loggado
Carregando...

Falando Sobre... | 5 novos animes para começar a assistir antes de 2017


Que 2016 foi um ano ruim acho que todos concordam, mas não é porque nossas retrospectivas pessoais são negativas que nada deu certo. Este ano, por acaso, foi muito bom no que se refere aos animes lançados. E já que 2016 está quase no fim, vale a pena tentar encerrá-lo de modo positivo.

A lista a seguir contém cinco animes novos (nada de continuações) que fizeram sua estreia em algum momento dos últimos 365 dias. Essa compilação não foi feita pensando nas melhores estreias entre todas as que tivemos (até porque seria praticamente impossível fazer algo menor que um Top 10), mas sim em unir novidades de diferentes estilos, que possam agradar diferentes fãs dessa forma de entretenimento. Se você por acaso não tem costume de assistir animes mas se interessa em começar, é bem provável que este Falando Sobre... também tenha algo para você, então pode continuar a ler sem medo.


3-gatsu no Lion
March Comes in Like a Lion


Nesta série acompanhamos a vida de um jovem jogador profissional de shogi. Rei Kiriyama tem 17 anos e mora sozinho, e nós vemos o seu amadurecimento emocional enquanto ele passa por uma fase particularmente complicada da sua vida. Ele é confrontado não só por seus problemas atuais, mas também por uma série de derrotas, a incapacidade de se comunicar com outros alunos da sua idade e pelo seu trágico passado. Ao seu lado estão três irmãs que ele conheceu por acaso e que o ajudam de diversas formas: Akari, Hinata e Momo Kawamoto.

Entre todos os animes nesta lista, 3-gatsu no Lion é provavelmente o menos recomendável para quem não está acostumado com animes. Apesar de alguns momentos cômicos dignos de nota e de várias cenas emocionantes, o foco da história até o momento em que este texto foi escrito é o drama. Esse slice of life não é uma das muitas histórias do gênero que você pode ver para passar tempo entre as mais complexas, ele possui uma carga emocional pesada e a história do personagem principal é trágica. A tragédia, aliás, parece ser uma constante no passado dos personagens principais, e a forma como eles lidam com esse sofrimento é parte importante de quem eles são. O roteiro é incrível, os personagens são profundos e não estão presos a arquétipos gastos. Além disso, os traços do anime são absolutamente incríveis. 3-gatsu no Lion é um dos dramas mais interessantes do ano e um prato cheio para quem procura por uma animação bem feita tecnicamente.


Magi: Sinbad no Bouken
Magi: Adventure of Sinbad


Magi: Sinbad no Bouken é um spin-off de Magi baseado no mangá de mesmo nome. Nele acompanhamos o jovem Sinbad muito antes de ele se tornar o poderoso rei que vimos na história original de Magi. Aqui, vemos o início de sua jornada, onde ele está capturando suas primeiras dungeons e reunindo seu grupo de futuros generais.

Quem já viu ou leu Magi deve assistir e ponto. Quem nunca ouviu falar na história que deu origem a esta, com certeza deveria procurar por Magi: The Labyrinth of Magic na Netflix ou em algum lugar da internet, mas mesmo se você não conhece a "história mãe", esse é um anime que vale a pena ser visto. Seguindo o molde básico de um shounen, Magi: Sinbad no Bouken é um ótimo anime de ação e aventura por si só e ele possui as explicações básicas que são necessárias para entender tudo o que se passa, mesmo sem ver o original. Com personagens interessantes, uma história que mistura muito bem comédia, aventura, ação e até mesmo um pouco de drama (pouco mesmo, mas bem utilizado quando acontece) e uma animação muito boa, especialmente nas cenas de luta, esse é um anime que deve agradar tanto aos saudosistas que gostavam dos shounen da década de 1990 (CDZ, DBZ, etc) quanto ao público mais novo que está procurando por uma história de aventura e fantasia para se divertir assistindo.


Boku dake ga Inai Machi
Erased


Satoru Fujinuma é um homem de 29 anos com uma habilidade especial: ele é capaz de voltar no tempo em alguns minutos toda vez que algo trágico está para acontecer. E quando isso acontece, ele tenta evitar uma fatalidade. Apesar de não ter controle sobre essa habilidade e de nem mesmo ser capaz de explicá-la, ele está acostumado com isso e a chama de "Revival". Toda vez que isso acontece, Satoru automaticamente se esforça para fazer uma boa ação. Mas algo acontece, uma tragédia maior do que todas que ele já tinha evitado. Para impedir que isso aconteça, Satoru é jogado 18 anos no passado. Nessa época, dois de seus colegas de sala foram sequestrados e mortos e, portanto, ele entende que, para evitar o que aconteceu no futuro, deve tentar impedir esses assassinatos, mesmo que esteja preso em seu corpo de criança.

A sinopse soa absurda e foi o melhor que pude fazer sem dar spoilers, mas no anime tudo é mostrado em um ritmo onde mesmo os eventos mais "absurdos" se tornam compreensíveis. Caso esta lista tivesse sido feita pensando em apontar os melhores do ano, Erased com certeza seria um dos que marcaria presença para muita gente. Apesar do aspecto de mistério não ser tão forte quanto os primeiros episódios dão a entender, a história se desenvolve em um suspense extremamente envolvente e bem escrito. Os personagens, sejam principais ou secundários, são todos interessantes de se acompanhar e a qualidade e consistência da animação é surpreendente. A trilha sonora também é um destaque positivo e, unindo esses dois últimos fatores positivos, o que temos é uma das aberturas mais brilhantes de um anime nessas últimas temporadas. Caso você esteja procurando uma história muito bem executada de modo quase perfeito, Boku dake ga Inai Machi é o anime de suspense que você precisa ver.


Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
KonoSuba: God's Blessing on This Wonderful World!


Um garoto do colegial que adora jogos acaba morrendo de uma forma "inesperada" e, ao invés de simplesmente ir para o descanso eterno, ganha a chance de reviver com todas as suas memórias em um mundo de fantasia que muito se assemelha aos jogos que ele costumava comprar. Ao longo dessa nova aventura, ele forma um grupo de pessoas problemáticas para tentar se tornar mais forte e viver bem nesse mundo novo, mas as coisas não são tão simples quanto imaginava.

Da forma como foi escrita, esta sinopse soa muito genérica e é justamente por isso que é tão genial. KonoSuba é quase uma sátira de animes como Sword Art Online ou Log Horizon, e aqui a meta não é voltar ao mundo real ou salvar alguém, mas sim viver nesse mundo de fantasia da forma como o personagem principal aparentemente sempre quis. A comédia é uma das melhores do ano, e isso ocorre dessa maneira porque o anime possui alguns dos personagens mais insanos e divertidos das últimas temporadas. Uma deusa extremamente mimada e bem pouco inteligente que serve para pouca coisa além de reclamar, uma maga com poder para destruir um exército, mas que fica inconsciente depois de usar uma magia, e uma paladina extremamente resistente, mas que é incapaz de acertar o inimigo a ainda tem tendências masoquistas e gosta de apanhar durante as lutas. No meio de muita comédia e alguma aventura, fica fácil perceber que o único problema desse anime é o fato de que ele possui apenas dez episódios. KonoSuba é a resposta para quem está procurando por diversão através do riso, e deve divertir tanto aos que já assistiram ao conteúdo que está sendo alvo da sátira quanto àqueles com pouca experiência em animes.


Yuri!!! On ICE


Yuri Katsuki, o mais promissor patinador profissional do Japão, é derrotado na final do Grand Prix e seus sonhos de se tornar campeão e patinar ao lado de seu ídolo vão ficando cada vez mais longe. Aos 23 anos de idade ele já não está mais no começo de sua vida profissional e, portanto, suas chances de sucesso se tornaram bem pequenas. Confrontado com essa situação, se afasta temporariamente do esporte e volta para casa no começo do ano seguinte sem muitas perspectivas de futuro. Mas algo inesperado acontece, e com a ajuda de seu ídolo, o russo Viktor Nikiforov, Yuri começa uma longa e difícil jornada em busca do título mundial.

Mesclando com uma qualidade impressionante dois gêneros diferentes, esporte e romance, Yuri!!! On ICE é uma das maiores surpresas do ano. A arte é fantástica e as cenas de patinação são muito bem feitas, com movimentos fluidos e belos, acompanhados de uma trilha sonora inspirada que permite ao espectador captar com mais facilidade os sentimentos que os personagens expressam em suas coreografias. E se na parte técnica os acertos são muitos, a situação não fica muito diferente no que se refere à história e aos personagens. A base para tudo o que acontece é o Grand Prix de patinação, a grande meta do personagem principal, mas mais do que o objetivo em si o que importa é o caminho para chegar nele. Com personagens variados e bem escritos, o que vemos é uma série de momentos interessantes e interações ótimas entre todos, mesmo com os menos relevantes para a história. Os principais também são muito bem trabalhados, especialmente o Yuri, e é realmente incrível poder acompanhar o seu crescimento como patinador e como pessoa.

O romance no anime também é muito bem trabalhado, e o que começa como um shipp óbvio acaba se tornando um relacionamento inicialmente dúbio e, depois, cresce para algo maior. Yuri e Viktor formam um casal belíssimo e a forma como os sentimentos deles são explorados é muito inteligente e te faz torcer para que, de fato, o relacionamento deles se desenvolva. Equilibrando perfeitamente todos os seus elementos de modo que nenhum dos gêneros no qual este anime se encaixa se sobreponha muito ao outro, Yuri!!! On ICE é um anime de esportes que você pode ver mesmo se não gostar de esportes (ou se não entender nada de patinação no gelo, porque todas as informações importantes são explicadas) e é um romance que você pode assistir mesmo se não gosta muito do gênero, porque não fica de modo algum cansativo ou meloso demais. Equilíbrio e qualidade definitivamente são palavras que definem o resultado final aqui, e por isso que essa é uma história que todos podem (e devem) assistir.

***

Tomara que tenha gostado da lista!! Claro que se você não concorda com alguma indicação, ou se acha que teve algum anime que precisava estar aqui e não apareceu, é só comentar logo abaixo. E para quem seguiu as indicações (ou já viu algumas delas): o que achou? Cumpriu com as expectativas? É só responder nos comentários também. Aguardem que no próximo ano teremos mais matérias sobre anime para você!
Falando Sobre... 3387983037637805293

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item