loggado
Carregando...

[Top 10] Os Melhores Episódios de 2013


Como é de costume, todo final de ano é época para nós, seriadores, reunirmos e eleger os melhores do ano. Há duas semanas atrás, elegemos as Melhores Estreias de 2013. Agora, depois de intensas reuniões e muita discussão, analisamos milhares de opções e, embora não tenhamos assistido todas as séries que passaram este ano, selecionamos os dez melhores episódios de 2013. Para isso, optamos por escolher apenas um de cada série, a fim de não limitar a lista, que, infelizmente, deixou alguns excelentes episódios de fora. Mas, claro, você sempre poderá completá-la ou melhorá-la ao deixar seu palpite nos comentários. Vamos à lista:


10. "AN ENEMY OF FATE" - FRINGE



-== Confira a review do episódio ==-

Cinco temporadas. Uma das melhores series de ficção-científica da história, e para os fãs, a mais emocionante de todas elas. Quem amou e acompanhou Fringe desde a longínqua fall season de 2008, sabe bem do que eu estou falando. Foram anos de desespero com a aproximação do fantasma do cancelamento, só que nada abalava a excelência da história contada por J. H. Wyman e Jeff Pinkner (J. J. Abrams deu o start, mas não foi o maior responsável pela Fringe que se despediu de nós). An Enemy of Fate foi um centésimo episódio todo pautado na essência do programa. Walter e um último momento com Astrid e Gene. Walter abrindo mão daquilo que mais amava: o seu Peter. Walter nos fazendo rir com um pontual comentário sobre milk-shakes. Walter abraçando sua não mais indefesa Olivia. Walter e ela, a Tulipa Branca. Tudo o que acabei de citar, nem são justificativas para o lugar de Fringe por aqui. As citações são, na verdade, pequenos adendos sobre a série e seu lugar na história da TV. Um sentimento de saudades agridoce, porém recompensador.


9. "WHITE BEAR" - BLACK MIRROR




Para quem não conhece, Black Mirror é uma minissérie de três episódios, independentes um do outro, que são unidos por críticas sociais. Os três episódios exibidos neste ano são magníficos, mas o destaque fica por conta de White Bear, um dos episódios mais inteligentes que já vi - talvez um dos poucos em que arrisco usar o adjetivo "genial". Ao contrário de todos os episódios da minissérie, os quais esperamos que a tal crítica esteja perceptível logo no começo, White Bear nos conduz a um thriller que é apenas um pano de fundo para seu objetivo. Uma história misteriosa e intrigante, com começo, meio e fim, que nunca foi sobre a história; mas sobre o comportamento humano. É o tipo de episódio que é tão marcante que nos faz acompanhar, boquiabertos, as cenas pós-créditos, refletindo no que acabamos de ver. White Bear inverte papéis e dá um nó na cabeça. Aos poucos, a ficha cai e todas as críticas sociais são compreendidas. Só resta aplaudir.

8. "COOLER" - NEW GIRL



Cooler não foi apenas o episódio em que Jess e Nick finalmente se beijaram. Também foi o episódio que simbolizou o crescimento e evolução de New Girl como uma das melhores comédias no ar. Em um episódio onde cada personagem conseguiu seu destaque necessário, seja pelo desespero de Nick, pelo desmaio épico de Schmidt, ou os problemas de Winston. Cooler acabou sendo um divisor de águas na série, que demostrou uma das melhores sequências de episódios na última fall, tornando New Girl a queridinha de muitos. Nick e Jess se tornariam um casal poucos episódios depois, para a alegria da maioria dos fãs. 

7. "AND NOW HIS WATCH IS ENDED" - GAME OF THRONES



-== Confira a review do episódio ==-

Muitos se questionam sobre o apuro narrativo de Game of Thrones, que, em três anos de série, nunca colocou o espetáculo visceral que um épico de fantasia com o selo da HBO pode trazer na frente da trama que os seus criadores David Benioff e DB Weiss começaram a contar a partir do universo pensado por George R.R. Martin. Logo, é justo, por isso, que And Now His Watch is Ended – cortem, por favor, a ilusão de que o badalado Casamento Vermelho em The Rains of Castamere merece a alcunha de melhor episódio da série – está merecidamente nesta lista. Montado, dirigido e atuado com uma entrega quase que incomum para Game of Thrones, a quarta hora do terceiro ano trouxe não só a melhor divisão de plots, como soube nos guiar até a segunda grande virada da história depois da morte de Ned. Sim, estou falando de Daenerys e do mindfuck ataque ao mercado de escravos do outro lado do Mar Estreito, que representou o primeiro movimento da Mãe dos Dragões pela tomada do trono de ferro. Excelente e de arrepiar.

6. "VICTORY" - SPARTACUS



-== Confira a review do episódio ==-

Quando foi anunciado que a terceira seria a última temporada de Spartacus, não havia uma alma que não acreditasse que o fim seria épico. Embora o final do personagem seja historicamente conhecida, Victory não deixou de emocionar, surpreender e chocar. O mais importante, no entanto, é que ele foi coerente. A temporada toda vimos o esplêndido jogo de xadrez entre Spartacus e Crassus, e no final da série finalmente tivemos o confronto final, com direito aos adversários se cumprimentando. Confronto, esse, que excedeu as expectativas, que surpreendeu com engenhosas estratégias e, como em todo episódio da série, foi repleto de sangue. Muito sangue. E não sangue qualquer. Sangue de personagens que amamos e acompanhamos por muito tempo, cuja a trajetória culminou nesses intensos últimos minutos. Vimos alguns deles caírem em batalha. Testemunhamos a queda do herói, da lenda que leva o nome da série, pelo exército de seu respeitável oponente. Um fim sensacional para ninguém colocar defeito. Spartacus vai deixar saudades.


5. "THE CRASH" - MAD MEN




Em uma temporada mais tranquila, se comparada as anteriores, Mad Men continuou sendo uma das melhores séries no ar. The Crash foi para mim, o melhor episódio da temporada, mostrando um Don alterado que revela todos seus problemas e o constante desânimo que cada vez crescia nele. Em um raro momento em que Mad Men opta por uma narrativa mais intensa e ágil, The Crash conseguiu colocar o espectador por dentro os anseios e dramas de Don Draper, mostrando seu passado e algumas perspectivas do seu futuro. Com um roteiro espetacular, The Crash entra para minha lista dos melhores do ano, que Mad Men parece nunca querer sair.

4. "SIX MINUTES" - THE KILLING



Com certeza deve ter gente se perguntando “é sério que The Killing, a highlander do mundo das séries entrar num TOP-alguma-coisa?”, porém quem viu Six Minutes sabe muito bem que ele é indispensável para qualquer amante de TV. Escrito com uma precisão cirúrgica pela showrunner Veena Sud, o episódio trouxe o fim do drama mais antigo que Linden já havia enfrentado na sua carreira, e ainda abriu portas para o ator Peter Sarsgaard e seu Ray Seward carregar nas costas os 43 minutos mais sufocantes do ano no mundo das séries. Nunca em The Killing as coisas foram “preto no branco” - assim, a brutalidade da realidade pesou mais do que tudo aqui - e acho que desde À Espera de um Milagre, uma execução no corredor da morte, não tinha me emocionado tanto.

3. "HITTING THE FAN" - THE GOOD WIFE



-== Confira a review do episódio ==-

The Good Wife é, indubitavelmente, uma das melhores séries no ar. Com um elenco extremamente competente e um roteiro impecável, que se atém a detalhes, toda e qualquer cena consegue segurar nossa atenção e nossa simpatia. Hitting the Fan expõe estes atributos da série, delineia novos comportamentos que vieram à tona devido ao descobrimento da decisão de Alicia no final da temporada anterior e marca uma nova fase da melhor produção da TV aberta atual. Com diálogos excepcionais e um desenvolvimento de tirar o fôlego, o episódio é arquitetado para narrar os primeiros passos da criação da nova firma, Florrick & Agos, e todos os desafios que Alicia e cia. deverá enfrentar para conquistar seu objetivo. Cada expressão dos outros funcionários, cada reação à suposta traição de Alicia, enquanto eles são escoltados para fora da empresa... Tudo perfeito! Definitivamente, a melhor cena é a do confronto entre Will e Alicia, em que se pode constatar cada sentimento dos personagens: o misto de decepção e ira em Will, enquanto Alicia demonstra-se firme e ao mesmo tempo abalada pela reação do chefe/amante; tudo escrito no olhar de cada um. Chegou a dar arrepios. 

2. "MADNESS ENDS" - AMERICAN HORROR STORY




Se num ano, a criação de Ryan Murphy e Brad Falchuk foi motivo de chacota para alguns, no outro, a legião de fãs aumentou exponencialmente. Motivos? American Horror Story aprendeu com seus erros e na antológica Asylum entregou tudo aquilo que os fãs de terror ávidos pelos trabalhos mais icônicos do gênero sempre pensaram em ver. O elenco liderado com uma força assombrosa por Jessica Lange e Sarah Paulson, colocaram os nomes de Sister Jude e Lana Winters (ou Lana Banana para os íntimos) no imaginário popular, e o episódio final de Asylum, Madness Ends, coroou o espetáculo com chave-de-ouro. Os acordes finais de Dominique com o brilhante quotSe você olhar para face do mal, o mal estará olhando de volta”, foi arte pura e estará para sempre ecoando na mente dos órfãos do Briarcliff. 
Por José Guilherme

1. "OZYMANDIAS" - BREAKING BAD




Ozymandias é, sem dúvidas, o melhor episódio do ano. Não apenas por coroar a excelente temporada final de Breaking Bad, mas também por mostrar os extremos de Walter White e simplesmente marcar a história da TV. Em um episódio absolutamente tenso e emocionante, onde os resultados das ações de Heinsenberg finalmente atingem quem ele mais queria proteger. Ozymandias será lembrado por cenas épicas e altamente dramáticas, como a morte de Hank, o sequestro de Holly, a briga entre Walter e Skyler diante de Walter Jr. Enfim, pelo conjunto da obra que fez de Breaking Bad a melhor série de 2013. Esse episódio com certeza estará na lista de dos melhores da série de todos que acompanharam essa fantástica obra até o fim.

***


Agora é sua vez! Na sua opinião, quais foram os melhores episódios do ano? Concorda com a lista? Quais ficaram faltando? Estamos aguardando suas indicações!
Tops 6718989238438795588

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item