loggado
Carregando...

The OA | Teorias que envolvem a primeira temporada da série


Depois de uma intrigante primeira temporada, o que nos resta é especular e teorizar sobre os diversos pontos abertos de The OA que não foram respondidos. Para isso, reunimos aqui as principais teorias que já fizeram e que estão rolando soltas pela internet para nos deixar cada vez mais curiosos.

Caso ainda não tenha assistido, saiba que tudo aqui está repleto de SPOILERS, até da última cena da série. Então tenha cuidado, caso não queira levar um grátis!!


Teoria 1
É TUDO UMA MENTIRA


Considero a teoria mais fraca de todas. Essa se baseia na questão de que tudo nada mais é do que uma mentira criada por Prairie para superar esses sete anos de sequestro. A teoria diz basicamente que, para superar o que viveu em cativeiro pelo seu sequestrador, ela inventou todo um "mundo imaginário", no qual ela mesma é um anjo que ficou com pessoas durante esses anos e aprendeu movimentos que levavam para outra dimensão.

Uma prova dessa teoria acontece no último episódio, quando French encontra livros sobre Anjos, sobre a Oligarquia Russa e EQMs (Experiências de Quase-Morte), e o terapeuta do FBI diz a Homer que tudo o que disse era uma invenção da cabeça da garota. Mas conseguimos rebater essa teoria com a seguinte pergunta: o que Elias estava fazendo lá na casa sozinho? E se Prairie tinha todos esses livros antes de ser sequestrada, quando era cega, logo não podia lê-los. E caso tenha lido depois, aparentemente também não saberia ler em inglês atualmente, já que foi alfabetizada em russo e em braile, ficando impossível saber ler sobre todos aqueles livros para inventar uma história.


Teoria 2
AGENTES DO FBI SÃO CAÇADORES DE ANJOS


No tempo em que estava sequestrada, Prairie, Homer e os demais apelidaram Dr. Hap de Caçador de Anjos. Mas e se tudo o que acontecia ali fosse algo muito maior? Essa teoria se baseia na condição de que o FBI sabe de tudo. Uma dessas confirmações é a mesma cena no último episódio, na qual o psicólogo, Elias, aparece na casa de Prairie numa noite em que ele mesmo sugeriu que pai, mãe e filha saíssem, e também quando French está lá e os livros aparecem, fazendo com que seja um sinal de que ele sabia de tudo o que aconteceu.

Há também uma outra parte dessa teoria em que Dr. Hap não está trabalhando sozinho e está junto com o FBI. Isso explicaria como ele tem fácil acesso às idas e vindas das fronteiras dos Estados Unidos e nem precisa de documentação das pessoas que leva. Junto com essa teoria, temos a teoria número 3...


Teoria 3
RACHEL É UMA AGENTE DO FBI


Rachel é a única daquele cativeiro que não aprende um dos cinco movimentos. Nessa especulação, a garota é uma agente do FBI infiltrada para saber o que os anjos podem fazer. Para isso, ela se passa por um. Isso fica mais intrigante quando em uma das cenas, na sala do terapeuta do FBI, existe uma escrita em braile na parede. Em fóruns sobre a série, a escrita nessa parede foi traduzida como "RACHEL".

Outro ponto é que ela é a unica aprisionada que tem plantas mortas dentro do seu espaço, enquanto nos outros apenas existem plantas vivas. Ela também não aparece treinando os movimentos.


Teoria 4
EXISTEM TRÊS DIMENSÕES


Essa é uma das teorias mais comentadas por diversos fãs da série. Ela diz em que existem três dimensões: uma em que Prairie está em cativeiro com Homer, Rachel, Scott e Renata; uma na qual temos Steve, French, Buck, BBA e Jesse; e outra onde está Prairie e Kathun. Essa teoria ganha força se baseando que na primeira e na segunda dimensão cada personagem é o "reflexo" do outro, sendo sua versão alternativa, como quando French se vê no espelho e enxerga Homer, ou quando Buck andando de bicicleta vê na rua um local pegando fogo e uma mochila vermelha, assim como Rachel descreveu a sua Experiência de Quase-Morte.

BBA tinha um forte relacionamento com seu irmão usuário de drogas, assim como Scott, que é um usuário. E Jesse e Renata tocam violão e guitarra. Steve seria a versão alternativa de Prairie nesse grupo da realidade atual. Outro ponto é que quando é feito um desenho de BBA na lousa, ela apenas o coloca dentro de um "quadrado", dando a impressão de que está aprisionada.


Teoria 5
PRAIRIE ESTÁ EM COMA


Desde seu acidente quando criança, Prairie estaria em coma e não despertou desde então. Se repararmos, a menina no momento do acidente está com mais quatro crianças (duas meninas e dois meninos), além do motorista. Isso seria sua imaginação fazendo-a transformar essas crianças em adultos na mente. E o fato de ter "morrido" afogada seria a parte em que eram feitos experimentos com eles de morrerem afogados para ter suas EQMs.


Teoria 6
PRAIRIE E OS OUTROS ESTÃO EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO


Tudo não passa de uma imaginação de uma mulher com problemas mentais. Essa teoria aborda que todas as pessoas dessa história estão em um hospital psiquiátrico, ou seja, todos são pacientes deste lugar, assim como Prairie. E a imaginação da The OA faz com que seus colegas de alas hospitalares sejam inclusas nela. A teoria pode tratar sobre como Prairie estava em uma parte desse hospício e foi transferida para outro, encontrando novas pessoas e querendo voltar para suas antigas.

Se analisarmos um a um, podemos ver que cada um possui seu próprio problema pessoal, como French cheirar cocaína em um dos episódios, Steve e seus problemas comportamentais, Scott com as drogas, BBA e sua possível depressão pela morte do irmão e assim por diante. Um dos fatos que pode afirmar essa teoria é quando Homer, em uma das vezes que vai ser testado pelo Hap, consegue escapar e escuta uma gravação aleatória, que não faz muito sentido para ninguém:

- Homer: Eu sou o Homer
- Desconhecido: Seu nome não é Homer! Olha para mim! Você conhece o Dr. Roberts?

E também, no final, Prairie aparece em uma sala branca, com roupas aparentemente de hospital e diz: Homer.


Teoria 7
PRAIRIE É UM ANJO CAÍDO


Prairie: Kathun, eu sou como você?
Kathun: Não. Você é a original.

Em uma das conversas com Kathun, Prairie descobre que é o Anjo Original, ou seja, a primeira. Isso pode levar a uma das teorias de que ela é um anjo caído, que pode ter feito algo em seu passado e renasceu para refazer e reparar seus erros, passando pelas etapas de ser um anjo novamente. Como fazer um sacrifício, por exemplo, onde foi o momento em que ela aprendeu seu primeiro movimento.


Teoria 8
OS CINCO DA REALIDADE ATUAL ESTÃO MORTOS


Já reparou que na cena final onde French, Buck, Steve, BBA e Jesse estão fazendo os movimentos ninguém os nota? Ou quando todas as pessoas, menos os cinco, estão sendo afastadas no momento em que Prairie é levada pela ambulância? Ou também que todos têm o tom de roupa parecido e uma peça da cor vinho? Steve já não tinha sido expulso da escola?

Dizem nesta teoria que na hora em que os cinco movimentos começaram, todos foram para outra dimensão ou já estavam até mortos, ou que ainda foram mortos naquela hora quando o atirador apareceu.

***

Essas foram as principais teorias que rolam pela internet. Tudo não passa de suposições e nada foi confirmado por ninguém envolvido com a série. Nos resta agora aguardar a segunda parte, que nos contará mais sobre esse universo de The OA.
The OA 9074021773153090477

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item