loggado
Carregando...

[Crítica] Caçadores de Emoção: Além do Limite


No filme Caçadores de Emoção, de 1991, um policial se infiltra em um grupo praticante de esportes radicais suspeito de executar uma série de ousados assaltos, encontrando-se divido entre o cumprimento do dever e a influência do mentor do grupo. No filme Velozes e Furiosos, de 2001, um policial se infiltra em um grupo praticante de corridas de carro clandestinas suspeito de executar uma série de ousados assaltos, encontrando-se dividido entre o cumprimento do dever e a influência do mentor do grupo. Dado o fato de que o último é um remake não-assumido do longa originalmente dirigido por Kathryn Bigelow, a pergunta que permanece é: qual é a necessidade de um filme como Caçadores de Emoção: Além do Limite existir?

Sete anos depois de perder um amigo em uma perigosa trilha, o agente do FBI Johnny Utah (Luke Bracey) é designado para investigar a ligação entre o assalto a uma joalheria praticado por motociclistas e o roubo de uma exorbitante quantia em dinheiro realizado por paraquedistas no México. Não demora até que o policial se dê conta de que a quadrilha está tentando realizar uma famosa lista de oito desafios que precisam ser cumpridos em honra à natureza. Com isso, Utah é enviado à França para trabalhar disfarçado sob a supervisão do agente Pappas (Ray Winstone). Uma vez infiltrado no agitado mundo dos esportes radicais em terras francesas, o policial acaba se conectando a um grupo liderado por Bodhi (Edgar Ramirez), um homem com uma filosofia de vida própria que não hesita em abraçar uma oportunidade de se conectar com a natureza. A medida em que se envolve com Bodhi, Utah acaba se perdendo em meio à adrenalina resultante dos desafios executados pelo grupo.

Em seu segundo filme, o cineasta Ericson Core demonstra que sabe filmar bem as cenas de ação e as tomadas de esportes radicais, comprovando os anos de experiência como diretor de fotografia (ele também faz a fotografia deste filme). Por outro lado, outras cenas chegam a ser risíveis de tão artificiais como a da avalanche, que apresenta um dos piores usos de CGI de todos os tempos, e o clímax do filme no Oceano Pacífico, que não consegue ser nem emocionante e nem impactante. O roteiro de Kurt Wimmer acaba se provando problemático. Dessa forma, o roteiro ainda entrega personagens mal desenvolvidos, cenas mal construídas e diálogos embaraçosos. Consequentemente, o trabalho de Core na direção de seus atores acaba prejudicado e os intérpretes entregam performances que deixam a desejar.

Interpretando o personagem que foi de Keanu Reeves no longa original, o ator Luke Bracey esbanja inexpressividade e falta de carisma, o que é grave dado o fato de que é o protagonista do filme. Enquanto isso, Edgar Ramirez se esforça com o material que lhe é dado para fazer justiça ao personagem outrora interpretado por Patrick Swayze. No papel do interesse romântico de Utah, a atriz Teresa Palmer é agraciada com um presente de grego na forma de um papel porcamente desenvolvido que a coloca como um mero objeto decorativo. E demonstrando total falta de vontade em agregar algum valor a esta refilmagem, Ray Winstone e Delroy Lindo atuam no modo piloto automático como o parceiro e o chefe de Utah.

Longe de evocar a força do longa original, Caçadores de Emoção: Além do Limite veio para mostrar que algumas ideias jamais deveriam sair do papel. Como se não bastasse ser uma refilmagem conceitualmente desnecessária, o produto final acaba resultando em uma experiência insossa e vazia tal qual, respectivamente, o protagonista e a filosofia de vida de seu antagonista.

Crítica 164240488481519099

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item