loggado
Carregando...

[Top 5] Pais no Cinema


Hoje é o Dia dos Pais!! E para comemorar esta data, nossa equipe se reuniu e escolheu cinco filmes que celebram essa pessoa tão especial em nossas vidas.


O Paizão
Por Lucas Ferreira

Big Daddy (1999)
Em uma lista de filmes sobre pais, não poderia faltar aquele que já traz sua temática no título. O Paizão, dirigido por Dennis Dugan, se destaca por ser um dos poucos filmes estrelados por Adam Sandler que são realmente apreciáveis. No filme, o comediante interpreta Sonny Koufax, um sujeito avesso a qualquer tipo de responsabilidade e que enfrenta uma crise no namoro por causa de sua falta de maturidade. Certo dia, um garoto chamado Julian (interpretado pelos gêmeos Cole Sprouse e Dylan Sprouse) aparece em sua porta. À medida que se apega ao garoto, acompanhamos o amadurecimento de Sonny e em como, aos poucos, ele se torna uma referência na vida de Julian, tal qual um verdadeiro pai. Além da divertida dinâmica entre Sonny e Julian, acompanhamos também a relação entre o protagonista e seu próprio pai, Lenny Koufax (Joseph Bologna), que é linha dura com o filho por exigir dele um mínimo de responsabilidade. Com isso, percebemos que os pais (alguns) agem com rigidez porque temem em falhar como mentores de seus filhos e depositam neles grandes expectativas. Assim, vemos que o amor paternal pode ser tão intenso quanto o maternal, e o filme nos dá uma bem-humorada lição de gratidão a quem chamamos de pai.


Um Grande Garoto
Por Eduardo Silva

About a Boy (2002)
"Todo homem é uma ilha". É com essa frase que conhecemos Will (Hugh Grant), um cara bonito e rico, e ao mesmo tempo vazio e egocêntrico, que tenta se dar bem com as mulheres de qualquer jeito, mesmo que para isso ele tenha que entrar em um clube de pais solteiros e inventar um filho imaginário. Sua vida começa a mudar quando seu caminho cruza com o jovem Marcus (Nicholas Hoult) e sua mãe, a problemática, Fiona (Toni Colette). Marcus é um menino de 12 anos com problemas na escola - por ser meio diferente, é rejeitado pelos garotos que estão sempre na moda e também sofre com o fato de que sua mãe é depressiva. No dia em que eles se conhecem, Fiona tenta se suicidar. A partir daí surge uma improvável amizade entre os dois. A relação desenvolvida não é exatamente a de pai e filho, mas ao longo do filme acompanhamos como a troca entre os dois traz crescimento de diferentes maneiras, bem como na vida real, onde estamos num aprendizado constante com nossos pais e eles conosco. Por isso Um Grande Garoto tem espaço garantido nesta lista.


Procurando Nemo
Por Iuri Mendes

Finding Nemo (2003)
Procurando Nemo foi o resultado uma ótima junção da Disney com a Pixar. Lançado em 2003, a animação reflete a sociedade humana no fundo do mar, e claro, não podia faltar essa interação de pai e filho no filme. A devoção e o amor de Marlin, pai de Nemo, durante todo o filme é palpável, se metendo nas maiores encrencas e atravessando oceanos para salvar o filho. Mesmo com algumas diferenças durante o longa, a mensagem que fica é de que Marlin e Nemo possuem uma cumplicidade, e ela é bem retratada. Apesar de ser lançado há mais de uma década, a história entre o pai e filho é atemporal e sempre quando vista é interpretada da mesma forma. Além disso, os personagens secundários a completam. Quem não se lembra da lendária Dory? E a preguiçosa tartaruga Crush? Independente de quando, Procurando Nemo é uma ótima animação para se rever nesse Dia dos Pais após o almoço de domingo com a família toda. Definitivamente vale a pena.


A Vida é Bela
Por Rafael Crempe

La vita è bella (1997)
Um dos filmes mais tocantes que já assisti, A Vida é Bela consegue mostrar de maneira divertida - e ao mesmo tempo bastante triste - até onde um pai vai para preservar a vida de seu filho. Ambientado em um campo de concentração nazista, Guido, o personagem judeu de Roberto Begnini, decide contar ao filho que aquilo era uma brincadeira e o vencedor ganharia um tanque de guerra. Poupando a criança do sofrimento de entender o que se passava em seu país e os perigos que corria, Guido enfrenta tudo e todos para proteger o que mais importava em sua vida, mesmo que isso acabasse em morte. A Vida é Bela, além de abordar questões políticas e sociais, tem como seu elemento mais forte o amor que um pai pode sentir por seu filho e sua esposa, merecendo muito o seu lugar nessa lista.




À Procura da Felicidade
Por Darlan Generoso

The Pursuit of Happyness (2006)
À Procura da Felicidade conta a emocionante história de um homem lutando pela sua sobrevivência e principalmente a de seu filho. Trata de um pai chamado Chris Gardner (Will Smith) que faz o possível e o impossível para cuidar da sua família da melhor forma possível diante de uma forte crise financeira. Ele, que faz um investimento em scanners usados em consultórios médicos, acaba se vendo em uma cilada pela falta de retorno e alto custo dos equipamentos, que seriam dificilmente revendidos, ainda mais com o mercado em crise como a que o filme relata. Dramaticamente o filme é impecável, principalmente no que diz respeito à relação que Chris tem com o filho, que é de extrema cumplicidade e carinho. Os dois funcionam muito bem juntos em cena e todos os sacrifícios (até mesmo dormir na rua ) e subempregos pelo qual ele se submete para manter a inocência e o conforto, mesmo que mínimo, de seu filho, retratam e muito o que é ser pai. O filme é obrigatório para qualquer pessoa que goste de histórias de superação e principalmente que curtam se emocionar com elas. A empatia com a figura paterna que Chris representa é muito forte, e se você estiver em busca de um filme para poder assistir junto ao seu pai, sem dúvidas À Procura da Felicidade é uma excelente opção.


:: BÔNUS ::


Pequena Miss Sunshine
Por Raiza Campos

Little Miss Sunshine (2006)
Ao que de início pode não parecer, Pequena Miss Sunshine te leva à emoções e a muitas reflexões, que vão de relações familiares complexas até a imposição de padrões na infância. Tudo isso com muita doçura e a coragem inspiradora de Olive (Abigail Breslin), uma menina que não atende aos padrões de beleza convencionais, mas que possuía o sonho de ser uma pequena miss. É esse motivo que leva sua família a uma viagem em que tudo mudaria. O primeiro a acreditar no sonho da pequena é seu pai Richard (Greg Kinnear), um palestrante motivacional que está tentando vender seu programa de autoajuda, que tem a promessa de transformar qualquer pessoa em uma vencedora em nove passos, e decide encarar esse desafio como parte de seu projeto. Além dele, temos o avô de Olive, Edwin (Alan Arkin), um senhor que foi expulso do asilo por ser viciado em heroína e que nos brinda ao longo da projeção com memoráveis e divertidos momentos ao lado da neta ensinando uma pequena e importante lição: ainda que todas as circunstâncias digam que você não vai conseguir, continue e insista, pois o vencedor é aquele que persevera.


Feliz Dia dos Pais!!
Tops 3025735338318360161

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item