loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Música: a-ha - The Singles 1984 | 2004


Há algum tempo, lá pela década de 1980, o pop era um estilo um tanto quanto diferente do que conhecemos hoje. Se atualmente o gênero é representado por artistas como Rihanna, Lady Gaga, Justin Timberlake,  Beyoncé, dentre tantos outros, nos anos de 1980 tínhamos os nomes de Michael Jackson, Cyndi Lauper, Madonna, Bryan Adams, Pet Shop Boys... Eu não vivi nesta época  - nasci na década seguinte - mas, por sorte, tive uma influência paterna forte (obrigada, papai!) que me apresentou tão bem esse tipo de música, e que perdura até hoje entre as minhas preferências. Mas dentre tantos excelentes artistas e bandas que a década de 80 nos entregou, escolho uma bem especial para o Fica a Dica desta semana. Famosa e marcante por seu estilo único, pode ser conhecida por alguns, mas se ainda não, apresento-lhe: a-ha.

a-ha é uma banda norueguesa - em atividade até dezembro de 2010 - formada na cidade de Oslo pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen. O grupo teve origem em 1982, quando seus integrantes saíram de seu país natal com destino a Londres, com o único  objetivo de alcançar uma carreira artística de sucesso no mundo da música. O nome da banda veio mesmo da expressão "a-ha", como se tratasse de uma surpresa ou algo novo. Além de se tratar de uma conotação internacional, foi fácil a memorização do nome e logo a banda se tornou um dos maiores ícones pop mundiais.

Pode até ser que você suspeite nunca ter escutado nada da banda, mas eu sinto lhe dizer: sim, você já ouviu. É claro que como toda banda da época (e até nas atuais), sempre haverá aquela música-chiclete que vai grudar na sua cabeça ainda que você nem saiba quem está cantando. Pois bem, é claro que a-ha tem essa sua música-chiclete. Experimenta apertar o play do vídeo abaixo e me diz se você nunca ouviu essa música:


Sim. Provavelmente 95% das pessoas já terão ouvido essa música em algum momento da sua vida. Mas se você ainda não havia ouvido nem Take on Me, não se preocupe! Nunca é tarde. Na coluna desta semana quero indicar, em especial, um álbum - o The Singles - que reúne os maiores sucessos da banda desde o início da carreira até o ano de 2004. É aquela chance de você, que não conhece o trabalho, começar logo com o pé direito e aproveitar o melhor. E para você que já conhece, que tal relembrar? Com uma evolução visível sem deixar de lado a essência pregada desde o início pelo trio, o álbum nos entrega faixas belíssimas como Stay on These Roads, Lifelines, Summer Moved On e Velvet, além das envolventes I've Been Losing You, Touchy! e You Are the One. E se você acha que acabou, a-ha ainda tem um dos temas dos filmes de James Bond (007 - Marcado para Morrer, 1987) em meio a sua carreira, com a música The Living Daylights (mesmo título do filme, em inglês). Mas, sem mais delongas, você pode conferir o álbum inteirinho clicando no play bem aqui abaixo:

a-ha The Singles 1984-2004 by Alynne Carvalho on Grooveshark

Espero que tenha curtido! E para me despedir, deixo uma faixa bônus: Celice, do álbum Analogue, de 2005. Enjoy it!


Até a próxima!
Música 1978020029510163096

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item