loggado
Carregando...

[Review] True Detective 1x06/07 - Haunted Houses/After You've Gone

O confronto preparatório.


O confronto preparatório.

No sexto episódio, True Detective inicia seu real desfecho. Não existe mais a parceria, a irmandade, os traços de calmaria. A partir daqui, é cada um por si, rumo à descoberta do que de tão assustador nos levou a este ponto.

O encerramento prático da parceria entre Martin e Rust - se é que esta chegou a existir - começou pelos conflitos ideológicos entre a dupla, agravou-se em conflitos pessoais e hoje encerra até seu trabalho em conjunto. O detetive vivido por Matthew McConaughey prossegue realizando investigações sozinho, mesmo sem a autorização da polícia, assim se livrando da burocracia oficial, que não o permitiria procurar onde ele atualmente está procurando. Simultaneamente, aquele vivido por Woody Harrelson - e sua faceta cada vez mais amarrada, escondendo medo por trás de toda aquela confiança - incomoda-se cada vez mais com seu desconhecimento sobre tudo o que ocorre, mas, ainda mais importante, elimina a aparência de ter superado seus problemas pessoais e conjugais - como no episódio anterior aparentava -, ao voltar a envolver-se com o álcool e outras mulheres.

No sexto capítulo de sua jornada, True Detective atingiu incalculável evolução ao dividir-se, agora, quase que igualmente entre a trama localizada no passado e aquela no presente, à altura dos depoimentos. Levando os futuros Martin e Rust pela primeira vez fora dos interrogatórios, e promovendo sua primeira interação após todos os ocorridos, Haunted Houses acerta também ao dar muito mais relevância aos depoimentos na trama do que vinha fazendo até aqui. Na percepção da falta de objetivo do mistério pelo qual estão sendo investigados, os dois decidem abandonar os depoimentos até que algo esteja estabelecido.
Em seu título, reside o grande significado deste episódio para a trama geral. Casas mal assombradas não são apenas aquelas nas quais Rust busca pistas para sua investigação, mas também aquelas onde todas as personagens habitam neste momento, livrando-se de qualquer segurança ou confiança com a qual ainda poderiam contar antes. Com o fim da confiança, surge também o primeiro grande confronto físico entre Martin e Rust, intenso e hábil em retratar tanto todas as mágoas divididas entre ambos até ali, quanto a insegurança e descontrole atingidos por Marty naquele momento, contrariando as aparências.

Foi no sétimo e penúltimo capítulo desta jornada, no entanto, que True Detective apresentou sua mais representativa guinada, ao decidir manter um foco mais absoluto e centrado apenas na trama passada em 2012, onde o desfecho acontecerá. Se no episódio anterior, tivemos como sequência de encerramento o reencontro dos dois detetives após tantos anos, neste somos apresentados a um raro pedido de ajuda de Rust - normalmente preferindo condenar-se na solidão por seus objetivos do que pedir o auxílio de alguém - para seu ex-parceiro, uma vez que, como já era possível prever, ele entregou sua vida durante todos estes anos de sumiço a continuar a investigação que havia iniciado com Martin. Seu antigo colega não se negará, e a verdadeira busca se inicia aqui, com o fim já próximo.

Por todos estes anos, Rustin Cohle permanecia ali, na surdina da solidão, investigando minuciosamente cada pista que pudesse encontrar do assassinato - sua vida não evoluiu ou regrediu, ele apenas esteve preso no caso, e só poderia deixá-lo a partir de quando o tivesse resolvido. Ainda que não aparente, e o próprio tente esconder, o mesmo ocorreu com Martin Hart. Afastado das filhas, terminado seu relacionamento com a esposa, abandonado seu emprego na polícia, o ex-investigador já tinha aquele velho caso intrínseco à sua rotina, a ponto de aceitar voltar a investigá-lo mesmo ao lado de alguém que havia passado a odiar.

Adotando uma estrutura classicista de suspense, cujo ritmo cadenciado marca o desenvolvimento inicial das investigações e a tensão é crescente - até atingir um clima absolutamente assustador nos planos finais, especialmente naquele que revela um determinado rosto -, este After You've Gone deixou o estudo de personagens focado no episódio anterior um pouco de lado, para concentrar-se em cada passo desta investigação, longe dos olhos da polícia, tornando-se assim mais movimentado, sobretudo com a intimação do xerife e mais uma intensa cena de interrogatório protagonizada por Rust. Bem como decide passar-se apenas na trama presente, a série toma a decisão de focar-se apenas em seus dois protagonistas, personagens cada vez mais instigantes, ainda que na reta final.

Deixado para trás com um belíssimo plano cuja câmera afasta-se e deixa o clima assustador para trás, sendo então predominada pela calmaria - talvez, ainda mais assustadora -, After You've Gone deixa requintes de melancolia mesclada à absoluta tensão, numa clara preparação para o último capítulo desta jornada que nos aguarda.

A dupla está de volta, e prepara-se para nos mostrar algo provavelmente chocante.

True Detective 5870860569731269387

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item