loggado
Carregando...

[Review] The Walking Dead 5x03 - Four Walls and a Roof

O novo mundo não permite misericórdia.


O novo mundo não permite misericórdia.

Chegamos ao terceiro episódio da temporada e The Walking Dead continua apresentando episódios consistentes e interessantes. Ao que tudo indica, se continuar assim, devemos ter uma temporada que encontre o equilíbrio entre ação, tensão e aprofundamento dos personagens. Four Walls and a Roof fecha o mini-arco de Gareth de maneira brutal, como foi sua passagem pela série, entretanto, ao meu ver, o destaque fica pela conversa final entre Bob e Rick, em que foi levantada a questão da essência de cada um. Essência que se perde - ou se mistura com a nova realidade - dia após dia. 

Rick, como já comentei, cada vez mais parece apto a enfrentar as adversidades que aparecem em seu caminho. No fim do episódio ele afirma que o Terminal não acabou com Tyresse; nesse momento pode-se perceber como Rick já digere todos os acontecimentos que vem vivendo e continua em frente, buscando um caminho. Nem todos do grupo chegaram nesse nível ainda, e talvez nem cheguem. Podemos ver que Glenn, por exemplo, ainda é muito mais conciliador e tem mais esperança nas pessoas do que Rick. Gleen nunca será como Rick e, por isso, deve morrer em breve ou em algum momento. É a dura realidade.

O ápice do episódio exemplifica bem a relação entre grupos rivais. Gareth iria matar a todos se Rick não tivesse retornado à igreja. Nem Judith seria poupada. O resultado, todos vimos, e foi a execução completa do grupo de Gareth. Não havia outra opção, pois novamente Rick estava certo: se Gareth fosse embora, e os deixassem em paz, atacaria outro grupo.  Por isso o xerife ainda não se tornou alguém como o Governador, ou como o próprio Gareth. Mesmo que ele não se importe com outros grupos por ai, seu senso de justiça ainda o leva a eliminar os canibais e deixar o mundo um lugar menos pior do que já está, na visão de Rick. Existe pouco ou nenhum espaço para misericórdia e perdão, então sim, a igreja de Gabriel agora é só mesmo quatro paredes e um teto. Se o local não testemunhasse a morte do grupo de Gareth, testemunharia a morte do grupo de Rick. Simples assim.

Em qual direção a série vai agora? Acredito que todos viram a promo do próximo episódio, logo devemos esperar mais sobre as pessoas que sequestraram Beth. Fica claro que depois de Gareth tudo é possível, então os inimigos devem se tornar cada vez piores. A única esperança mesmo é o que Washington pode oferecer, isso quando o grupo chegar lá - se chegar - e descobrir se existe mesmo uma cura. Ainda assim, a mensagem do episódio é que, com ou sem cura, o mundo nunca mais será o mesmo, e só sobreviverão aqueles que, como Rick e Carol, já entenderam as novas regras e não desistem, continuam andando. Só resta acompanhar e ver o que eles encontram pelo caminho.


The Walking Dead 6249567560773959482

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item