loggado
Carregando...

[Fora de Cena] Incêndios


Agora que estamos juntos, melhorou.

A frase supracitada não pertence ao roteiro do filme. Essa crítica abusa um pouco e menciona também a peça, montada no Rio de Janeiro (Teatro Carlos Gomes) e encenada pela grande Marieta Severo. Quando assistimos um filme, ou uma peça teatral ou ainda quando ouvimos uma música, uma frase sempre chama nossa atenção. Uma frase sempre nos marca. “Agora que estamos, juntos melhorou” é a fala da personagem Nawal Marwan (Marieta Severo na peça) e de seu amado Wahab. É a frase que marca a personagem ao longo de sua vida e ajuda a construir toda significação da trama da peça.


Ao contrário do cinema o teatro possui apenas o palco para relatar uma história que se passa em tantos lugares e tempos distintos. É necessário mexer com a imaginação de quem assiste. Fazer com que imagine, com que sinta da maneira mais profunda possível. O teatro tem esse belo dom de nos permitir ir além do que é apresentado. O filme, por sua vez, é capaz de mostrar com mais precisão fatos que no palco foram apenas mencionados, causando um maior impacto, mas de certa forma limitando nossas possibilidades imaginativas.

Há prós e contras, por isso, caro leitor, se você tiver a oportunidade de fazer ambos, ir ao teatro e ver o filme, não se limite a apenas um. Impacto. Choque. São as palavras-chave que definem o filme, que se baseia nesses elementos. Já fica claro com a cena inicial: vários garotos tendo seus cabelos raspados, sendo preparados para guerra. E esse olhar:


Somos apresentados então aos gêmeos Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon Marwan (Maxim Gaudette) durante a leitura do testamento de sua mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Além de uma série de diferentes exigências sobre seu funeral, o testamento revela também os últimos desejos dessa misteriosa mulher. Jeanne deve encontrar seu pai, que até o momento o tinha como morto, e entregar a ele uma carta. Simon deve encontrar seu irmão, que até aquele momento não sabia que existia, e entregar a ele uma carta. Ao final disso, uma terceira carta será entregue aos gêmeos. Para que isso seja possível, é necessário que os irmãos viajem até o Oriente Médio em busca não só dessas pessoas, mas principalmente do passado de sua mãe, que mesmo depois de morta revelou-se uma figura bem mais desconhecida do que eles podiam imaginar.

Paralelo a isso somos apresentados à história do passado de Nawal, uma jovem apaixonada que tem seu filho levado embora no dia de seu nascimento. Uma mulher determinada que cumpriu a promessa de sair de sua pequena vila e estudar para libertar-se da mediocridade e da ignorância. Uma mulher que fez parte da luta de seu país e foi capaz de um grande sacrifício por ele. Esses fatos se entrelaçam com a busca dos dois irmãos, até que descobrem a verdade. Somos inundados por um sentimento forte recheado pela surpresa e pela intensidade dos fatos. A origem das pessoas, a origem de nós mesmos, muitas vezes carrega muito mais do que aparenta, significa muito mais do que inicialmente apresenta. A importância de compreender o passado e aceitá-lo para, dessa forma, seguir rumo ao futuro.

Esse tipo de história está aparentemente longe do nosso cotidiano, da nossa realidade. Não possuímos um histórico tão marcante de guerras, mas também conhecemos dias sangrentos, também somos capazes de reconhecer o lado mais obscuro do ser humano. É dessa forma uma questão muito mais particular do que aparenta. Reconhecemos essa história no nosso íntimo. Por fim, caro leitor, só me resta dizer que ao final, seja do filme, seja da peça, você terá outra resposta para a pergunta “um mais um são dois?”.
Incêndios 3283836523773339697

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item