loggado
Carregando...

[Review] The Leftovers 1x06 - Guest

Mais um episódio sólido põe a série no caminho certo.


Mais um episódio sólido põe a série no caminho certo.

Com Guest, é oficial: The Leftovers deixou de lado as pretensões de ser a próxima grande série de mistério e se contentou com o desenvolvimento dos dramas humanos dos deixados para trás - e esta foi provavelmente a melhor decisão possível depois dos primeiros episódios bagunçados e um tanto aleatórios. Guest continua a analisar a condição psicológica e humana de seus personagens diante de situações de grandes conflitos, carregados com uma carga emocional sufocante e cenas desesperadoras.

O episódio é focado em Nora Durst, personagem secundária que me intriga desde o piloto. Eu sabia que ela tinha um grande potencial a ser explorado, e os pitacos dados nos cinco episódios anteriores convergiram neste magnífico capítulo, e criaram alguns dos momentos mais tristes da série. Guest é um episódio surpreendentemente doce, construindo-se lenta e sutilmente com situações aparentemente comuns que logo desembocariam em grandiosas e assombrosas cenas. 

De fato, temos no mínimo três cenas que merecem destaque pela sua profundidade, construção e impacto: a cold opening, que dispensa comentários; a festa no hotel, que demonstra a decadência da sociedade pós-arrebatamento, de maneira similar às cenas de Jill no piloto; e a surpreendente sequência final - minha favorita do episódio -, cuja melancolia e emoção simplesmente não podem ser medidas em palavras. De maneira geral, este episódio ganha pontos por mostrar um lado deste mundo ainda não visto na série: o lado de fora da sociedade calma e organizada de Mapleton. O lado em que o caos não é uma simples promessa, é uma realidade. E a maior parte do caos se traduz no trauma, tanto de Nora quanto de seus companheiros no congresso, mostrando o quão perdidos estão estes personagens, perdidos o suficiente para preferirem sentir dor a não sentir nada.

Do lado técnico, a direção e o roteiro estiveram, mais uma vez, quase impecáveis. Assim como na semana passada, é difícil achar algum erro relevante no desenvolvimento e na construção deste episódio - talvez, alguns pequenos problemas de ritmo, mas mesmo estes passam despercebidos. Em sua sexta semana, The Leftovers prova que talvez, enfim, tenha encontrado o caminho certo. Eu adoraria que episódios focados num personagem só fossem mais recorrentes. Assim, teríamos bons desenvolvimentos todas as semanas, e alguns dos personagens sem rumo, como Jill e Tommy, poderiam parecer mais simpáticos. O fato é que The Leftovers está aos poucos me conquistando novamente e, se continuar assim, não nego que sua primeira temporada ainda terá sido problemática, mas, ao menos, a série conseguirá finalizar seu primeiro ano em bom tom e abrir portas para uma segunda temporada ainda melhor.

P.S.: Sabemos que esta série é bastante adepta de sutilezas e pequenas dicas nos episódios. Pois bem, desconfio da ligação de Matt, e da maneira como ele afirma ter "mudado de vida". Será que, afinal, ele pode mesmo ter algo a ver com a morte da Remanescente? Ou será um novo plot?

The Leftovers 1214929496093570426

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item