loggado
Carregando...

5° Olhar de Cinema de Curitiba | Mostra Olhar Retrospectivo


O 5° Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba homenageia nesta edição o cineasta brasileiro Luiz Sérgio Person. Em 2016, completam-se 40 anos da morte do diretor e 80 de seu nascimento. Além da exibição de sua filmografia, o festival apresentou um seminário sobre a obra de Person, com a participação da mulher e da filha do cineasta. Entre os longas-metragens, foram exibidos São Paulo Sociedade Anônima, Panca de Valente, O Caso dos Irmãos Naves e Cassy Jones - O Magnífico Sedutor. Ao longo do festival pude assistir duas dessas obras, as quais falarei um pouco a respeito.

São Paulo Sociedade Anônima, de 1965, é o filme mais famoso de Person. Exibido em 35mm, com cópia trazida diretamente da cinemateca brasileira, a obra conta a história de Carlos (Walmor Chagas), um jovem infeliz com a vida, mas que "vencido pelo cansaço", como ele mesmo diz, arranja um emprego estável e uma esposa, Luciana, interpretada por Eva Wilma.

Não é difícil entender o porquê deste filme figurar na lista dos melhores longas nacionais. São Paulo Sociedade Anônima tem um roteiro excepcional e uma direção excelente. É visível o trabalho em cada cena e em diversos planos para que colaborem com a narrativa apresentada. Vamos nos envolvendo com a saga de Carlos, um completo anti-herói, por São Paulo, cidade que oferece muito e igualmente exige muito. O roteiro ainda traz, de maneira muito fluída, questões sociais da época, como a exploração de mão de obra. A fotografia, aliada com uma trilha sonora muitas vezes perturbadora, se soma nas qualidades deste filme. Já recomendei na coluna Fica a Dica da semana e recomendo de novo. Aos fãs do cinema nacional, essa é uma obra obrigatória. São Paulo Sociedade Anônima será reexibido nesta quarta-feira (15), às 18h, na sala Espaço Itaú 1, que fica no Shopping Crystal, em Curitiba.

Outra obra que pude acompanhar foi O Caso dos Irmãos Naves, de 1967. O longa conta a história real dos irmãos Naves (Raul Cortez e Juca de Oliveira), os dois foram acusados injustamente de latrocínio e torturados para confessarem o crime. Com roteiro de Luiz Sérgio Person e Jean-Claude Bernardet, o filme consegue se manter atual ao tratar de temas como a violência policial. Outra obra intensa, O Caso dos Irmãos Naves será reexibido também nesta quarta-feira (15), às 15h45, na sala Espaço Itaú 1.

Comentários finais
Luiz Sérgio Person apresenta um cinema diferente do Cinema Novo, coexistindo com o movimento que marcou os anos 1960. Entretanto, é igualmente um cinema focado em questões sociais e existenciais. Pude perceber o extremo cuidado com roteiro e direção em seus filmes. Tanto São Paulo Sociedade Anônima quanto O Caso dos Irmãos Naves possuem elementos que permanecem atuais. Sobreviver ao tempo e continuar sendo relevante é, ao meu ver, dever de toda obra cinematográfica que tenha a pretensão de ser mais do que um mero filme. Luiz Sérgio Person teve uma carreira curta, porém extremamente interessante, marcando época no cinema nacional.

O 5° Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba acontece de 8 a 16 de junho, nos Shoppings Crystal e Novo Batel. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada).
Notícias de Cinema 1038581304135222579

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item