loggado
Carregando...

[Review] Falling Skies 5x09 - Reunion


Falling Skies é uma série com algumas características bem marcantes. Os criadores apostaram durante todas as temporadas em algumas fórmulas prontas e, apesar de vários momentos inesperados, muitas vezes a situação ficava previsível. Sabendo disso, não é de se surpreender que mesmo no penúltimo episódio eles fossem acabar caindo nessa saída mais fácil que tantas vezes foi vista na série, mas a pergunta aqui é: será que valeu a pena?

Nesta temporada, e nas passadas, por diversas vezes eu comentei das “coincidências” incríveis que sempre apareciam para ajudar os personagens principais a sair de situações perigosas. Aconteceu com o Tom sendo salvo pelo último sobrevivente de uma raça alienígena supostamente extinta (pelo menos isso é melhor do que ele simplesmente sobreviver por sorte e ter alucinações sobre o que aconteceu) e aconteceu agora com essa suposta arma capaz de matar todos os invasores. É verdade que sem essa arma eles provavelmente teriam sido todos mortos, mas qual o problema disso? Eu realmente acho que um final “triste” em que a raça humana é derrotada seria mais proveitoso para a série do que insistir nesse erro da saída fácil.

As séries hoje em dia, e mesmo os filmes, estão explorando cada vez mais a derrota (em pequena ou grande escala) dos personagens principais (no sentido que o fator “invencibilidade” está meio em baixa). E levando em conta que uma das maiores séries da atualidade se baseia na não existência de um personagem principal imortal (óbvio que estou falando de GoT), seria muito interessante considerar um final “ruim” para a humanidade. Imagino que muita gente discorda disso, mas eu não queria ver uma série tão boa ficar marcada por algo tão chato e repetitivo.

E se estamos falando em saída fácil, a derrota do Pope foi uma das coisas mais idiotas que eu já vi em FS. Eu mesmo falei na review passada que ele seria apenas um prelúdio para o último confronto, mas nem nas minhas piores expectativas estava uma batalha “final” tão bo%$a rápida, sem emoção e fácil. Só espero que o confronto com os alienígenas não siga o mesmo modelo.

A aparição da Lexi falsa foi, em questão de enredo, o único fator completamente inesperado. Pensei que fossem esperar até o momento do confronto para a aparição dos “humanos falsos”, mas foi um fator interessante. Serviu para mostrar um crescimento dos personagens, coisa que já não vinha sido explorada recentemente. Matt e Ben foram os destaques entre os filhos de Tom em relação a isso. O mais novo se mostra cada vez mais maduro e importante para o grupo, muito diferente da criança mimada que existia até pouco tempo. Ben está dando seu melhor para conseguir proteger a família e mostrou mais uma vez o quanto a segurança daqueles que ele gosta é mais importante do que a sua própria.

Portanto, o que vimos neste episódio foi uma sucessão de fórmulas repetidas, somadas a momentos decepcionantes e com um ou outro ponto positivo para balancear. Honestamente, não foi um episódio ruim, e se tivesse acontecido em qualquer outro momento da série com certeza conseguiria uma nota relativamente boa, mas por ser o penúltimo capítulo de Falling Skies, Reunion não deveria ter se prendido a tudo que já vimos até aqui, mas sim deveria ter ido em uma direção nova; mesmo que isso significasse um final capaz de dividir opiniões.

Reviews 4217585670530892447

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item