loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Filme: A Casa Silenciosa

Um claustrofóbico conto de terror.


Um claustrofóbico conto de terror.

Em 2010, um curioso filme uruguaio ganhou repercussão por conta de sua proposta: filmar “sem cortes” uma história de suspense num ambiente comum e com apelo deveras real. Sim, é claro que o diretor Gustavo Hernández não fez La Casa Muda (2010) exatamente como a divulgação indicava – a edição do filme foi a responsável pelo feito alcançado –, porém há de se convir que a originalidade da premissa merecia destaque já pela corajosa decisão. Sabendo que remakes hollywoodianos são uma realidade do cinema mainstream norte-americano, não demorou muito para A Casa Silenciosa (2011) ganhar diretores, roteiristas e produtora. No entanto, diferente de títulos como Quarentena – a versão pavorosa de [Rec] –, o filme da dupla Chris Kentis e Laura Lau não só fez jus ao trabalho de Hernández como revelou Elizabeth Olsen, a nova queridinha da América.

Na trama, a jovem Sarah (Olsen) vai com seu pai John (Adam Trese) e seu tio Peter (Eric Sheffer) à uma antiga casa de campo da família para reformá-la e vendê-la. Após uma discussão, Peter resolve ir para cidade, e Sarah e seu pai ficam sozinhos na casa. A noite que passarão no imóvel, porém, não será tranquila, pois eles serão aterrorizados por acontecimentos estranhos que parecem ecoar de um segredo do local.

Mesmo caindo em certos clichés uma vez ou outra, A Casa Silenciosa tem o mérito de se distanciar dos exemplares do gênero por conseguir imprimir tensão, graças a sua ambientação. Juntando isto a interpretação da protagonista, é impossível não se pegar envolto pela atmosfera sufocante e assustadora de uma história que poderia muito bem ser refletida como um retrato da nossa realidade – e ao juntar as peças do quebra-cabeça é exatamente isso que a gente faz.

Climático, angustiante e surpreendente, A Casa Silenciosa é um dos melhores filmes de suspense que vi em tempos, bem como uma dica infalível para uma noite chuvosa. Prepare-se para ficar na borda da sua cadeira durante os oitenta minutos de tensão e terror.

Fica a Dica 3781843576478034756

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item