loggado
Carregando...

Fica a Dica | HQ: X-Men - Deus Ama, o Homem Mata


É impossível de negar que uma das melhores equipes da Marvel é, e sempre foi, os X-Men. Com o seu novo filme perto de estrear, esse é um ótimo momento para conhecer um pouco mais sobre as suas histórias. E apesar de atualmente as suas revistas estarem muito boas, a Fica a Dica de hoje vai voltar um pouco no tempo e tratar sobre uma Graphic Novel da década de 1980.

Desde suas primeiras histórias, os X-Men sempre foram uma metáfora para falar sobre as minorias. Todo o ódio contra os mutantes (que é tema importante nas HQs até hoje) era uma forma de retratar o preconceito, mais especificamente o racismo, da sociedade. Claro, existe um atenuante: além de serem diferentes e de serem minoria, eles também possuem poderes que vão além dos humanos normais. Isso só serviu para aumentar a raiva contra eles, o fator do medo sempre foi muito importante. E justamente esse medo foi uma das características mais presentes nessa Graphic Novel de Chris Claremont.

A história mostra um ministro da igreja evangélica que acredita que o homem foi criado à imagem de Deus e, portanto, qualquer um que seja diferente é uma obra do demônio (eu falei que isso era atual, não é?). William Stryker era um sargento do exército que começou a odiar os mutantes quando sua esposa deu à luz uma criança mutante (logo após eles sofrerem um acidente de carro). O rosto do bebê não foi mostrado na história, mas sua mutação provavelmente tinha grandes características físicas. Quando isso aconteceu, Stryker fez aquilo que, segundo ele, é a vontade de Deus: ele matou seu filho e sua esposa e colocou fogo neles e no carro acidentado para fazer parecer um acidente.

Agora, anos depois, ele comanda um grupo de assassinos, cuja única missão é matar mutantes. Logo nas primeiras páginas vemos esse grupo matando duas crianças negras, ambos mutantes. A cor de pele das crianças não é coincidência, essa história faz referência ao genocídio da população negra que acontece até hoje em diversos locais do mundo, incluindo nas periferias do Brasil.


Depois dessa introdução, as histórias dos X-Men e de Stryker se alinham e acompanhamos como eles lidam com essa situação. Entre tudo o que já li dos mutantes da Marvel essa história é, de longe, a que mais me emociona. Distante da quantidade de ação presente em algumas de suas sagas mais famosas, Deus Ama, o Homem Mata (God Loves, Man Killsmostra o lado mais político do grupo e é um marco em sua história. Tocando em um dos assuntos que até hoje mais cria discussões (o preconceito gerado por algumas religiões), essa Graphic Novel toca em uma das feridas mais profundas da sociedade ocidental com uma habilidade sem paralelo.

Mostrando que os seres humanos podem ser vilões mais cruéis do que qualquer alienígena, robô ou monstro, essa história deve ser lida por todos, fãs de quadrinhos ou não. Diálogos fantásticos e uma arte incrível para os padrões da época fazem com que esse enredo, tão importante como tema de discussão, seja apresentado de uma maneira fantástica que deve agradar a qualquer leitor.
X-Men - God Loves Man Kills 7450288552486824393

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item