loggado
Carregando...

[Review] Falling Skies 5x01/02/03 - Find Your Warrior/Hunger Pains/Hatchlings


Demorou, mas finalmente está aqui. A quinta e última temporada de Falling Skies chegou e tem o dever de concluir essa tão envolvente história. O final da temporada anterior foi surpreendente não só pela proposta como também pela qualidade apresentada, então as expectativas estavam bem altas para esse começo. Talvez isso explique um pouco da minha decepção.

É óbvio que Falling Skies apresenta uma série de situações impossíveis e nada realistas, bebê híbrido com poderes sobrenaturais e viagem para a lua (da forma como foi feito) fazem com que a invasão alienígena pareça um simples fato cotidiano, mas não é porque a série lida com o irreal que qualquer coisa pode ser aceita sem contestação, e esse primeiro episódio decepcionou justamente por cair nesse erro. No ano passado a "promessa" foi ver o Tom em uma nave alienígena de uma espécie que ainda não tinha sido apresentada; transformar isso em um sonho ou delírio é sacanear descaradamente quem assiste à série. Mas esse nem é o meu maior problema. Mais incrível que isso foi o fato de que a nave de Tom não só chegou inteira na Terra (com ele vivo dentro), como também ela, por coincidência, caiu muito perto do seu acampamento. Isso é basicamente chamar a audiência de trouxa. É verdade, porém, que ainda não sabemos a história toda ou a origem desse sonho que o personagem principal teve, sendo possível que eu esteja reclamando de algo planejado para o futuro simplesmente porque não sei o que os roteiristas têm na cabeça (já fiz isso antes e foi bem feio). Mas, por enquanto, fica minha indignação com essa saída fácil que os criadores da série resolveram tomar.

Ainda pensando no Tom, não fui muito fã da sua súbita mudança na forma de agir. O sonho que ele teve alterou sua forma de comandar os sobreviventes e não sei se isso é realmente uma boa ideia. É possível que ele mude de novo depois dos eventos mais recentes, mas de qualquer forma não acho que foi uma melhora para o personagem.  Foi importante listar esses pontos negativos porque, na minha opinião, os três primeiros episódios tiveram uma quantidade muito maior de pontos positivos, mas a parte ruim foi decepcionante o bastante para prejudicar minha visão de todo o começo da temporada. De qualquer forma, não podemos ignorar tudo o que deu certo, porque foi isso que criou em mim uma enorme expectativa por tudo o que está por vir.

Toda e qualquer série que lida com situações apocalípticas mostra a reação emocional das pessoas que passam por essas situações, e isso não é diferente aqui. Falling Skies teve muito disso no seu início e alguns momentos isolados, na temporada passada, mas parece que estão a fim de explorar essa área novamente, e eu gosto da ideia. Transtorno do estresse pós-traumático é algo que, sinceramente, faria mais sentido afetando todos os sobreviventes da série ao invés de um caso específico, mas fico feliz que tenham mostrado algo assim. Interessante também foi a origem do problema, e aquela morte deve ter pegado muita gente de surpresa, mas o principal com certeza serão as consequências. É bem possível que além dos erros cometidos até aqui, Anthony também acabe morto devido ao que está acontecendo com ele. Só espero que isso seja bem trabalhado, porque esse personagem merece um bom final. Falando em bom final, isso é tudo o que não podemos esperar para o Pope depois deste terceiro episódio. Desde Hunger Pains eu já estava achando que ela fosse morrer, uma vez que ver o Pope feliz não é algo que costuma durar muito em Falling Skies; mas a morte da Sara traz repercussões maiores do que a tristeza de seu namorado. Por um lado isso é ruim, colocar Tom e Pope como inimigos de novo soa muito repetitivo e sem graça, a não ser isso gere uma consequência grande, mas até aqui parece que esse fator só veio para prejudicar o que poderia ter sido uma coisa "nova" para a série.

Pensando um pouco no enredo da temporada até aqui tenho que dizer que estou gostando da direção que a série está indo. Virar a batalha contra os Espheni enfraquecidos com certeza soa como um passo em direção a um desfecho, e acho que, depois de tudo o que vimos, um final feliz cairia muito bem para os membros da second mass. As interações entre os personagens também estão me surpreendendo de maneira positiva, e a relação entre Maggie e os irmãos Mason não está tão chata quanto eu esperava. O problema aqui é que, apesar de algumas coisas soarem certas e tudo parecer bom, nada parece ótimo. Pode parecer exigência excessiva, mas depois do season finale do ano passado eu realmente esperava coisas mais surpreendentes.

O resultado final desses três episódios é um saldo positivo, com bons momentos e que, no geral, foram competentes em suas propostas. Falling Skies tem a obrigação de entregar um final acima da média depois de tudo o que foi mostrado nas temporadas anteriores, e por mais que a situação atual seja boa, é necessário melhorar bastante para cumprir com as expectativas daqueles que acompanharam a série até aqui.

Reviews 8821441042488493682

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item