loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Livro: Orange is the New Black


Orange is the New Black, livro escrito por Piper Kerman, que serviu de base para a criação da ótima série homônima do Netflix, conta a história de Piper um pouco como na série: adulta, com uma vida encaminhada e um relacionamento estável com o escritor Larry, ela se vê de repente em meio a um processo criminal por tráfico de drogas que envolve relacionamentos e erros cometidos no começo de sua juventude. Para cumprir menos tempo de pena, admite a culpa e é condenada, depois de uma espera de cinco anos a se apresentar para passar 13 meses em um presídio.

Uma coisa que gostei muito foi que a linguagem do livro é bem fácil e as histórias me levaram a um mundo até então desconhecido: o submundo do crime e das penitenciárias femininas. É impressionante como Kerman consegue nos passar exatamente como está se sentindo com muita clareza, de modo que a identificação se torna quase que imediata. Para os que, assim como eu, já assistiram e são fãs do seriado, a essência da trama é a mesma e muitas situações foram adaptadas para as telas com incrível autenticidade, porém, muitas alterações foram feitas.

Para mim, a principal delas é o relacionamento entre Piper e Nora Jansen (que no seriado, é chamada de Alex Vause). Acompanhamos todas as viagens e luxos e o encantamento da moça por Nora. Toda a trama do que levou Piper a transportar dinheiro gerado pelo tráfico internacional de drogas é esmiuçada com mais calma no livro, de modo que a coisa funciona tão bem quanto no seriado, porém de forma mais coesa, sem pressa. Além disto, na obra literária, Nora não é presa na mesma cadeia que Piper Chapman; na verdade, elas só se encontram quando Piper é transferida para Chicago para aguardar o julgamento do traficante Kubra Balik (Jonathan Bibby, no livro) quase treze meses depois de estar na prisão. Provavelmente essa foi uma decisão dos roteiristas da série para trazer uma dramaticidade e tornar o enredo mais interessante para o programa.

Os nomes dos personagens também foram alterados. Piper Kerman, que no seriado se chama Piper Chapman, deixa claro que os nomes utilizados no livro são fictícios, a não ser aqueles em que os personagens autorizaram o uso do nome verdadeiro. Aparentemente, os produtores do seriado não gostaram dos nomes criados pela autora, e acabaram alterando alguns detalhes, a começar pela prisão.

A Piper real foi presa na penitenciária feminina de Danbury, em Connecticut, enquanto no seriado a personagem vai à prisão de Litchfield, no mesmo Estado. Como já citei antes, Alex Vause na verdade é Nora Jansen. Red, a cozinheira russa, é chamada de Pop - uma das pessoas a quem Piper dedica o livro. Já outras personagens tiveram seus nomes mantidos, como o Larry, Pennsatucky - que infelizmente não tem muito destaque no livro e recebe apenas poucas linhas - e Crazy Eyes. Esta, aliás, é completamente diferente no livro. Na história real, ela é hispânica e chamada de Morena. Piper conta que ela tinha aspecto imaculado, com uniforme passado e arrumado, mas seus olhos eram assustadores. Obviamente o discurso da necessidade de se rever as condições e o cotidiano dos presídios está melhor colocado no livro.

Orange is the New Black traz, também, dados (lembra, por exemplo, que um dos principais problemas dos Estados Unidos é que a sua população carcerária é a maior do mundo) junto à experiência da autora. Se existe um ponto que pode ser caracterizado como negativo no livro, em comparação com o seriado, esse seria a centralização de toda a trama em Piper, o que faz todo sentido, visto que esta é uma obra autobiográfica. Entretanto, creio que a forma como a história é contada na série seja mais atraente e nos permita uma visão mais ampla da situação da protagonista.

Minha conclusão é que, ao ler o livro, não podemos esperar todas as reviravoltas que ocorrem na série, entretanto a obra original de Kerman tem o mérito de ser bem mais séria e mais confessional sobre a vivência no presídio, sendo válida para quem se interessou mais pelo tema do que pelo impacto da história.
Orange is the New Black 2807433396129068907

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item