loggado
Carregando...

[Review] The Strain 1x06/07/08 - Occultation/For Services Rendered/Creatures of the Night

Apocalipse.


Apocalipse.

Mesmo traçando sua história sob a sombra de um evento apocalíptico cego, The Strain consegue criar cada vez mais tensão ao passo que os strigoi do Mestre dominam Nova York de uma forma brutal e assustadora. O eclipse destaque do episódio Occultation; a relação complexa entre Setrakian e Eichhorst em For Services Rendered e o cerco na loja de conveniência que une um peculiar e destemido grupo de sobreviventes em Creatures of the Night são eventos aparentemente desconexos, mas que aos poucos vão conferindo identidade e força aos protagonistas e seus algozes.

Por esperar um episódio evento e mais dinâmico, acabei me decepcionando com Occultation. As tramas convergiram, os strigoi atacaram mais uma vez a vista de todos, porém sequências como a de Eichhorst se alimentando soaram deslocadas e sem nenhuma razão para existir. Confesso que o encontro de Gus com Jim, por mais cômico que tenha sido, foi bem mais interessante que a abordagem escolhida para mostrar Eichhorst como um strigoi evoluído. Felizmente, o roteiro dos dois episódios seguintes se prontificou a consertar, ou melhor, a desconstruir de uma forma bem mais emblemática a figura do vilão.

Em compensação, o destaque dado para Vasiliy e a caçada enfrentada por Eph me agradaram bastante. Nos livros Vasiliy não tem família e é bem menos sociável, mas fica claro que essa mudança na história do caçador é uma porta para o drama dos “entes queridos” que sempre voltará à tona com a maldição dos strigoi. Eph, no entanto, é tão pragmático quanto a sua contra-parte dos livros. Eu sei que algumas pessoas o acham chato, mas a pegada “homem da ciência” sempre contribui para a evolução de personagens com essa alcunha. No fim, Occultation ainda encontra espaço para deixar Gus em maus lençóis - o destino do mexicano em For Services Rendered já me deixou ansioso - e coloca os Goodweather na mira da infecção vampírica ao mostrar o namorado chato de Kelly num dos ataques durante o eclipse.


O sétimo episódio retorna ao passado de Setrakian e de uma forma surpreendente: descobrimos que o judeu participou indiretamente dos planos de dominação do Mestre. Tudo isto ao se tornar um dos empregados pessoais de Eichhorst no campo de concentração. Richard Sammel continua fazendo do strigoi alemão um dos maiores atrativos de The Strain, e as cenas que divide com qualquer um dos protagonistas sempre gera uma tensão sufocante, vide o debate inspirado que tem com Setrakian no passado, ou mesmo o encontro entre eles na estação de metrô décadas depois. 

Quem também faz uma última aparição aqui é a advogada Joan Luss. A penúltima sobrevivente do voo Regis Air espalha a infecção pelo seu condomínio e ataca os filhos e a babá Neeva, porém é parada por um curioso esquadrão strigoi dando brecha para o primeiro grande “WTF?” da série. A sequência foi estranha e bem trash, mas é esclarecida num diálogo sucinto entre Setrakian e Vasiliy já no próximo episódio. Sim, os strigoi possuem um sistema de castas e o BOPE vampiro (apelido carinhoso dado ao esquadrão e que eu já adotei) com certeza faz parte de outra linhagem de criaturas, o que já me deixa ansioso para conhecer os seus comandantes.

Creatures of the Night é o bottle episode da temporada, e se, no futuro, a série optar por outra hora nesse estilo, eu já adianto que teremos mais uma possível pérola. O encontro entre Vasiliy e o team Setrakian foi orgânico e bem conduzido, além de inserir a hacker Dutch Velders (a primeira personagem original da série) no centro dos eventos principais. Os diálogos expositivos de The Strain, por mais rasteiros que possam parecer, não me incomodam quando temos sequências de ação bem conduzidas, e os momentos-chave apresentados em Creatures of the Night ofuscaram todo e qualquer defeito do gênero.

O abrupto fim de Jim ainda deu a deixa para o “ninguém está a salvo” - uma ferroada é o suficiente para decretar a morte de alguém - e direcionou a linha que conduzirá a relação entre Eph e Vasiliy. Logo, com Dutch Velders no team Setrakian e a infestação strigoi cada vez mais alarmante, não vai demorar muito para Eldritch Palmer e Eichhorst terem seus planos desmascarados. Resta saber se até lá o Mestre vai finalmente fazer jus ao seu título... O círculo começa a se fechar.

P.S.1: Eichhorst era um laranja do Mestre antes de ganhar espaço como um strigoi supremo, assim como Palmer. Paralelo bem pensado esse aí.

P.S.2: A dupla Vasiliy e Setrakian já tem minha atenção! Prevejo momentos épicos no futuro.


The Strain 651245523793477340

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item