loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Livro: Lugares Escuros

“ Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. É o sangue dos Day. ”


Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão.
É o sangue dos Day.

Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar, nos deu esse presente maravilhoso que é Lugares Escuros. Uma trama empolgante que nos sequestra e nos transporta para a história. Durante todo o livro as frases carregam um teor de suspense, que consegue fisgar o leitor. O modo como Gillian escreveu é incrível, tudo propositalmente pensado para que a trama se desenvolva de forma instigante, mas não demais; aterrorizante, mas na medida certa; e com várias revelações no decorrer dos capítulos.

A narradora principal é Libby Day, a única sobrevivente do massacre à sua família em Kinakee, Kansas, mas não sem marcas físicas e psicológicas. Os pensamentos e atitudes de Libby transcritos no texto são meticulosamente detalhados, nos dando uma ideia do que aflige a personagem. Tudo isso ocorrendo no presente, só que a autora é mais audaciosa e cria capítulos que precedem o massacre da família Day. Nesse ponto da história há dois narradores: Patty Day – a mãe das crianças –, uma dona de casa atolada em problemas financeiros e domésticos; e Bem Day, irmão de Libby, e até então o condenado pela morte da família. As misturas dos flashbacks e do presente constroem a história e te levam, inevitavelmente, a criar várias teorias sobre o que realmente aconteceu. À medida que Libby continua sua investigação sobre o que realmente ocorreu naquela noite e nos divulga mais partes da história, somos obrigados a refazer todas aquelas teorias e começar do zero. A ideia de Flynn é te colocar no ponto de observador e, ao mesmo tempo, agente da história. E isso me interessou bastante no livro.

Além disso, a forma como a autora explora o melhor e o pior do ser humano em um livro é fenomenal. Gillian não tem medo de ser ousada e “maldosa” em alguns pontos da história, mas também sabe pegar leve em momentos mais tranquilos. Os livros dela são inusitados e imprevisíveis por isso. A dinâmica que ela adota é fenomenal.

A família Day estava longe de ser uma ótima família e, assim como todas as outras, estava cheia de problemas. Nem sempre as coisas acontecem como deveriam, e isso é muito bem mostrado no livro. Os personagens secundários também não ficam para trás quando o assunto é detalhe, e nem sempre mantém essas características pré-definidas. A história construída no livro é chocante e libertadora. Gillian Flynn foi feliz ao escrever a obra, e ela merece o sucesso alcançado.

P.S.: Assim como Garota Exemplar, Lugares Escuros ganhou uma adaptação cinematográfica que ainda não tive a oportunidade de assistir. Vale a pena ficar ligado em tudo que reproduz as obras de Gillian.
Lugares Escuros 771584784736703599

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item