loggado
Carregando...

[Especial] Cinco Momentos de Alan Rickman


No dia 14 de janeiro de 2016, o ator Alan Rickman faleceu, aos 69 anos, em decorrência de um câncer. Além de um vasto currículo como ator, Rickman tinha experiência como diretor, tendo dirigido dois filmes: os dramas Momento de Afeto (1997) e Um Pouco de Caos (2014). Dono de uma galeria de personagens icônicos e memoráveis em filmes dos mais diversos gêneros, o ator deixou um rico legado que é a prova do quão talentoso e versátil era. Separamos aqui cinco personagens marcantes que ficarão para sempre na lembrança dos cinéfilos e dos fãs deste talentoso intérprete.


Hans Gruber
Duro de Matar (1988)


Muitos provavelmente não sabem, mas a estreia de Alan Rickman no cinema se deu naquele que é talvez o maior filme de ação de todos os tempos: Duro de Matar. E que bela forma de estrear! Na pele do bandido Hans Gruber, Rickman criou um vilão elegante, articulado e inteligente. Um verdadeiro desafio à altura de John McClane (Bruce Willis). Difícil não se deixar envolver pela presença magnética do ator e de um trabalho de caracterização que faz do antagonista um personagem tão bom quanto o herói do filme.


Xerife George de Nottingham
Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1991)


Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões tem seus defeitos, porém Rickman não é um deles. Ao longo dos 143 minutos de filme, vemos o ator fazer milagres com um personagem que, nas mãos de um intérprete mediano, poderia parecer canastrão devido à maldade carregada que foi imposta pelo roteiro. O filme está quase esquecido, ou seja, mais um motivo para conferir a brilhante atuação de Rickman como o Xerife George de Nottingham.


Coronel Brandon
Razão e Sensibilidade (1995)


Uma das maiores parcerias de Alan Rickman no cinema foi com a atriz e roteirista Emma Thompson. Além de contracenar com a atriz na franquia Harry Potter e em Simplesmente Amor (2003) e de a ter dirigido em Momento de Afeto, Rickman teve um papel de destaque em Razão e Sensibilidade, estrelado e roteirizado por Thompson. Nesta magnífica adaptação de Jane Austen, com direção de Ang Lee, o ator interpreta o Coronel Brandon, que se apaixona pela jovem Marianne (Kate Winslet) e que luta para conquistar seu afeto.


Dr. Alfred Blalock
Quase Deuses (2004)


Trabalho pouco conhecido de Alan Rickman, este filme feito para a televisão trata da parceria profissional entre os cirurgiões Vivien Thomas (Mos Def) e o Dr. Alfred Blalock, interpretado por Rickman, que foram pioneiros nas cirurgias de coração na primeira metade do século XX. O filme é uma boa referência para se conhecer um pouco de como certos procedimentos cirúrgicos foram desenvolvidos e aperfeiçoados, além de conferir mais uma performance correta do falecido ator e sua dinâmica afiada com Mos Def.


Severo Snape
Harry Potter (2001-2011)


Enfim, chegamos ao personagem responsável por apresentar Rickman a uma geração totalmente nova de fãs. Na pele do professor Severo Snape, o ator fez com que os espectadores por vezes odiassem e se emocionassem por causa de seu personagem. Por uma década inteira, Rickman pôde demonstrar o cuidado e a atenção que tinha na construção de uma das figuras mais complexas da saga do jovem bruxo Harry Potter, dando um frescor e um novo fôlego a seu trabalho ao mesmo tempo em que os novos cinéfilos tiveram a oportunidade de conhecer e revisitar seus filmes.


*****

Alan Rickman estará para sempre em nossos corações. Seus personagens marcantes também não sairão de nossas mentes. E você, qual deles mais gosta? Tem algum em especial que não está nesta lista? Deixe aqui nos comentários. Até a próxima!!
Especial 1569718725960945273

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item