loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Música: Tarja Turunen

A deusa do metal sinfônico.


A deusa do metal sinfônico.

Espero que estejam preparados, pois o Fica a Dica de hoje é sobre Heavy Metal. Tarja Turunen é uma das maiores vocalistas do gênero e, se você ainda não a conhece, essa é a chance perfeita para colocar algo novo na sua playlist.

Com quase 20 anos de carreira, sendo os últimos nove em solo, a finlandesa que já foi vocalista da mais famosa banda de metal sinfônico do mundo (sobre os quais, aliás, eu já falei em uma dica anterior) é um dos ícones do metal atual. Com um estilo único e muito talento, tanto para compor as músicas quanto para cantá-las, Tarja se destaca no cenário atual desse tão amplo gênero musical. Começando entre os fatores diferenciais: ele possui treinamento em canto lírico, o que dá para suas músicas uma sonoridade ímpar quando comparada com vocalistas de outros estilos. É verdade que no metal sinfônico esse tipo de treinamento é normal, mas a Tarja foi não apenas foi uma das primeiras com essa qualidade como também serviu de inspiração para muitas que vieram depois. Um exemplo dessa habilidade em uso está no vídeo a seguir, onde ela (no último show feito com sua antiga banda) faz um cover da música "The Phantom of The Opera" (dica: vejam até o fim para saber do que estou falando).


Mas essa banda está em seu passado e ela já lançou três álbuns em sua carreira solo (sem contar álbuns natalinos, DVDs, EPs, singles e projetos paralelos). E cada um deles não só traz uma experiência musical completamente diferente, mas também todos são muito bons. O primeiro deles se chama "My Winter Storm"e é de longe o mais “suave” de todos. Com músicas muito mais calmas e um grande número de baladas, esse primeiro álbum quase não parece pertencer ao Heavy Metal, mas mesmo aqueles que preferem ritmos mais pesados não conseguem ignorar a qualidade presente nele. Além disso, o cover de "Poison" do Alice Cooper e a participação de Doro Pesch (também tem dica dela no site, caso queira conhecer é só clicar aqui) em uma das faixas bônus do álbum nos ajudam a lembrar a que gênero musical ela pertence.

O segundo álbum foi muito mais completo e variado do que o primeiro, com ótimas baladas e músicas com instrumentais mais pesados. "What Lies Beneath" foi o passo em direção ao metal que agradou os fãs de maneira quase unânime. A presença da incrível banda Van Canto na música "Anteroom of Death", além das guitarras do lendário Joe Satriani em "Falling Awake" e do cover de "Still of the Night", do Whitesnake, mostram que esse álbum não só tem uma sonoridade mais pesada, mas que também busca influência em várias áreas do Heavy Metal. Esse álbum fez mais sucesso do que o primeiro, tanto que os fãs brasileiros da época do Orkut (!!) fizeram campanha para o single "Until My Last Breath" ficar no Top 10 da MTV daqui. Nós conseguimos essa proeza por algumas semanas, agora me digam se não foi merecido:


O álbum mais recente se chama "Colours in the Dark" e existe para mostrar que mesmo as coisas boas ainda podem ficar melhores. A evolução de Tarja como artista é evidente em seu terceiro álbum solo. O conjunto aqui é muito mais coeso e o produto final parece mais polido que os anteriores. Esse álbum mostra a cantora finalmente achando seu estilo dentro do metal. E preciso dizer: por mais que eu seja completamente parcial aqui, esse estilo é fantástico. Com menos participações que o álbum anterior, mas com mais atenção aos detalhes, este é um álbum completo e fantástico.

Mas além dos seus álbuns principais, Tarja ainda tem projetos paralelos como a Harus, que é um projeto de música clássica feito com outros músicos finlandeses, e os shows intitulados de "Beauty and the Beat" em que ela e seu baterista, Mike Terrana, tocam músicas clássicas, covers e músicas da própria Tarja com a presença de orquestra e coral. Além disso, ela fez participações em álbuns de outros ícones da músicas, já tendo gravado canções com Whitin Temptation, Doro Pesch e Scorpions (!!!).

Tarja Turunen é uma vocalista incrível e uma artista completa, e você com certeza vai gostar muito dela caso esteja procurando por algo novo e de qualidade. Como argumento final, deixo aqui um vídeo com uma das canções de seu mais novo álbum intitulado "Never Enough".


 Um abraço e até a próxima dica!
Tarja Turunen 2790502149463059070

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item