Animaction | Túmulo dos Vagalumes
https://siteloggado.blogspot.com/2016/08/animaction-tumulo-dos-vagalumes.html
Temos plena consciência de que a História é escrita pelos vencedores. Quando o assunto é a Segunda Guerra Mundial as coisas não são diferentes e, por muitas vezes, são agravadas. Havia inocentes dos dois lados. Muitos sofreram e se sacrificaram por seus países e muitos inocentes morreram. O Túmulo dos Vagalumes retrata um lado da guerra que nem sempre vem à tona.
Seita e Setsuko são dois irmãos cujo pai, integrante da marinha japonesa, é convocado para a guerra. A situação de ambos começa a piorar quando perdem a mãe em um bombardeio. Os irmãos vão morar com alguns parentes, mas com o passar do tempo a guerra começa a consumir tudo, inclusive a bondade no coração das pessoas. Com muitas dificuldades para alimentar todos da casa, os dois são convidados a partir e passam, então, a viver nas ruas. Quando todos os recursos se esgotam, a única coisa que resta é a força de vontade para sobreviver, mas a crueldade das pessoas, a falta de compaixão e a fome são obstáculos difíceis de serem superados.
Túmulo dos Vagalumes é um filme de 1988 dirigido por Isao Takahata - co-fundador do Studio Ghibli -, que usou como base, em parte, sua própria história de vida para criá-lo. É com certeza um filme muito triste, mas também que possui um papel importante, já que diferentemente dos dirigidos por Hayao Miyazaki possui foco em personagens comuns, com um enredo do quotidiano e traz para quem assiste uma realidade que, por mais triste que seja, não deve ser esquecida.
Foi filmada
uma versão live-action em 2005, com mais de duas horas de duração em
comemoração aos sessenta anos do final da Segunda Guerra Mundial. Basicamente é
a mesma história da animação, sobre as duas crianças tentando sobreviver aos
últimos dias de guerra. Só que nesta ainda temos o ponto de vista de uma
prima de Setsuko e Seita. Existe ainda uma segunda versão live-action lançada
em 5 de julho de 2008.
Há muito a ser dito sobre esta obra, mas tecer muitos comentários diminuiria a importância de momentos emocionantes que compõe essa história, capazes de fazer qualquer um derramar algumas, ou muitas, lágrimas. Assista, reflita sobre os horrores da guerra e lembre-se de como somos pequenos em relação ao todo.