loggado
Carregando...

[Review] The Walking Dead 5x02 - Strangers

O mundo real pede novos valores.


O mundo real pede novos valores.

Já faz um bom tempo que Rick e o restante do grupo convive com este mundo apocalíptico. Mesmo assim, a vida deles no mundo "normal" durou muito mais tempo do que a com os walkers. E a grande questão que o roteiro desenvolve ao lidar com seus personagens é esse eterno conflito entre os valores carregados do mundo que existia com a realidade encontrada no mundo atual. Strangers se destaca por trazer três visões de mundo que conflitam entre si. A de Rick, que tenta se adaptar aos poucos à selvageria que tomou conta das pessoas; a de Gabriel, que permanece como se nada tivesse mudado; e, por fim, a de Gareth, que abraçou totalmente a brutalidade ao se tornar um canibal e, assim, segundo ele, "sobreviver". O lema da temporada, Hunt or be Hunted, explicita muito bem essa questão. Já não é mais possível esperar o melhor das pessoas, o comum é esperar o pior. Amar o próximo agora, só se for do mesmo grupo e ter demonstrado ser de confiança. Do contrário, é matar ou morrer. 

A intensidade de No Sanctuary passou, sendo substituída pela tensão implícita da convivência do grupo. Vimos Rick reconhecer que as decisões de Carol foram corretas e pedir para acompanhá-la nessa nova caminhada. Carol já entende o mundo apocalíptico melhor que Rick e já faz um bom tempo disso. Entretanto, o fato de não querer relembrar o que fez - como matar Lizzie - indica que ela ainda tem dificuldades para aceitar seu novo comportamento diante da nova realidade. Não encontramos isso em Gareth, por exemplo, mas já chego nele.

A introdução de Gabriel parece servir para acentuar essa discussão. Ninguém ali é santo, nem nunca foi quando ainda existia civilização, mas encontrar alguém que abomina a violência, que nunca chegou a matar um walker, certamente faz o grupo refletir sobre o que eles estão se tornando. Mas não há como evitar essa transformação, pois cada vez mais as chances que encontrar alguém como o Governador, ou como Gareth, parecem aumentar. As pessoas estão se adaptando ao novo mundo, não apenas o grupo de Rick. É natural esse aumento da violência nos novos personagens que entram na série. Gabriel é uma exceção, não a regra. Por ora, pois parece certo que ele tem algo a ver com o sequestro de Beth. 

A conversa entre Carl e Rick resume e elucida esse mundo onde a selvageria e brutalidade se tornaram não apenas aceitáveis como quase que indispensáveis para quem quer sobreviver. "Você nunca está seguro, nunca baixe a guarda." Esse é o dia-dia, essa é a realidade. Existe uma brecha de esperança com a fala de Abraham e Eugene sobre Washington, mas quem garante que existe mesmo um lugar que conseguiu manter as aparências do mundo como costumava ser? Também é certo que, caso esse mundo exista, se readaptar à civilização não será tarefa fácil. O conceito de "humanidade" ou "ser humano" e "desumano" mudou e chega a extremos, como Gareth, que come carne humana sem peso na consciência.

Gareth abraçou a brutalidade após ser brutalizado. Após levar um grande choque de realidade ao tentar ser solidário. Os humanos monstruosos que atacaram o Terminal, obrigaram Gareth a se tornar um monstro pior a ponto de ele considerar completamente justificável ser um canibal. É uma completa mudança em relação aos valores de Gabriel, que acredita viver em um mundo que não existe mais. Os que mantém lucidez são pessoas como Carol e Rick, que não chegaram ao extremo de matar sem nenhum ressentimento. Mas entenderam que matar é necessário se quiserem continuar vivos e manter os outros do grupo vivos. Pessoas como Gareth obrigam Rick a adotar essa nova filosofia. Não se pode mais vacilar, nem esperar algo bom de estranhos. É quase cada um por si ou, no caso, cada grupo por si. Os outros são estranhos, indignos de confiança e sempre uma ameaça.

Strangers dá continuidade ao tom cada vez mais sombrio da série. Após lidarem com a violência e ódio do Governador, surge um inimigo que não os odeia e compreende suas ações, mas que não hesitará em matá-los. Não terá o mínimo pudor e comerá sua carne diante de você, como foi com Bob, já condenado. O que interessa não é saber como se dará o fim de Gareth, é óbvio que uma hora ele será derrotado, como foi o Governador, mas sim como o grupo saíra disso, quem serão as pessoas que continuaram rumo a Washington após se debruçarem diante de outro grupo violento. Podemos perceber, principalmente em Rick, mas vale para todos, que a violência está cada vez mais internalizada, como se cada pessoa brutal que atravessou o caminho deles, deixasse um pouco de si em cada um. É a realidade do novo mundo. Um mundo violento, para violentos. 

Considerações Finais

- Esses zumbis do lodo continuam sendo os mais nojentos.

- As caminhadas continuam, mas dessa vez em câmera lenta, com mais estilo haha.


Até a próxima, pessoal, comentem e sigam @CelsoLandolfi no Twitter!!

The Walking Dead 7677340096387601962

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item