loggado
Carregando...

[Fica a Dica] Música: Doro Pesch

All hail the Metal Queen!


All hail the Metal Queen!

Se você gosta de Heavy Metal, provavelmente já ouviu o nome Doro Pesch. E como essa é a primeira postagem no LoGGado falando sobre esse gênero, nada mais justo do que começarmos com sua rainha.

Com mais de trinta anos de carreira, Doro foi uma das primeiras mulheres a liderar uma banda de Metal e é, até hoje, referência para novas vocalistas. A alemã começou sua carreira como frontwoman da banda Warlock, um dos símbolos do Metal da década de 1980. Sua presença de palco e voz, somadas com o instrumental e as letras das músicas, garantiram o sucesso da banda, que chegou a sair em turnê acompanhando a lendária Judas Priest.

No final da década de 1980, a banda teve que mudar de nome por questões legais, então já que ela era o único membro original restante (e o mais famoso), a rainha do Metal continuou a fazer shows e entrar em turnês, mas dessa vez sob o nome de Doro. Nessa época, sua música passou por muitas transformações: com o Heavy Metal tendo perdido muito de sua popularidade durante os anos 1990, ela se adaptou sem nunca sair de suas raízes. Foram seis álbuns de estúdio entre 1990 e 2000 e, apesar de haver um esforço para se atualizar e explorar novas áreas, o Metal sempre esteve presente.


E falando em variações e versatilidade: uma das marcas da Doro (e até mesmo do Warlock antes dela) é a mistura muito bem feita entre músicas de Heavy Metal tradicional, de instrumentais pesados e rápidos, com baladas românticas muito boas. "Love Me In Black" é um dos destaques entre as baladas e está até hoje no repertório da cantora. É difícil falar em qual área ela se sai melhor, mas é impossível negar que essa versatilidade é um dos fatores responsáveis pela longa carreira da alemã.

Metal tradicional na década de 1980, variações, explorações de novas áreas e mistura com novos gêneros na década de 1990, o que ela poderia fazer nos anos 2000 para se destacar? Voltar à sua origem, óbvio. Após passar por outros estilos, os álbuns dos anos 2000 representam uma volta ao Heavy Metal tradicional que víamos no Warlock. Óbvio que não é igual, Doro manteve grande parte das novidades e as misturou em seu estilo, mas cada vez mais ela voltou para aquilo que sabe fazer melhor: músicas ótimas para o bom e velho headbang. Seu mais recente álbum, "Raise Your Fist" (de 2012), é o mais próximo que se pode chegar atualmente do metal da década de 1980 e, ao mesmo tempo, ele soa novo. Só alguém que viveu e criou músicas nos dois períodos podia fazer algo assim, e ela fez muito bem. Mas não adianta eu só falar, vamos tirar a prova. Doro da década de 1980 vs Doro dos anos 2000:




Com mais de 30 anos de carreira, mais de vinte álbuns e parcerias com lendas e ícones de diferentes gêneros do Heavy Metal (Udo, Lemmy Kilmister, Tarja Turunen e muitos(as) outros(as)), Doro é matéria obrigatória para todos aqueles que gostam de Heavy Metal e, principalmente, para aqueles que querem começar a ouvir o gênero. Se tudo isso não foi o bastante para te convencer, fica como presente de despedida um dos (muitos) covers que ela cantou e ainda canta em suas turnês, sempre homenageando aqueles que a inspiraram.

Música 8164055140439088112

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item