loggado
Carregando...

The Flash | 3x13/14 - Attack on Gorilla City/Attack on Central City


A vingança de Grodd? 

Desde o início da série, Grodd é um dos vilões mais importantes do Flash, aparecendo pelo menos uma vez em cada temporada. Com o anúncio de um evento de dois episódios para um dos meus vilões favoritos, a expectativa estava muito alta, muito mais do que deveria, e, portanto, o que me restou foi decepção.

Na primeira parte do evento, o Team Flash vai até a Terra-2 resgatar Harry, que foi sequestrado por Grodd.  Logo de início o time já é capturado e colocado em celas que bloqueiam os poderes do Flash e do Cisco, e é aí que grande parte do episódio acontece. Descobrimos ali um pouco de como funciona a hierarquia da Cidade Gorila e que Grodd é apenas mais um capacho nas mãos do governante de lá, Solovar.

Devo comentar sobre a computação gráfica dos episódios, que foi impecável. Os gorilas estavam incríveis e, com exceção de algumas cenas, tudo estava completamente acreditável! Não consigo imaginar qual o orçamento necessário para fazer algo do tipo, e mesmo ficando evidente que é maior do que a CW consegue pagar, o episódio ficou muito bom e os gorilas estavam fantásticos.

Assim, Grodd utiliza Harry para contar a Barry que Solovar pretende atacar Central City para provar que humanos são perigosos, e que se o Flash derrotar o líder, Grodd tomará seu lugar e impedirá o ataque. Aqui, o Team Flash se mostra muito ingênuo e acredita completamente no gorila telepata vingativo e sanguinário, e procuram um jeito de derrotar Solovar na arena. A cena da batalha foi, na minha opinião, a mais problemática com computação gráfica. Com exceção de Solovar, a arena e o Flash (que também era CGI) não convenceram, e o que poderia ter sido uma das melhores cenas do evento acabou se tornando bastante falha.

Ainda assim, Solovar é derrotado e Grodd assume a liderança da Cidade Gorila, e sua primeira ação será a invasão de Central City para exterminar os humanos que invadem e causam terror em sua cidade. O Team Flash consegue então fugir da cidade e retornar pra Terra-1 com a ilusão de que estão a salvo e mudaram o futuro, uma vez que sem o Cisco, Grodd não conseguirá abrir o portal e invadir nosso universo.


Enquanto tudo isso acontece, na Terra-1, temos o romance de Wally e Jesse se desenvolvendo. Literalmente nada de relevante acontece, a não ser a decisão de Jesse em mudar-se para cá e viver com Wally.

Para a segunda parte do evento, temos o retorno da Cigana para a série como a responsável por abrir a fenda e permitir que o exército de Grodd venha para a Terra-1. Achei a saída interessante, mas muito conveniente: aquela velha história do lugar certo na hora certa. Talvez ficasse menos forçado se os dois episódios do Grodd tivessem um espaço entre eles, mas essa foi uma das grandes falhas do evento. O desenrolar do episódio também é fraco e consiste basicamente em ameaças vagas e pouco impactantes.

Grodd quase não aparece na segunda metade. Ele controla Joe - sendo esse o seu momento de maior ameaça nos dois episódios - e depois libera mísseis nucleares na cidade, mas tudo isso consegue ser impedido por Barry. Temos também muitas cenas de conversas, a grosseria agressiva de Harry, romances para todo lado (até porque é o episodio do Valentine's Day) e o grande "ataque em Central City" é basicamente esquecido. Em nenhum momento Grodd se mostra como uma grande ameaça, e isso é o que mais desaponta. Para um vilão extremamente inteligente e com poderes psíquicos fortíssimos, Grodd pareceu apenas uma pedra no sapato do time. Já tivemos meta-humanos da semana que ofereceram mais ameaça para a cidade do que esse retorno do gorila.

Por fim, Cisco convence a Cigana a ajudá-los a derrotar Grodd e o plano é trazer Solovar de volta para batalhar com o gorila e retomar o controle da Cidade Gorila. A luta final, tão aguardada e esperada durante essas duas semanas, foi ridiculamente triste. Acho que todos estavam aguardando uma grande batalha entre velocistas e Gorilas e alguma coisa acontecendo, mas tudo o que tivemos foi uma enrolação por parte dos velocistas até a chegada de Solovar. Barry literalmente ficou apenas olhando enquanto os gorilas lutavam e Grodd era derrotado, tornando este um dos momentos mais desapontadores das três temporadas da série. Com Grodd derrotado, os gorilas retornam para a Terra-2 e o vilão é levado pela ARGUS.

O cliffhanger do episódio, porém, foi um dos seus pontos altos. Com Wally saindo para comprar comida para Jesse, temos o retorno de Savitar na série, e o desenrolar disso pode ser bastante interessante. Com um gosto amargo, o evento do Grodd desapontou muito mais do que agradou. O enorme potencial de um dos maiores vilões do Flash foi completamente desperdiçado, transformando um dos personagens mais poderosos e inteligentes do Universo DC em algo risível e dispensável.
The Flash 4284868044024147296

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item