loggado
Carregando...

[Falando Sobre...] Oscar 2016


Em uma cerimônia marcada por reviravoltas ora surpreendentes, ora revoltantes, o Oscar 2016 premiou na noite do último domingo (28) os melhores do ano no cinema norte-americano. Muitos dos premiados foram previsíveis, no entanto houve espaço para surpresas cujas reações foram as mais variadas possíveis.

Introduzindo a noite com um monólogo incisivo e perspicaz, o apresentador Chris Rock disparou para todos os lados quanto a problemática da falta de diversidade na premiação. Já começou falando da montagem apresentada na abertura, na qual "contou ao menos 15 negros presentes ali", e emendou chamando o Oscar de "o People's Choice Awards dos brancos". Ao falar do porquê houve protesto quanto a falta de indicados negros este ano e não em anos anteriores como os anos 1950 ou 1960, a resposta de Rock não poderia ser mais precisa: "Porque nós tínhamos coisas mais importantes para protestar naquela época. Estávamos muito ocupados sendo estuprados e linchados para nos importar sobre quem era o melhor diretor de fotografia", disse.

Entretanto, o apresentador também não poupou os pivôs do boicote ao Oscar a citar: Spike Lee, Jada Pinkett Smith e Will Smith. Sobre Jada, Rock lembrou os espectadores de sua notoriedade na televisão e disse que "Jada boicotando o Oscar é como eu boicotando as calcinhas de Rihanna. Eu não fui convidado". Sobre Will, o apresentador declarou que não foi justo ele não ter sido indicado a Melhor Ator pelo drama Um Homem Entre Gigantes, assim como não foi justo ele "ter recebido 20 milhões de dólares para estrelar As Loucas Aventuras de James West". Sem muita enrolação, Rock foi ácido ao ironizar a posição do negro em Hollywood e, fazendo coro às palavras ditas por Viola Davis no Emmy do ano passado, foi mais uma vez direto ao ponto: "Não é sobre boicote nem sobre nada disso. Nós queremos oportunidades! Queremos que os atores negros tenham as mesmas oportunidades". Um monólogo para ficar na história do Oscar.

Vamos então à premiação propriamente dita! Assumindo a estrutura da produção de um filme hollywoodiano, os primeiros prêmios anunciados foram os de roteiro, que é por onde a produção de um filme normalmente começa. Sem nenhuma surpresa, Spotlight: Segredos Revelados ganhou Melhor Roteiro Original e A Grande Aposta levou Melhor Roteiro Adaptado, com direito a Adam McKay fazendo campanha contra os políticos apoiados pelas grandes corporações. Assim como a categoria de roteiro, a premiação de Emmanuel Lubezki pela fotografia de O Regresso e Alicia Vikander como Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa também foi conforme o esperado.

Em compensação, a grande surpresa da noite foi Sylvester Stallone ter perdido o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance, que interpretou o espião soviético Rudolf Abel no drama Ponte dos Espiões, dirigido por Steven Spielberg. Outra grande reviravolta foi Sam Smith ganhar o Oscar de Melhor Canção Original por "Writing’s On The Wall", de 007 Contra Spectre, prêmio que muitos apostavam que iria para Lady Gaga pela forte canção "Til It Happens To You", do documentário The Hunting Ground. Por outro lado, uma das surpresas mais agradáveis da premiação foi a vitória da ficção-científica Ex_Machina: Instinto Artificial na categoria de Melhores Efeitos Visuais, deixando filmes como Star Wars: O Despertar da Força e Mad Max: Estrada da Fúria a ver navios.

E por falar em Mad Max: Estrada da Fúria, a obra-prima de George Miller se afirmou como o grande vencedor da noite, comandando um verdadeiro rapa nas categorias técnicas da premiação e abocanhando seis Oscars: Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. O filme ainda foi indicado a Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Filme. No entanto, George Miller viu seu prêmio ser dado a Alejandro G. Iñárritu, ganhando seu segundo Oscar consecutivo de Melhor Direção. Apesar de Mad Max: Estrada da Fúria e O Regresso terem sido os grandes vencedores, quem levou a estatueta de Melhor Filme foi Spotlight: Segredos Revelados, totalizando apenas dois Oscars, o primeiro vencedor de Melhor Filme a ter ganho apenas duas estatuetas desde O Maior Espetáculo da Terra, filme de 1952 dirigido por Cecil B. DeMille.

A premiação também reparou certas injustiças ao dar o prêmio de Melhor Trilha Sonora a Ennio Morricone pelo brilhante trabalho em Os Oito Odiados. Aos 87 anos, o maestro é o vencedor mais velho de sua categoria, aplaudido de pé em reconhecimento ao seu trabalho. Outras vitórias notáveis foram as de atuação principal. Brie Larson coroou sua trajetória nesta temporada de premiações ao vencer o prêmio de Melhor Atriz por O Quarto de Jack. Porém, a aclamação mais esperada da noite foi a de Leonardo DiCaprio, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por O Regresso.


Em outras categorias não tivemos grandes surpresas: Melhor Filme Estrangeiro para Filho de Saul, Melhor Documentário para Amy e Melhor Animação para Divertida Mente. Nas categorias de curta-metragem, Bear Story ganhou em animação, A Girl In The River: The Price of Forgiveness em documentário e Stutterer em ficção.

Espero que tenham gostado da nossa cobertura do Oscar e até o ano que vem. Grande abraço!
Oscar 2016 1073632956202745971

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item