loggado
Carregando...

[Crítica] Ave, César!


É irônico perceber Ave, César! como uma ode à Era de Ouro do cinema americano se lembrarmos que a carreira dos Irmãos Coen foi construída de maneira independente, livre das amarras das majors hollywoodianas. Pois o fato é que o filme representa mais um brilhante momento de uma dupla que entregou, em seus mais de 30 anos de carreira, filmes como Fargo, O Grande Lebowski, Onde os Fracos Não Têm Vez, Bravura Indômita e Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum.

Tendo como pano de fundo a Hollywood dos anos 1950, o filme gira em torno de Eddie Mannix (Josh Brolin), sujeito responsável por disfarçar certos detalhes da vida privada dos astros e estrelas com o intuito de proteger suas imagens públicas perante os tabloides. Em mais um de seus dias de trabalho, Mannix é informado que Baird Whitlock (George Clooney), o astro da maior produção do estúdio, foi sequestrado por um misterioso grupo intitulado “O Futuro”. Enquanto tenta localizar Whitlock e desviar a atenção dos jornalistas que rodeiam o estúdio (mais precisamente, uma dupla interpretada por Tilda Swinton), Mannix precisa ainda proteger a imagem de DeeAnna Moran (Scarlett Johansson), uma atriz divorciada que ficou grávida devido a um caso extraconjugal com um cineasta (Christopher Lambert, quanto tempo!), e gerenciar as tensões entre o diretor Laurence Laurentz (Ralph Fiennes), dedicado à realização seu filme de época, e Hobie Doyle (Alden Ehrenreich), um ator de faroestes cujas limitações dramáticas têm tirado Laurentz do sério.

Não entendeu a trama lendo o texto acima? Não tem problema. Ave, César! é uma produção com elementos típicos dos filmes dos Coen: um crime pelo qual o enredo se desenrola (neste caso, o sequestro de Whitlock); situações que desenvolvem sua comicidade através da evolução de grau do absurdo que as envolvem, como por exemplo, a discussão sobre a natureza divina de Cristo entre um teólogo, um padre, um sacerdote ortodoxo e um rabino; e o desentendimento entre Laurentz e Hobie por causa da pronúncia de uma linha de diálogo. Além disso, os roteiros dos Irmãos Coen normalmente dedicam-se mais ao desenvolvimento de personagens do que de trama. Vemos mais adiante que, por trás da fachada de durão, Mannix é um amoroso pai de família, um marido devoto e um fervoroso católico daqueles que confessa seus pecados ao padre diariamente. Os diálogos acabam se tornando peça fundamental em seus filmes, falados com uma cadência e uma eloquência que também resultam em efeito cômico.

Outro ponto positivo que faz os Irmãos Coen se destacarem dos demais cineastas norte-americanos é a habilidade da dupla em aliar roteiro bem escrito a um estilo visual único e inventivo. Remetendo visualmente a O Grande Lebowski e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, Ave, César! conta com a fotografia do sempre genial Roger Deakins, colaborador de longa data dos Coen. Investindo na maior parte do tempo em uma paleta de cores quentes que dá vida à vibrante Hollywood dos anos 1950, os enquadramentos procuram emular o estilo de filmagem dos clássicos rodados neste período, criando sequências extraordinárias como, por exemplo, a filmagem do número musical estrelado pelo personagem de Channing Tatum. Além disso, os Coen aproveitam a oportunidade para homenagear os filmes noir utilizando as técnicas que mesclam luzes e sombras para criar a atmosfera de mistério do filme.

Contando com colaboradores de longa data (George Clooney, Josh Brolin, Tilda Swinton e Frances McDormand) ao mesmo tempo em que abre espaço para “novatos” em seus filmes (Channing Tatum, Scarlett Johansson, Alden Ehrenreich, Ralph Fiennes e Jonah Hill), os Irmãos Coen sabem escolher bons atores para dar corpo a seus personagens. Josh Brolin está evidentemente se divertindo com o cinismo de Eddie Mannix, levando o espectador a crer piamente em sua competência; Alden Ehrenreich demonstra ser um intérprete de talento no papel de um jovem ator sendo moldado pelo star system, cujos modos denunciam suas humildes origens; Tilda Swinton rouba a cena toda vez que aparece como duas irmãs que são rivais na cobertura de variedades.

Divertidíssimo e muito bem produzido, Ave, César! prova que o talento dos Irmãos Coen continua vivo e bastante afiado. Não é à toa que a dupla figura entre os melhores diretores norte-americanos da atualidade, totalmente consciente da força de seu material e de seu estilo. Minha torcida é para que eles não fiquem por muito tempo sem presentear os espectadores com mais um de seus maravilhosos filmes.

Crítica 5914428730355418812

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item