loggado
Carregando...

[Fica a Dica] HQ: Watchmen

" Who watches the Watchmen? "


"Who watches the Watchmen?"

Se você já lê quadrinhos há algum tempo, então provavelmente já ouviu falar sobre (e já deve ter lido) Watchmen. Se esse não for o seu caso, então o Fica a Dica desta semana foi feito especialmente para você.

A HQ de Alan Moore é, sem dúvida, uma das melhores já feitas. Pode parecer forçado, ou até mesmo errado, fazer uma afirmação desse tipo, mas basta lê-la para entender o porquê de tamanho elogio. A ideia por trás da história é de fazer uma versão mais real dos super heróis. Eles não vivem em outro universo onde enfrentam super vilões e lutam pela sobrevivência da galáxia. Os personagens criados por Alan Moore vivem em uma versão alternativa do nosso, onde os heróis teriam surgido entre as décadas de 1940 e 1960 e ajudaram os EUA na Guerra do Vietnã, além de pesar fortemente na balança durante a Guerra Fria contra a URSS. 

Vale enfatizar que os personagens, mesmo sendo chamados de heróis, não tem nada de super. Com exceção do Dr. Manhattan, nenhum deles possui habilidades sobre-humanas. Outra diferença importante é que eles também não seguem o modelo do “herói escoteiro”, tão bem representado até pouco tempo atrás pelo Superman. Eles matam, estupram, ficam loucos e foram responsáveis por mudanças drásticas na história do mundo.

A história se passa na década de 1980, as ações dos “heróis” agora são ilegais, o que fez com que a maioria se aposentasse, exceto por aqueles que ainda trabalhavam para o governo. Logo na primeira página somos apresentados àquele que é, provavelmente, um dos personagens mais marcantes da obra: Rorschach, que opera fora da lei investigando crimes e se depara com o assassinato de outro herói: o Comediante.


Depois disso, mergulhamos em um mundo extremamente problemático e a cada página os problemas parecem se acumular. Rorschach desconfia que a morte do Comediante era o começo de um plano para exterminar os antigos heróis mascarados. O Dr. Manhattan, maior vantagem dos EUA na Guerra Fria, se exila em Marte, pois é acusado de ser o responsável por causar câncer em várias pessoas que tiveram contato com ele ao longo dos anos, gerando uma possibilidade ainda maior de guerra nuclear entre os dois polos mundiais.

A obra toda tem um clima extremamente realista, lidando com assuntos que estavam na mente das pessoas daquela geração, além de possuir um crítica forte ao conceito de super herói. E se a ideia parece tão boa, a execução só deixa tudo melhor. A HQ é brilhantemente escrita e desenhada e vai fazer mergulhar em um mundo completamente diferente do que se esperaria de uma história sobre heróis mascarados. 

Watchmen é leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de quadrinhos, mas também deve ser lida por quem não gosta desse tipo de mídia, uma vez que o tema e a maneira como ele é trabalhado são capazes de agradar a qualquer um que só quer uma boa leitura.
Watchmen 1715609602376207406

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item