loggado
Carregando...

[First Look] Outlander 1x01 - Sassenach

Forasteira.


Forasteira.

Outlander, a nova série de Ronald D. Moore (Battlestar Galactica), é um romance histórico de ficção científica que marca o retorno do cultuado showrunner a produções de peso e visivelmente ambiciosas em escopo narrativo. Baseada na série literária de mesmo nome, da escritora Diana Gabaldon - que já dura mais de duas décadas -, Outlander conta a história da enfermeira Claire Randall (a carismática Caitriona Balfe) que logo após a Segunda Guerra Mundial tenta recuperar o seu casamento com o historiador Frank Randall (Tobias Menzies), mas se encontra perdida numa fantástica reviravolta ao ser transportada misteriosamente para uma Escócia de 1743 e para os braços do jovem guerreiro escocês Jamie Fraser (Sam Heughan). 

Pode parecer exagero, mas ao ouvir Claire ponderar sobre a efemeridade de decisões como a compra de um vaso na cena que abre o piloto, eu tive a certeza de que iria gostar muito de Outlander. É muito difícil nas séries atuais que protagonistas se mostrem fortes e carismáticos logo de cara, mas a doçura no olhar destemido de Claire ao tentar salvar a perna mutilada de um soldado na Segunda Guerra já me fez enxergar a moça com outros olhos.

O roteiro de Ronald D. Moore tem grande parte na força com a qual o piloto é conduzido, pois é a narração em off da moça - artifício que se mal empregado, empalideceria toda a trama - que consegue fazer com que a gente atente para os pequenos detalhes do passado, presente e futuro de Claire. Podemos notar também, já nas primeiras cenas, o cuidado acima do normal que o canal Starz teve com a produção do piloto. As paisagens escocesas, a sombria e enigmática cidadezinha onde o casal Randall vai passar a segunda lua de mel e a belíssima formação rochosa que serve de portal para a viagem da nossa protagonista, têm vida própria e enche os olhos a cada quadro mostrado (a sequência que trás a execução de um ritual celta em pleno amanhecer, por exemplo, me deixou emocionado de verdade).

Sem pressa de apresentar a sua trama, a série pontua pequenos e empolgantes mistérios que só me fizeram ficar mais curioso pelo desenrolar da história: como o fantasma que estava espionando Claire no futuro, as druidisas, as possibilidades de um efeito borboleta e por aí vai. Vale dizer também que tendo sua morada na TV fechada, o programa se beneficia da liberdade em ser um romance verdadeiramente adulto e, claro, as cenas mais explícitas sempre serão um atrativo a mais, diga-se de passagem.

Coroando esta Summer Season como a temporada de melhores estreias em anos, Outlander é outra das grandes promessas de 2014, que chega e nos deixa correndo doidos para conseguir tempo de apreciar tanta série boa. Assim como você, Claire, eu estou pronto para essa jornada que está apenas começando.

P.S.: Trilha sonora do Bear McCreary agressiva de tão emblemática. Que negócio lindo meus caros.


Starz 8989729679221113420

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item