loggado
Carregando...

[Top 10] Séries: As Melhores Estreias de 2013


É chegado o fim do ano, e com ele a hora de colocar na balança tudo aquilo que valeu a pena no decorrer deste tempo. Em um 2013 que dividiu opiniões sobre a qualidade de suas atrações televisivas, a equipe LoGGado se reuniu extraordinariamente para eleger as 10 melhores estreias em série - com alguns bônus finais, como é de costume. Aqui nós listamos aquelas atrações que valeram cada minuto da nossa atenção (e que podem valer a sua!). Então, sem mais delongas, confira já o nosso TOP 10:

Observações importantes:

1. A lista não possui um ranking; as séries estão dispostas de acordo com a data de estreia de cada uma;
2. Séries como Almost Human e Mob City não foram levadas em consideração nas nossas escolhas, pois estrearam muito recentemente e possuem poucos episódios para serem julgadas.


Canal: Cinemax
Estreou em: 11 de Janeiro

Banshee estreou esse ano no Cinemax, com a proposta de ser uma boa série de ação. E é exatamente por não ter grandes ambições que ela consegue, e muito bem, cumprir com o prometido. Com uma produção assinada por Alan Ball (True Blood), a saga gira em torno de Lucas Hood, um ex-presidiário e ladrão que assume a identidade do xerife de Banshee, uma pequena cidade junto a uma comunidade Amish do estado da Pensilvânia. Hood é especialista em Artes Marciais e, como xerife, impõe sua marca enquanto põe em prática seus próprios planos para atender seus interesses escusos, ao mesmo tempo que precisa se livrar de mafiosos que o perseguem por tê-los traído, anos antes.

É uma boa pedida para quem curte séries de ação, e muita violência. Banshee oferece muita diversão e entretenimento, além de todo o charme (ou não) de uma cidadezinha e as eternas “confusões” entre os seus habitantes e o Xerife. A segunda temporada estreia em janeiro de 2014.







Canal: Channel 4
Estreou em: 15 de Janeiro

Utopia estreou discretamente em janeiro, pelo canal britânico Channel 4, mas com um excelente episódio piloto conseguiu chamar a atenção e se tornar uma das melhores séries do ano. A série combina ação, suspense e thriller psicológico de maneira envolvente, além de ter uma trama muito bem desenvolvida, com ótimos roteiros e direção.

Para quem ainda não viu, Utopia conta a história de um grupo de pessoas que compartilhavam em um fórum online informações sobre a Graphic Novel Utopia. Quando eles realmente se encontram, descobrem estar envolvidos em uma complexa conspiração, onde há pessoas dispostas a matar para encontrar o trecho perdido da HQ, que revela um grande segredo sobre um plano para exterminar a humanidade. A cada episódio mais mistérios surgem, e a série vai cativando. A primeira temporada contou com apenas seis episódios, e a segunda está prevista para estrear ano que vem.






Canal: Netflix
Estreou em: 01 de Fevereiro

Desde a primeira vista, House of Cards chamava a atenção de qualquer interessado por séries. O fator de novidade por ser uma produção original da Netflix, o envolvimento de nomes do calibre de Kevin Spacey e do cineasta David Fincher... tudo ali era badalado. Mas acompanhar a jornada política de Francis Underwood comprovou as expectativas prévias, com o destaque especialmente para o roteiro primoroso do drama político, que exerce um poderoso estudo sobre as ambições ilimitadas do ser humano na busca por seus objetivos, especialmente financeiros e políticos - através, especialmente, do protagonista, mas característica marcante em todas as personagens.

Impactante e elegante - a fotografia, classicamente fria, que o diga -, a produção ainda ganhou mais notoriedade por ter sido a primeira série exibida exclusivamente na internet a receber indicações ao Emmy Awards. House of Cards, além de um ótimo seriado, ainda representa o início de uma verdadeira revolução no mundo televisivo - e que belo início.







Canal: A&E
Estreou em: 18 de Março

Bates Motel entrou para a lista das melhores séries estreantes de 2013 ao apresentar uma releitura atual e muito bem realizada do clássico de Alfred Hitchcock, o suspense Psicose (1960). O cenário contemporâneo, porém retrô, e uma cidade pacata como a de White Pine Bay, fazem parte do ambiente escolhido pela família Bates para recomeçar a sua vida após um incidente ocorrido onde mãe e filho moravam antes. Além de tudo aquilo que sabemos ser inevitável acontecer a Norman, os moradores e a cidade também trazem muitos mistérios que envolvem o espectador. Mas o melhor da série é, sem dúvida, a relação entre Norman e Norma Bates. Um filho perturbado e problemático e uma mãe disposta a fazer de tudo para protegê-lo, dá um sabor a mais à trama.

A atuação de Freddie Highmore com seus trejeitos e olhares desperta a curiosidade, porém, todo o primeiro ano da série foi dela, Vera Farmiga. Com uma belíssima performance, Farmiga executou um excelente trabalho e foi recompensada com uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz de Drama. Bates Motel retorna para o segundo ano em 2014 e fica aqui a menção para os outros atores que também fazem um bom trabalho na série: Max Thieriot (Dylan), Nestor Carbonell (Xerife Romero) e Olivia Cooke (Emma).


Leia nossas reviews da série







Canal: Space
Estreou em: 30 de Março

Nunca antes uma série tinha recebido tanta atenção. Nunca antes uma série saiu do mais completo desconhecimento para o mais completo sucesso. Orphan Black é a serie do “nunca antes”, visto que ela é a mais única entre tantas séries medianas. A série se inicia com Sarah, uma mulher que testemunha o suicídio de outra pessoa (que depois ela descobre ser sua irmã gêmea) e resolve assumir a identidade da irmã, o que ela não esperava era estava se metendo em uma confusão muito maior, visto que ela não era sua irmã, era sua clone, e que ela não era única por aí, A história não é exatamente a mais inovadora, tanto que a Rede Globo já fez até novela sobre o tema que a série trata, mas é a forma como o roteiro consegue desenvolver a trama e os personagens que faz com que a Orphan Black conquiste cada vez mais admiradores.

A atração é brilhantemente protagonizada pela Tatiana Maslany, que consegue interpretar 5 personagens completamente diferentes um dos outros. Orphan Black é o tipo de série que você não pode viver sem, e é quase impossível falar o quanto você está perdendo se você ainda não a viu, então fica a dica: Corra!







Canal: NBC
Estreou em: 04 de Abril

Há nomes e nomes no quadro contemporâneo dos showrunners americanos, sendo Bryan Fuller (Pushing Daisies) um dos que sempre está vinculado a algo diferenciado e original. Imagine, então, qual não foi minha felicidade ao descobrir que o peculiar senso estético de Fuller seria direcionado para releitura de um dos maiores personagens da literatura norte-americana, o canibal Dr. Hannibal Lecter. Hannibal foi a aposta mais ousada da NBC nos últimos anos, e apesar de parecer beber da mesma fonte dos remakes que andam saindo, ela vai além ao entregar uma visão bem mais crua e sinistra do que a pensada no material original do autor Thomas Harris.

Contando a história do profiler Will Graham (angustiante nas mãos do excelente Hugh Dancy) e do submundo que se abre a sua volta quando ele passa a dividir a cadeira investigativa com o psiquiatra forense Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen dispensando elogios e fazendo jus ao personagem imortalizado por Anthony Hopkins), somos levados ao centro de um intricado jogo de gato e rato que surpreende, assombra e impressiona em toda a construção de seu primeiro ano. Sem dúvidas, uma verdadeira pérola neste ano de vacas magras, quando o assunto é qualidade no mundo das séries.


Leia nossas primeiras impressões sobre a série







Canal: Netflix
Estreou em: 11 de Julho

Orange is the New Black é uma série original do Netflix baseada no livro homônimo de Piper Kerman e adaptada para a TV por Jenji Kohan (Weeds), a série acompanha Piper Chapman, uma moradora do Brooklyn cuja relação com a traficante Alex (Laura Prepon) resulta em sua prisão. Sem qualquer experiência para lidar com o novo ambiente, Piper busca entender mais sobre a cultura das prisões femininas, passando por drásticas mudanças em sua própria personalidade enquanto cumpre sua sentença.

Orange is the New Black está nesta lista porque é uma série cativante e viciante, capaz de pegar uma temática pesada como a vida na prisão e o auto conhecimento da protagonista durante o período que se encontra lá de forma leve, e em alguns momentos até de forma cômica. E Kohan faz isso de forma muito natural, sem que as situações pareçam forçadas de modo que o telespectador realmente se importa com aquelas mulheres. A prova disso é que eu fui assistir a serie sem expectativa nenhuma e acabei vendo os 13 episódios em 2 dias, e chateado porque o Netflix não disponibilizou a nova temporada para ontem.

Se você ainda não assistiu a série, corra atrás do prejuízo. O Netflix já está produzindo a segunda temporada (com o mesmo número de episódios da primeira) para o próximo ano.





Canal: NBC
Estreou em: 23 de Setembro

Quando fizemos a votação para escolher as melhores séries do ano, só uma passava pela cabeça para escrever sobre: The Blacklist! Uma série que em condições normais de temperatura e pressão não estaria na minha lista, tendo em vista que não curto muito este de tipo de atração com temática procedural. Mas fui assistir o piloto pelo Projeto Fall Season e também por gostar muito do James Spader.

E a série foi, de fato, uma grata surpresa! Spader roubou a cena com seu Raymond “Ray” Reddington e a química com Megan Boone e sua Elizabeth “Liz” Keen existe e é palpável, além de ser muito agradável ver os dois em cena. Os casos da semana também não deixam de ser interessantes, e vão ocorrendo junto com a trama central, afinal, o porquê Red se entregou e porque essa obsessão em trabalhar apenas com Liz nos faz ficar grudados na trama, semana após semana.

É claro que como toda série, tem seus furos e conveniências de roteiro, o que não diminui o fato de ser uma das melhores estreias da temporada, e em minha opinião a melhor estreia da TV aberta nesta temporada.








Canal: Showtime
Estreou em: 29 de Setembro

Quando anunciada para esta fall season, Masters of Sex despertou a curiosidade das pessoas pelo tema que trataria: sexo. E não de qualquer jeito, mas da maneira mais natural e orgânica possível. Numa época onde pouco - e por que não dizer quase nada? - se conhecia sobre o assunto, William Masters (interpretado pelo espetacular Michael Sheen) se vê com um objetivo certeiro e único em sua vida: o que acontece com um ser humano, seja homem ou mulher, durante o sexo, um ato primário e que, segundo Masters, vem a ser sim o início de tudo. Com ajuda de Virginia Johnson (vivida pela bela e talentosa Lizzy Caplan), William se vê diante dos mais diversos obstáculos e preconceitos da época para conseguir, de alguma forma, responder alguns dos questionamentos que, para nós hoje em dia, parecem mais do que comuns.

Masters of Sex vem a ser uma das melhores séries estreantes do ano por saber dividir bem a sua trama, desenvolver seus vários personagens e avançar em sua história de maneira brilhante e avassaladora. Num drama envolvente regado a doses certeiras de um humor sutil e pontual, Masters of Sex encanta e é capaz de prender cada vez mais. Se você ainda não conferiu a série, corra agora atrás do tempo perdido!








Canal: CW
Estreou em: 17 de Outubro

Diretamente dos estúdios da CW, eis que surge um dos projetos mais ousados da Fall Season. Antes de sua estreia e com a divulgação de suas primeiras imagens, a adaptação da vida de Mary Stuart, Rainha da Escócia, gerou inúmeros comentários negativos e as mais diversas piadas comparando-a com Gossip Girl - os quais, confesso, também vieram de minha parte. A avaliação pré-concebida não impediu de ser envolvido por tanto carisma e simpatia. Reign, no entanto, não foge ao padrão da emissora, pois apresenta atributos de séries adolescentes e tramas exploradas por outras produções da CW, mas projeta uma atmosfera tão envolvente, unida a uma trilha sonora impecável, que possivelmente te seduzirá por toda a temporada.

Ambientada em cenários deslumbrantes, essa deliciosa série de época também é recheada de mistérios, temperada com doses sobrenaturais e embalada por interesses políticos. Ainda garanto aos shippers de plantão 100% de satisfação, ou seu dinheiro de volta. Venha correr pelo castelo e descobrir os mais profundos segredos de seus moradores!








Vale a Pena Conferir

The Carrie Diaries
Canal: CW
Estreou em: 14 de Janeiro

The Carrie Diaries chegou ao ar com uma difícil missão: ser um prelúdio para Sex and the City, uma das séries mais marcantes de todos os tempos e divisora de águas no entretenimento televisivo. Não foi uma tarefa fácil, é claro, mas The Carrie Diaries logo conquistou seu lugarzinho entre os telespectadores, que se deliciaram a cada novo episódio de uma atração modesta e ao mesmo tempo tão caprichada em cada detalhe.
A série gira em torno da jovem Carrie Bradshaw (AnnaSophia Robb), uma destemida garota dos anos de 1980, que saiu de Connecticut para um novo mundo chamado New York, lutando para desenvolver seus dons profissionais ao mesmo tempo que sonha com uma vida de glamour e de grandes e verdadeiros amores. É essa a Carrie que, mais tarde, se tornaria um dos maiores - senão o maior - ícones femininos dos tempos atuais, a madura e encantadora Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) de Sex and the City. Sem dúvida, uma das melhores surpresas deste ano de 2013!




My Mad Fat Diary
Canal: E4
Estreou em: 14 de Janeiro

Não tem felicidade maior para um seriador do que achar seu xodó em forma de série. Com My Mad Fat Diary a conexão foi meio que instantânea. Uma pequena produção do canal britânico E4, que trás à tona o mundo sob a visão da jovem Rae – na interpretação mais apaixonante do ano pela atriz Sharon Rooney –, uma adolescente de 16 anos com distúrbios alimentares e que só quer uma coisa na vida: ser amada. Comovendo ao tocar nas clichezentas discussões sobre padrões de beleza, bullying e tudo o que se espera de um drama adolescente, My Mad Fat Diary se sobressai por que nunca é redutiva no que pretende abordar. Um show em seis episódios, com uma trilha toda trabalhado ao som de Oasis (sim, espere chorar muito!) e que deve tornar-se sua queridinha fácil, fácil.


***

Concorda ou discorda da lista? Você adicionaria algo? Retiraria alguma das séries citadas? Agora é a sua vez de comentar e montar a sua própria lista, vem participar!
Tops 2741133797578510977

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item