loggado
Carregando...

Crítica | Invasão Zumbi


Em um universo dominado pelos zumbis de The Walking Dead, uma grata surpresa chegou aos cinemas no final de 2016. Invasão Zumbi, apesar da tradução genérica que o longa ganhou no país, é eletrizante, emocionante e envolve o espectador do primeiro ao último minuto de projeção. Produzido na Coreia do Sul, é o primeiro filme live-action do diretor Sang-ho Yeon que, de cara, mostrou um grande talento ao construir tensão e uma atmosfera sufocante em alguns momentos.

Em Invasão Zumbi (Train to Busan, em inglês), somos apresentados a Woo (Gong Yoo), um empresário do mercado de investimentos recém-divorciado que, devido ao excesso de trabalho, não consegue dar atenção a sua filha Soo-an (Kim Soo-na) e, após dar mais um bola fora, se vê obrigado a levar a pequena Soo-an até Busan, cidade onde sua ex-mulher mora. Durante a viagem, os passageiros do trem assistem pela TV crises de violência em todo o país, que na verdade é epidemia zumbi em toda Coreia.

Um desses zumbis acaba no trem, gerando um tumulto generalizado, e a violência, até então existente apenas no mundo externo, toma conta dos vagões e uma verdadeira luta pela sobrevivência começa. E diante desta ameaça extremamente agressiva, vemos o pior do ser humano. Enquanto alguns se solidarizam e buscam salvar o máximo de pessoas, do outro lado temos aqueles que apenas se interessam pela sua própria sobrevivência.

Durante todo o longa somos tomados de adrenalina pura. O ritmo do filme é  frenético do começo ao fim. A habilidade do roteiro e da direção em criar empatia imediata com alguns dos sobreviventes é excelente. Em diversos momentos, o espectador fica na ponta da cadeira torcendo por eles. E essa habilidade também funciona em criar a repulsa aos "vilões" da trama. São inúmeras situações de conflito a que esses personagens são expostos, sejam com os zumbis ou com os demais passageiros, e todas funcionam muito bem.

Diferente dos zumbis que estamos acostumados a ver em The Walking Dead, por exemplo, aqui eles são ágeis, velozes e resistentes, muito similares aos vistos em Guerra Mundial Z. O maior trunfo de Invasão Zumbi é a sua capacidade de prender do espectador casual que quer apenas se entreter até aqueles que irão conseguir absorver cada entrelinha da crítica social e questionamentos levantados por seus idealizadores.

Invasão Zumbi 8733871005390526184

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item