loggado
Carregando...

[De Olho na TV] Luz... Anima... Ação! - A nova série do Canal Brasil

“ A animação vem sendo buscada pelo homem desde a pré-história, quando foram feitas imagens que pareciam se mexer. ”


A animação vem sendo buscada pelo homem desde a pré-história,
quando foram feitas imagens que pareciam se mexer.

Estreia hoje a nova série do Canal Brasil que conta a história da animação no país.

Dirigida por Eduardo Calvet e Felipe Haurelhuk, Luz... Anima... Ação! trará episódios com imagens de animações raras e depoimentos de produtores e pesquisadores que ajudam a contextualizar a história do gênero no país desde Kaiser, a primeira produção feita no Brasil.

No primeiro episódio, o destaque é o ineditismo de Kaiser (1917), de Álvaro Marins. O filme se perdeu no tempo e tem sua história contada por pesquisadores que durante anos vasculharam livros, revistas e colheram depoimentos de familiares. “Ninguém tinha conhecimento dessa história e a surpresa nas primeiras exibições do filme foi enorme”, conta o diretor Eduardo Calvet, que incluiu mais detalhes sobre essa primeira animação brasileira agora na série.

Imagens de filmes como Macaco Feio... Macaco Bonito e Fravelitá, de Luis Seel, além de As Aventuras de Virgulino, criada por Luiz Sá, se misturam a depoimentos de nomes como Cesar Coelho, criador do Anima Mundi, o pesquisador Marcos Magalhães e o cartunista Allan Sieber, que diz: “Com a animação podemos controlar tudo, somos como pequenos deuses”.

Serão cinco episódios que pretendem mostrar desde os pioneiros no início do século XX até os últimos 20 anos, com o boom do mercado internacional e o reflexo disso no Brasil. Na trajetória, um pouco de como a publicidade adotou as animações para atingir um público cada vez maior – filmes da Sadia e Faber Castell, entre outros -, a experimentação através dos curtas e o universo dos longas. Marcam presença na atração Mauricio de Sousa, Otto Guerra, Andrés Lieban e Carlos Saldanha, que, em uma rara entrevista, fala do olhar estrangeiro sobre a animação feita no Brasil.

Luz... Anima... Ação! estreia hoje, às 20h30, no Canal Brasil.


Site oficial: www.canalbrasil.com.br
Rádio Canal Brasil: www.radiocanalbrasil.com.br
Luz... Anima... Ação! 7591715543657276719

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item