loggado
Carregando...

[Review] Arrow 4x13/14 - Sins of the Father/Code of Silence


4x13 - Sins of The Father


Nada define melhor meus sentimentos sobre esse episódio do que a palavra decepção. Com o vilão principal da temporada sendo tão sem graça, a ideia de dedicar um episódio para a Liga dos Assassinos parecia muito boa, mas infelizmente o que aconteceu em Sins of the Father só contribuiu para aumentar o número de críticas para essa temporada.

Meu maior problema com tudo o que vi neste capítulo foi o enorme desperdício de potencial. Pensando apenas no episódio, o que vimos foi uma sequência enorme de cenas e diálogos muito bons que foram prejudicados por decisões horríveis, que geraram um final medíocre na melhor das avaliações. E pensando a longo prazo o que vimos foi uma dessas decisões destruir uma das melhores fontes de enredo interessante da série: a Liga dos Assassinos. Acabar com a Liga é uma ideia péssima, especialmente em um momento que Arrow está necessitando de uma história capaz de interessar o público e de um vilão melhor.

Outro problema bem grande foi a luta entre Oliver e Malcolm. Desde a segunda temporada comento sobre a falta de uma consistência nas habilidades de luta dos personagens. Mas os primeiros grandes problemas mesmo foram as irmãs Sara e Laurel, que por vezes pareciam mais fraca e mais forte (respectivamente) do que deveriam, mas desde o final da temporada passada as habilidades de Oliver estão sem atenção nenhuma. A temporada toda ele parecia apanhar de qualquer ladrão de galinha de Star City, depois disso ele começa a nocautear mercenários com empurrões e agora ele leva exatamente 21 segundos para vencer um dos maiores artistas marciais da série toda. O combate entre eles foi nojento de tão ruim e eu não consigo pensar em uma desculpa melhor do que preguiça dos roteiristas para explicar isso. Eles sabiam o que queriam fazer, e para chegar ao resultado só falaram "encaixa aí uma cena rápida pra não enrolar muito que já ta bom".

Mas no começo da review eu disse que o final estragou o episódio, então vale comentar sobre o que teve de bom. A batalha entre as duas facções da Liga foi interessante, mesmo que mal explorada, e rendeu cenas e diálogos bons. Pelo menos nesse momento as coreografias não decepcionaram. Outro destaque foi a Felicity. As cenas envolvendo a CEO da Palmer Tech foram bem feitas, em especial o diálogo com sua mãe e a cena em que ela prende o próprio pai. É bom ver que pelo menos com essa personagem estão acertando bastante nesta temporada.

A primeira meia hora do episódio merece elogios, prometia muito, mas a preguiça de fazer algo melhor e uma ideia que não tem explicação fizeram com que o décimo terceiro episódio de Arrow só servisse para fortalecer os discursos pessimistas sobre a série. Mas vendo pelo lado bom, pelo menos a segunda temporada de The Flash está ótima.




4x14 - Code of Silence


Depois da tristeza que foi o episódio anterior, Code of Silence veio com uma proposta diferente e com a função de dar uma movimentada no enredo principal da temporada, e o resultado não foi nada surpreendente.

No começo da temporada foi prometido aos fãs uma quantidade maior de momentos engraçados para dar um tom menos sombrio à série, e parecia que tinham esquecido disso até esse episódio. Não houve nenhum momento de fazer gargalhar, mas as tiradas mais cômicas foram bem colocadas e divertidas, dando um ritmo um pouco mais agradável ao episódio.

Além dos alívios cômicos ocasionais, Code of Silence conseguiu explorar bem um dos personagens mais esquecidos recentemente: o Capitão Lance. Infelizmente repetiram com ele o clichê do "preciso me afastar de quem amo para mantê-lo em segurança", mas a falta de capacidade do Quentin para ter essa conversa pelo menos transformou algo que deveria ser mais do mesmo em uma cena interessante de acompanhar. Mas o melhor mesmo foi sua aparição no final e sua volta com a mãe da Felicity. Isso ainda torna possível minha teoria de que é ela que está no caixão, mas pra isso provavelmente ainda teremos que esperar mais um pouco.

Apesar dos momentos interessantes e do cliffhanger promissor, este episódio não teve nenhum momento que de fato chamou atenção pela qualidade. A gangue da demolição parecia séria demais pra um grupo de "especialistas" que luta com uma marreta e com uma arma de pregos. Além disso, as habilidades deles entram naquele mesmo problema da falta de coerência: como que eles conseguem dar mais trabalho em uma luta do que qualquer membro da Liga dos Assassinos? O que mais me irritou foi a luta do Oliver contra um dos membros da gangue. Depois de vencer Malcolm daquela forma ele teve sérias dificuldades para enfrentar um zé ninguém que dificilmente vai aparecer na série de novo. Esses detalhes são muito irritantes para alguém que está prestando atenção na série, e já faz duas temporadas que esse tipo de coisa não deveria acontecer mais.

O que deixou tudo mais interessante foram os momentos finais. Agora que a Felicity já superou seu problema e a cadeira de rodas já não é mais um empecilho para ela, acho válido darem um fim nisso. Se a situação dela já não tem mais o que render como enredo então é bom que a curem, já que isso pode gerar momentos interessantes. E admito que foi inteligente fazer com que a tecnologia na qual o Curtis trabalhava antes tivesse essa relação com aquilo que pode curar sua chefe. Se essa atenção aos detalhes fosse usada nas lutas eu ficaria muito mais feliz.

Ficando apenas no meio termo, Code of Silence não foi um dos melhores episódios da temporada e até teve momentos desinteressantes, mas não trouxe nenhuma grande decepção e ainda apresentou um cliffhanger que deixou o público querendo mais. O episódio cumpriu sua função, e só isso.

Reviews 7469260653938073225

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item