loggado
Carregando...

[First Look] Gracepoint 1x01 - Pilot

A "nova" aposta da FOX para as noites de quinta.


A "nova" aposta da FOX para as noites de quinta.

Antes de tudo, devo informar que parto do princípio que a maioria dos que assistiram Gracepoint não viram Broadchurch, série que a primeira copiou descaradamente é inspirada. Sendo assim e assim sendo, a série pode aparentar ser interessante e atrativa devido ao seu número curto de episódios -somente 10 - mas não se engane, Gracepoint é só uma escandalosa falta de criatividade da FOX. 

O seriado conta a história de uma pequena cidade americana abalada pelo assassinato de uma criança de 12 anos, Danny Solano. Um crime incomum e assustador para os habitantes da pacata Gracepoint. Os protagonistas são a dupla de detetives Emmett Carver (David Tenant, de Broadchurch, praticamente reprisando o papel) e Ellie Miller (interpretada por Anna Gunn, de Breaking Bad, que dispensa comentários). Carver tem um passado misterioso, parece estar fugindo de casos mais tensos, porém tem o azar de trazer coisas sinistras consigo pois, ao pisar em Gracepoint, já tem que lidar com um assassinato brutal. Já Ellie é natural da cidade e tem que aceitar o fato de Carver ocupar um cargo que deveria ser seu. 

Apesar de pequena, a cidade é cheia de personagens interessantes e misteriosos. Desde a família da vítima até comerciantes, jornalistas e crianças. Qualquer um parece suspeito, quase como no clássico jogo "Detetive". Mas o crime não é a questão central aqui. Gracepoint, pelo menos em seu piloto, lida com o drama pessoal de cada e suas reações à morte de Danny. Seja da mãe, da irmã ou da própria Miller, a série adota um tom pesado, querendo mergulhar o espectador em uma narrativa recheada de cenas de sofrimento. Poderia funcionar, mas a ausência de carisma em alguns personagens-chave atrapalha. Nem Anna Gunn consegue convencer totalmente, e David Tenant parece meio preguiçoso, como quem tem pouca vontade em repetir diálogos idênticos ao da série britânica, e até entendo ele.

Aos que gostaram da série, recomendo dar uma chance a versão original e terem a oportunidade de se assustar com tamanha semelhança entre os episódios. Praticamente os mesmos planos, mudando apenas o lado da rua que algum personagem caminha (ou nem isso). A versão britânica tem menos efeitos especiais, e parece ser mais refinada quanto a produção. A única chance de Gracepoint valer a pena é criando reviravoltas no roteiro que se distancia de Broadchurch, senão certamente é melhor acompanhar a versão original que já se encontra na segunda temporada. 

Ou seja, para saber se a série vale a pena tem que ver quase metade dela ou mais que isso. Então é só para quem gostou muito mesmo, ou viu a versão britânica e quer acompanhar a americana. O elenco é bom, além dos protagonistas temos Nick Nolte, mas isso não basta para fazer da série algo realmente interessante. Gracepoint peca em ser uma adaptação sem ousadia alguma. Se fosse algo de 22 episódios, certamente não recomendaria, entretanto são apenas dez episódios, quem gostou deve continuar. Mas quem está em dúvida, não perca tempo e assista Broadchurch. Valerá mais a pena.


Reviews 3923345902031781659

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item