Cinema | Morre Michael Cimino, diretor de "O Franco-Atirador", aos 77 anos
https://siteloggado.blogspot.com/2016/07/cinema-morre-michael-cimino-diretor-de.html
Foi anunciado na tarde deste sábado (2) por Thierry Fremaux, diretor do Festival de Cannes, através de sua conta no Twitter, que o cineasta norte-americano Michael Cimino, vencedor do Oscar de Melhor Diretor pelo filme O Franco-Atirador, morreu aos 77 anos. Fremaux tuitou: "Michael Cimino morreu em paz, cercado por sua família e pelas duas mulheres que o amavam. Nós também o amávamos".
Michael Cimino est mort, en paix, entouré des siens et de ces deux femmes qui l'aimaient. Nous l'aimions aussi. pic.twitter.com/emPv4nj5cZ— THIERRY FREMAUX (@THIERRYFREMAUX) 2 de julho de 2016
Muitos detalhes da vida de Cimino, especialmente no tocante à sua idade e até à sua identidade de gênero, foram motivos de controvérsia por muito tempo. Sua data de nascimento, por exemplo, é 3 de fevereiro de 1939, embora afirmem que não seja exatamente esta. No entanto, a história de ascensão e queda do diretor é uma das mais conhecidas de Hollywood.
Cimino dirigiu oito filmes, tendo apenas dois créditos como roteirista em seu currículo antes de começar a carreira como diretor. Seu filme de estreia, O Último Golpe (1974), com Clint Eastwood e Jeff Bridges, foi um sucesso de bilheteria e rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Bridges.
Contudo, seu maior sucesso é O Franco-Atirador (1978), estrelado por Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken, John Cazale e John Savage, que conta a história de um grupo de amigos que teriam suas vidas radicalmente transformadas pela Guerra do Vietnã e pela experiência como prisioneiros de guerra. O filme ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Walken e Melhor Filme.
Dois anos depois, Cimino lançou aquele que foi o responsável não só pela quase destruição de sua carreira, mas também pela falência da United Artists, estúdio que produziu o filme. O faroeste dramático O Portal do Paraíso (1980) foi um fracasso de público e crítica no ano de seu lançamento e rendeu o Framboesa de Ouro de Pior Diretor para Cimino. Entretanto, o longa ganhou o status de cult e, após várias reedições e remasterizações, foi exibido em uma sessão especial no Festival de Veneza de 2012, onde foi aplaudido de pé.
Após O Portal do Paraíso, o cineasta lançou mais quatro filmes que não repetiram o sucesso de O Franco-Atirador. Seu último longa foi um segmento para a coletânea de curtas Cada Um Com Seu Cinema (2007), que inclui diretores como Walter Salles, David Lynch, Lars von Trier, Wim Wenders, Alejandro G. Iñárritu, Wong Kar-Wai, Manoel de Oliveira, os Irmãos Coen, entre outros.
Cimino tentou levar às telas vários projetos, incluindo uma adaptação do livro A Condição Humana, de André Malraux, que seria estrelada por Johnny Depp e Uma Thurman. A causa da morte do cineasta ainda não foi divulgada.