma analogia com a sociedade em que vivemos atualmente, é a mesma coisa: trabalhar mais duro e duas ou três vezes mais do que quem já é "naturalmente" feito para tal função.

Diferente de qualquer outro animal com o qual estudava, ela não podia falhar e sempre era questionada da posição em que estava. Outro assunto abordado durante o filme é o preconceito, que dessa vez é tratado contra os predadores. Por viverem numa realidade onde presas e predadores habitam em perfeita harmonia, quando algo de ruim acontece o primeiro acusado é aquele que, mesmo lutando para mostrar que sua natureza não o determina quem é, fracassa. O filme te joga questionamentos a todo momento até a hora em que o grande plot twist nos revela algo inesperado. É como diria Paulo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor".

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho poderia ser só mais uma animação da Disney para o público infantil, mas com um roteiro excelente, com um visual de cores atrativos e bonitos, com histórias sociais nitidamente presentes, ele pode agradar tanto adultos quanto crianças e deixá-los satisfeitos com o que acabaram de assistir. E como diria Judy, "tentem... tentem fazer do mundo um lugar melhor."


4. Capitão América: Guerra Civil
 Captain America: Civil War - Direção: Anthony Russo e Joe Russo


Por Vinícius Parra

Entre a pressão de ter que adaptar um dos arcos mais famosos e com maior qualidade da Marvel nos últimos anos, e a completa impossibilidade de adaptá-lo de forma fiel à história da Guerra Civil, o terceiro filme do Capitão América conseguiu, mais do que tudo, fazer uma homenagem ao que vimos originalmente nos quadrinhos. O longa usou todos os personagens que o Universo Marvel já tinha construído e introduziu alguns novos para poder contar uma história que lembra você da Guerra Civil, mas que, de forma muito positiva, pareceu mais como um elogio do que como uma adaptação.

A história do filme é boa, o desenvolvimento dos personagens também é bom e as cenas de ação são ótimas, principalmente a do confronto entre todos os heróis. O longa não deixa aquela sensação e clima de guerra que temos ao ler os quadrinhos, mas todo o desenvolvimento e plots trabalhados em Capitão América: Guerra Civil foram, com certeza, um dos melhores que a Marvel já fez. Este é, provavelmente, o único que se iguala em qualidade e se coloca como o melhor da Marvel junto com Capitão América 2 - O Soldado Invernal, mantendo a constante de que os filmes do Capitão América são alguns dos mais bem produzidos pelo estúdio no cinema.


5. Procurando Dory
Finding Dory - Direção: Andrew Stanton e Angus MacLane


Por Darlan Generoso

Sabe aquele filme fofo e divertido que você assistiria a qualquer momento, mas que por trás dessa aura despretensiosa possui uma forte mensagem sobre aceitação e vitória sob as adversidades e deficiências? É por isso que Procurando Dory está nesta lista. A aventura da peixinha desmemoriada que se perde dos amigos e acaba indo parar em um centro de tratamento de vida marinha é divertida e emocionante tanto para crianças quanto adultos, que cresceram assistindo Procurando Nemo por seus personagens extremamente cativantes, suas piadas pontuais e as ótimas sacadas - quem não se divertiu com a participação de Sigourney Weaver, na versão original, e Marília Gabriela, na dublada? -, fazendo do filme uma experiência imperdível.

Um dos pontos que me chamou mais atenção foi a delicadeza com a qual o filme se preocupa em mostrar a jornada de criaturas com deficiência e o quanto isso realmente não é um impedimento para que possamos ir atrás dos nossos objetivos. É realmente inspirador acompanhar a saga de Dory, que tem uma doença mental e passa todo o longa se sentindo incapaz e inferior por isso; Hank, um octópode de sete tentáculos traumatizado; Destiny, a simpática tubarão-baleia míope que tem medo de enfrentar o mundo fora do parque aquático; Nemo, que, apesar de sua condição tão explorada no primeiro filme, atua aqui como uma espécie de motivador para Dory e, principalmente, como figura chave no processo de abrir os olhos de Marlin para essa questão; entre outros personagens. É um filme divertido e com uma ótima mensagem. Vale a pena ser assistido e comentado. Afinal, para achar a solução é só continuar a nadar.


6. Deadpool
Deadpool - Direção: Tim Miller


Por Rafael Crempe

Vindo de um estúdio com fama de filmes de heróis mal adaptados, Deadpool chegou com desconfiança. "Jamais que a FOX vai conseguir adaptar de maneira correta um anti-herói pornográfico, violento e esquizofrênico", e é aí que fomos completamente surpreendidos. O filme do Mercenário Tagarela conseguiu, sem dúvida, ser uma das adaptações de quadrinhos mais coerentes de 2016, conseguindo colocar em tela todos os aspectos clássicos do personagem em um longa bastante divertido.

Com Ryan Reynolds reprisando brilhantemente o papel de Wade Wilson, temos em Deadpool uma grande sátira aos filmes de heróis tão populares atualmente, com críticas sinceras e escrachadas ao próprio modelo de filme que se insere, e que não perdoa a franquia X-Men e nem a própria FOX Studios. Diante de tanta coisa engraçada, ridícula e aleatória que temos aqui, é impossível deixar Deadpool de fora da lista de melhores do ano.


7. Doutor Estranho
Doctor Strange - Direção: Scott Derrickson


Por Joana Pais

Doutor Estranho faz parte da lista dos melhores filmes da Marvel. Dito isso, explico que é pelo simples fato de não ser um jargão comum como "mais um filme de super-herói" e sim a história de um homem que claramente quer encontrar seu caminho. A jornada do herói começa antes de o mesmo ter "superpoderes" que, aliás, aqui é uma sinergia que habita em todos os seres, e a tal descoberta se revela muito mais. Vemos isso quando ele diz: estudei e me dediquei ao trabalho duro. Ele é só um homem que foi atrás de algo e conseguiu, mas até este ponto passou as dificuldades como qualquer outro ser e não com a vestimenta de herói.

Deixando de lado qualquer rixa entre as duas grandes empresas criadoras de super-heróis, são personagens como o Stranger que me fazem gostar do universo Marvel por serem diferentes. O filme também agrada bastante no quesito personagens coadjuvantes, pois todos possuem uma significância grande para o enredo, como por exemplo a personagem da Rachel McAdams e a da Tilda Swinton, que se sobressaem durante o longa. Além de tudo o que já foi dito aqui, o filme está nesta lista também pelo motivo de ser bem feito, bem escrito e ter boas atuações - vide o loop temporal em que Benedict Cumberbatch parece ter se divertido bastante durante as gravações.


8. Rogue One - Uma História Star Wars
Rogue One: A Star Wars Story - Direção: Gareth Edwards


Por Celso Landolfi

O spin-off de Star Wars merece estar nesta lista por diversos motivos. Rogue One - Uma História Star Wars conseguiu nos contar uma história emocionante e que nos faz repensar a definição de como fazer um prólogo de forma decente. A história dos rebeldes que roubam os planos que apontam uma falha estrutural na Estrela da Morte conseguiu trazer elementos nostálgicos e introduzir novos personagens na medida certa. O diretor Gareth Edwards mostrou um enorme respeito à saga e ainda assim apresentou Star Wars como nunca antes visto em nenhum outro filme da franquia.

Temos um longa de guerra sobre pessoas comuns envolvidas num enorme contexto, numa luta desesperada contra o Império Galáctico e todo seu arsenal bélico e humano, que inclui um tal de Darth Vader. Rogue One - Uma História Star Wars tem uma narrativa bem construída, um desenvolvimento de personagens como raramente se vê em blockbusters e a capacidade de emocionar tanto fãs antigos quanto novatos. Por tudo isso o filme merece estar nessa lista.


9. Aquarius
Aquarius - Direção: Kleber Mendonça Filho


Por Lucas Ferreira

O Festival de Cannes é famoso por, entre outras coisas, ser espaço de protestos e manifestações políticas ao longo de sua história, passando pelo cancelamento do Festival em apoio à onda de protestos de maio de 1968 até ao comovente discurso de Juliette Binoche em 2010, no qual intercedeu às autoridades iranianas pela libertação do cineasta Jafar Panahi. Num ano intenso como o de 2016 no cenário político e social, não poderia ser diferente.

Em meio ao processo que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, o diretor Kleber Mendonça Filho e sua equipe lideraram em pleno tapete vermelho uma das manifestações contrárias à retirada do poder da hoje ex-presidente. Esta manifestação não passou despercebida e muito menos impune. O longa Aquarius foi limado da corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em um evidente ato de retaliação encabeçado pela comissão de seleção do Ministério da Cultura. O fato é que Aquarius não somente é um filme infinitamente superior ao escolhido para ser nosso representante como também figura na lista de melhores filmes do ano de diversos veículos especializados ao redor do mundo, como o Cahiers du Cinéma, The Hollywood Reporter, IndieWire, entre outros.

A história de resistência e perseverança liderada pela protagonista Clara, em uma das melhores atuações da carreira de Sônia Braga, é mais um grande acerto na jovem carreira de Kleber Mendonça Filho e um importante e contundente filme sobre o Brasil contemporâneo e suas contradições, que também nos ensina que certas coisas em nossas vidas não possuem um valor mensurável, por mais que digam o contrário.


10. O Regresso
The Revenant - Direção: Alejandro González Iñárritu


Por Luísa Ribeiro

Se você quer uma história sobre sobrevivência e uma das maiores forças de vontade (e de vingança) do mundo, O Regresso é o seu tipo de filme. Além, é claro, de ser uma aventura que, com sua fotografia extraordinária, nos permite uma experiência imersiva e visceral na incrível jornada de um homem. Leonardo DiCaprio (finalmente vencedor do Oscar de Melhor Ator por conta deste papel) interpreta o explorador Hugh Glass, que durante uma expedição é atacado por um urso - em uma das melhores cenas de computação gráfica que você irá ver, capaz de ao mesmo tempo nos prender e de nos fazer rezar para que acabe logo - e deixado para morrer por seus companheiros. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção.

Há quem considere este filme um tanto cansativo, o que é compreensivo, já que em alguns momentos as cenas não são tão dinâmicas e focam apenas em um único personagem, no caso, Glass. É importante levar em consideração que esse é o objetivo do filme: o milagroso regresso de um homem. A história deste Odisseu moderno é uma experiência intensa que merece atenção e seu devido lugar nesta lista.


BÔNUS
A Chegada
Arrival - Direção: Denis Villeneuve


Por Celso Landolfi

A Chegada é um dos melhores filmes de 2016 e deve estar na briga pelo Oscar ano que vem. A ficção científica de Denis Villeneuve se diferencia das outras do gênero. A "invasão" alienígena neste longa não gera terror, mas incertezas devido ao silêncio dos visitantes. O que eles querem? Por que estão aqui? Nesta hora brilha a estrela de Amy Adams, com uma atuação impressionante.

Assistimos duas horas de um intenso trabalho para entender o que os aliens querem nos dizer, numa aula de comunicação e paciência com o outro. A Chegada conta com uma direção e um roteiro muito bem pensados e poderia ser ainda melhor caso alguns elementos do filme tivessem mais tempo de tela, o que não compromete a obra, mas a impede de alcançar voos mais altos na temporada de premiações.

***

É isso!! Essa são nossas escolhas para o ano cinéfilo de 2016. Assim como na lista de séries, certamente tem algum filme que você colocaria no lugar de outro ou que não achou legal estar aí em cima. E, claro, nós queremos saber com quais você concorda e os que discorda. Fala pra gente aí nos comentários, monte sua lista e mostre o que você mais curtiu este ano!!
Tops 5559335144905442061

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item