loggado
Carregando...

[First Look] Scream 1x01 - Pilot

Qual de nós irá sobreviver?


Qual de nós irá sobreviver?

Quando a MTV anunciou que faria a adaptação da franquia Pânico para a televisão, um misto de alegria e medo tomou conta de mim. Alegria por ser um dos maiores fãs do filme de 1996, estrelado por Neve Campbell e companhia, mas com medo de pensar qual seria a forma que o esquema "maníaco mata adolescentes avulsos" iria durar numa série de sabe-se lá quantas temporadas. Além disso, a linha tênue entre o terror e a comédia também poderia facilmente ser uma armadilha.

Felizmente, o piloto foi capaz de mesclar esses dois elementos de uma forma coesa e divertida. A cena inicial mostra que as redes sociais serão presença marcante na abordagem da série e não apenas a tradicional ligação realizada por Ghostface antes do ataque às vítimas. Essa abertura trás uma homenagem à morte de Drew Barrymore na cena inicial do primeiro filme, mas com a diferença de que agora existem iPhones, Snapchats e coisas do tipo.

O fato é que a série segue a mesma linha do filme, quando um grupo de adolescentes serão mortos por um psicopata mascarado e, assim como no original, existe aquela que será o foco da perseguição. Se antes era Sidney, aqui temos Emma (Willa Fitzgerald), uma jovem "do bem", mas que tem um lado negativo, coisa que o novo assassino parece querer provar. Afinal, nas redes sociais todo mundo quer mostrar sua vida perfeita, com amigos perfeitos.

Vale lembrar que o passado da cidade de Lakewood é sombrio. Há 20 anos atrás, um outro psicopata fez uma chacina depois de ser rejeitado por Daisy, que por mera coincidência é a mãe de Emma. Então fica a pergunta: será que o assassino do passado voltou para se vingar ou alguém está querendo reviver o "legado" deixado por ele? Isso só o tempo dirá, afinal, no cinema a franquia era mestre em brincar com quem poderia ser a mente por trás dos crimes e se valia de diversos jogos para lançar a semente da desconfiança entre os personagens.

Scream trabalha todos os estereótipos para atender esse gênero de produção: a loira burra, o namorado avulso e traidor, o nerd fanático por filmes de terror (R.I.P Randy), o forasteiro misterioso, o professor que se relaciona com uma aluna, entre outros. Somado a isso, temos o fato de o roteiro ser muito bem escrito e haver bons diálogos que evocam em muito a metalinguagem existente nos filmes. O maior exemplo disso é Noah (John Carna), que em sua primeira cena expõe o qual complicado seria levar esse tipo de filme para a TV.

- O gênero gótico está em toda TV agora. Tem "American Horror History", "Bates Motel", "Hannibal."

- E "O Massacre da Serra Elétrica" ou "Halloween"?

- Esses são filmes de psicopata. Não se faz um filme de psicopata como uma série de TV. Bem, pense sobre isso. Menina e seus amigos chegam à boate, ao campo, à cidade deserta, que seja.

- Aí o psicopata os mata um a um. Depois de 90 minutos, o sol aparece e a menina sobrevivente sentada na ambulância vê os corpos dos amigos passando. Filmes de psicopata passam muito rápido. Na TV é preciso esticar as coisas.

E são justamente esses elementos que tornam este piloto atrativo, divertido e altamente recomendável não somente para os fãs e saudosistas da franquia, mas também para quem procura uma série divertida e sem muito compromisso.

Scream 6187827906362882620

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item