loggado
Carregando...

[Review] The Walking Dead 4x16 - A (Season Finale)

Mexendo com as pessoas erradas.


Mexendo com as pessoas erradas.

De todos os grupos que foram bem explorados nesses oito episódios finais de The Walking Dead, eu percebi que o de Rick tinha sido o com menor destaque. Pois bem, eis que chega a Season Finale para lembrar a todos quem é o protagonista da série. E cada vez mais Rick deixa de ser mocinho para se tornar anti-herói. Com um episódio que em nada parece uma Season FinaleThe Walking Dead novamente explora as expectativas dos fãs, que diminuem cada vez que não são correspondidas e deixa um cliffhanger que inicia o arco do Terminal. Mas não há como negar que a série "ficou devendo" bastante.

A metade inicial do episódio foi muito parecida com os outros episódios. Andanças e comentários sobre o que encontrariam no tal Terminal. Foi o ataque do tal grupo que animou um pouco as coisas. Rick mostrou-se irado e provou que não é só zumbis que mordem nesse mundo. Uma das sequências mais violentas da série, cada vez mais mostrando a insanidade do antigo xerife. Esse Rick, que já apareceu no inicio da terceira temporada, é muito mais interessante que o Rick cauteloso, que dispensa a ajuda de alguém importante como Carol. A questão é que The Walking Dead parece adorar fugir do caminho que a faria uma grande história, e qualquer expectativa pode ser encerrada em pouco tempo.

Se a chegada ao Terminal era para ser emocionante, pois bem, não foi. Gareth não tem nem um pouco do carisma necessário para ser um novo vilão, deve haver alguém pior comandando esse "santuário", espero. O Terminal em si, é mais curioso e misterioso do que as pessoas que o controlam. O motivo de tantos estarem presos em contêineres ficou para a próxima temporada. O destaque dessa sequência foi mesmo a impressão de que Carl seria morto. Uma decisão muito ousada para a série, mas que deixaria o episódio bem mais forte do que foi, assim como quando Carol matou Lizzie. Infelizmente foi só um suspense inflado pelos flashbacks que tentaram reforçar a complicada relação entre pai e filho.

O grupo não se reencontrou totalmente, e é um erro crasso de Gareth colocar todos os conhecidos no mesmo lugar. A reação de Rick deverá ser violenta. Mas seja como for, Carol e Tyresse estão por aí. E Beth também não deu as caras no episódio. Se o arco do Governador mostrou dois líderes em conflito equilibrado, a situação agora é bem pior. A desvantagem é clara, e o grupo está acuado dentro de um lugar misterioso. Basta explorar bem tudo isso para que dessa forma The Walking Dead possa apresentar uma quinta temporada estável e boa. Mas novamente tudo gira em torno de expectativas do que em fatos concretos.

Finalmente, foi uma temporada irregular, com dois ou três episódios excepcionalmente bons. A morte de Hershell fica como grande marco e o fim do governador também foi sentido. Ainda acredito que o personagem podia ser mantido por mais tempo seguindo rumos diferentes da HQ. Como série de TV, The Walking Dead tem uma vida útil muito mais curta que uma história em quadrinhos, onde é muito mais fácil mudar de sagas e criar novos personagens carismáticos. Numa série de TV a dinâmica é totalmente diferente e o gás do seriado parece estar perto do fim. Por isso torço para que o papo de Eugene seja sério e que eles explorem a causa do apocalipse zumbi. Apenas sobreviver já não funciona mais, é preciso colocar os personagens em situações que não sejam tensas apenas para eles, mas para quem assiste também.

Considerações Finais

Eu fico por aqui, cobrir The Walking Dead foi mais difícil do que pensei que seria, mas valeu a pena, então espero retornar na quinta temporada. Agradeço a todos que acompanharam, e espero que permaneçam comigo quando a série retornar. Continuo com as reviews de The Big Bang Theory e logo mais com as da última temporada de Mad Men. Até a próxima!

The Walking Dead 4286192772584404266

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item