loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Série: The Affair


Apesar de seu título sugestivo, The Affair é mais do que uma simples história de adultério e traições. Ganhadora de dois Globos de Ouro em 2015 (Melhor Série Dramática e Melhor Atriz em Drama), a série é um drama perspicaz que trata sobre como homem e mulher, inseridos no mesmo mundo, são capazes de ter impressões diferentes de uma mesma experiência vivida e compartilhada por ambos. Neste caso, um adultério.

The Affair gira em torno do relacionamento extraconjugal de Noah Solloway (Dominic West) e Allison Bailey (Ruth Wilson). Ele, um escritor e professor de escola pública, casado com Helen (Maura Tierney), filha de um autor famoso, e pai de quatro filhos, que aproveita as férias de verão para escrever seu segundo livro. Ela, uma garçonete que está enfrentando problemas em seu casamento com Cole Lockhart (Joshua Jackson), enquanto tenta superar a morte precoce de seu filho. Os dois se conhecem quando a família de Noah vai passar as férias de verão na casa dos pais de Helen em Montauk, cidade litorânea de Long Island onde Allison vive.

Até aí, a trama não apresenta muita novidade. Porém, o diferencial de The Affair está na forma como a história é contada: nenhum dos dois possui o monopólio da fala, ambos têm seus pontos de vista relatados. Tendo em vista que os fatos são relatados em flashback, a série faz um uso interessante da memória de cada narrador. Com isso, muitos aspectos e situações divergem conforme as perspectivas apresentadas. Por exemplo: quando Noah e Allison se conhecem na lanchonete onde a moça trabalha, ele lembra que a moça estava com o cabelo solto e usando um vestido muito curto, apresentando-se muito provocante; por outro lado, ela lembra que estava com o cabelo preso e o vestido não era curto, além de estar visivelmente abatida. Não obstante, um misterioso assassinato acontece em determinada altura da série e, consequentemente, Noah e Allison acabam sendo investigados (o que explica os flashbacks e a narração a partir de dois pontos de vista). Veja o trailer da temporada:


Criada por Sarah Treem (que trabalhou como roteirista em House of Cards) e Hagai Levi, The Affair discute de forma contundente sobre a natureza dos relacionamentos amorosos, seja conjugal ou extraconjugal, mostrando o quanto é árduo manter um casamento em meio à rotina e aos dramas pessoais paralelamente aos conflitos familiares; ao mesmo tempo em que apresenta, sem julgamentos ou preconceitos, as consequências psicológicas e emocionais de um adultério nas vidas dos principais envolvidos e das pessoas que os cercam.

E se não bastasse contar com uma trama brilhantemente escrita, as atuações inspiradíssimas do elenco principal também não deixam a desejar. Dominic West representa de maneira convincente o vazio de seu personagem em relação à própria vida e à rotina familiar, mal conseguindo disfarçar o desdém que sente pelos sogros. Noah é notadamente um canalha narcisista, mas graças à atuação de West, conseguimos sentir alguma empatia pelo protagonista. Ao passo que Ruth Wilson surge tocante na pele de uma mulher melancólica e autodestrutiva, que não consegue lidar com a morte do filho e que não suporta o fato de seu marido ter conseguido seguir em frente. Allison é a personagem mais difícil da série, oscilando entre a sensualidade vislumbrada por Noah e a depressão que a consome intimamente. Embora a narrativa se concentre na dinâmica entre Noah e Allison, os atores Maura Tierney (E.R.) e Joshua Jackson (o eterno Pacey de Dawson's Creek) fazem jus ao título de "coadjuvantes de luxo", entregando interpretações sólidas, sem jamais serem ofuscados por seus protagonistas.

Com dez episódios lançados no ano passado, The Affair voltará em sua segunda temporada ainda este ano e com muitas perguntas a serem respondidas.

Até a próxima dica!

*****

Curiosidade: a atriz Julia Goldani Telles, que interpreta Whitney, a filha mais velha de Noah e Helen, fala português fluentemente, pois morou no Rio de Janeiro até os cinco anos de idade e sua mãe é brasileira! =)
The Affair 1564184100827793324

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item