loggado
Carregando...

[Especial] Dia das Crianças: Animações que Marcaram Nossa Infância

Hora de relembrar a infância!


Hora de relembrar a infância!

Neste dia das crianças, o LoGGado (recrutado pelo sr. Vinícius Parra!) resolveu fazer um especial falando sobre algo que todo mundo ou gosta, ou pelo menos gostava quando era mais jovem: animações. Nós da equipe convidamos você a fazer uma viagem ao passado com esta seleção de longa-metragens animados. Cada um destes filmes foi escolhido por um membro, e a escolha se baseou em nossos gostos pessoais, filmes que gostamos muito e que consideramos importantes em nossas vidas, acompanhados de pequenos e inspirados comentários. Esperamos trazer boas recordações da fase mais fácil (e provavelmente divertida) da vida: a infância.

O Corcunda de Notre Dame (1996)
Por Alynne Carvalho


Inspirado no livro de mesmo nome, do autor Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame conta a história de Quasimodo, tocador de sinos da Igreja de Notre Dame, em Paris. Considerada uma das animações mais sombrias da Disney, o filme mescla histórias de drama, superação, romance e alegria, tudo numa bela obra de arte capaz de prender qualquer idade.

O Corcunda de Notre Dame, com ajuda das investidas culturais da minha mãe, com certeza foi uma das animações que mais marcaram a minha infância, justamente por se tratar de uma história bem diferente da felicidade habitual vista na maioria destes tipos de longa. Se você ainda não assistiu, reserve um lugarzinho no sofá e conserte já este erro!



Pateta: O Filme (1995)


Pateta - O Filme (A Goofy Movie) marcou minha infância junto com O Rei Leão e Vida de Inseto. O personagem mais carismático da Disney, em minha opinião, ganhou um filme fiel a sua figura, com um humor inocente e uma grande mensagem de amor e confiança. Pateta - O Filme é um road movie de pouco mais de 1h de duração e conta a história da convivência complicada entre Pateta e seu filho Max durante sua viagem de férias. Com músicas contagiantes e uma história simples, porém comovente e bonita, esse filme conseguiu entrar para a lista dos que sempre revejo e guardo boas lembranças. É uma boa dica para os que ainda não viram darem uma conferida com a criançada. Animações com o carisma de Pateta - O Filme estão ficando cada vez mais raras. Destaque para a canção "Eye to Eye", trilha sonora marcante dessa história.




Wall-e (2008)


Produção da Pixar, Wall-e é um filme que vai contra todas as expectativas. Sendo mesmo uma animação, ele é direcionado para o público infantil. Pois bem, agora nós temos a primeira barreira: 95% do filme se passa sem fala alguma. Como, um filme direcionado para crianças, pode não ter falas? A reposta é muito simples: o roteiro de Wall-e é tão primoroso, que não são necessárias falas para nós entendermos o que um personagem está sentindo. Um simples “waaallleee” pode nos dizes um milhão de coisas, e é isso, que faz este filme ser tão especial. Ele trata de assuntos atuais, como poluição e obesidade, de uma forma magnifica, desenvolvendo as histórias de forma que adultos e crianças se interessem pelo enredo.





Hércules (1997)


É indiscutível o fato de que a Disney foi e é a representante máxima da infância, com todos os temas e estilos de animações possíveis. Mas o que dizer quando ela aposta no fascínio inocente pela mitologia grega numa aventura tão atemporal que emociona até hoje? Hércules, deve ter sido o filme do estúdio que eu mais vi. Sei todas as músicas, piadas e falas das Musas, quase que por completo, porém mesmo assim me pego emocionado com as cenas mais pontuais do terceiro ato do filme.

A narrativa é tão simples quanto qualquer Jornada do Herói, mas cria figuras tão carismáticas e expressivas (saudades das animações 2D cada vez mais escassas hoje em dia) que não tem como não se apaixonar.  Acho que só quem canta “Vou Vencer Distâncias” em alto e bom som quando revisita o filme, ou ainda joga o jogo do Playstation 1,  deve saber do que eu estou falando. Se você é desses, sinta-se como um grande amigo meu, afinal, Hércules é vida!



Alice (1951)


O motivo de Alice, numa versão de 1951 figurar numa lista dessas (e não a versão fraca de Tim Burton, que estreou nos cinemas em 2010), é pelos simples fato de: a "inocência" e o carisma da versão que a Disney nos apresenta se forma uma grande marco para a história de Lewis Carrol. Muitas foram as versões que vieram após, mas nenhuma marcou a minha infância como este filme, que me foi apresentado logo após eu ter lido a história e seu livro, o que me deixou muito mais fascinado em ver as páginas da história ganhando vida, se tornando colorida numa tela.

Ver Alice correndo atrás do Coelho Branco e caindo no buraco, acenando para sua gata, como se fosse normal, me faz sorrir ate hoje. Sem falar nos quotes lançados, que se tornam frases de efeito em inúmeros lançamentos de hoje, sejam jogos, filmes ou seriados TV. Alice me marcou, e tenho certeza que o filme há de marcar muitas gerações ainda.



Aladdin (1992)

Aladdin é mais um clássico da Disney do ano de 1992 e que não poderia ficar de fora desta lista. Com um visual exuberante, uma história fantástica e com personagens cativantes, a animação nos leva para terras desérticas e mostra a vida de um plebeu chamado Aladdin que acaba conquistando o coração da Princesa Jasmine. Uma linda história de amor e com ótimas aventuras envolvendo o macaquinho Abu, o Gênio da Lâmpada, o Tapete Mágico e o terrível vilão Jafar e seu papagaio falastrão. Até hoje é gostoso assistir ao filme e voltar para o tempo da infância, que também foi coroada com um excelente jogo para o antigo videogame Super Nintendo... êita saudade! Se você ainda não assistiu, assista... vale muito a pena! Destaque para as cenas onde Aladdin percorre o caminho até encontra a lâmpada mágica. Fique de olho, é uma ótima sequência!



Ratatouille (2007)


Por algum motivo, Ratatouille não recebe tanto reconhecimento quanto merecia. Quando se pensa em Pixar, logo surgirão na cabeça da maior parte do público títulos como Toy Story, Procurando Nemo e Up - Altas Aventuras, enquanto o filme do ratinho cozinheiro fica lá, guardado no canto da prateleira, como um bom queijo, esperando apenas aquela ocasião especial em que, na falta de ingredientes mais sofisticados, ele será escolhido para servir os convidados.

E neste dia, então, Ratatouille será coroado com o título que, em minha visão, ele tanto merece: o do melhor filme do estúdio comandado por John Lasseter. Esta trajetória se assemelha inclusive com a do próprio ratinho Remy, que protagoniza a animação, já que sua aparência é a mais simples e desacreditada possível - a de um rato, ora bolas -, mas no fundo, ele tem a classe de um grande chef. Ratatouille não tem somente a classe e o talento de Remy, mas também sua imaginação, alegria, inteligência e maturidade.





Pokémon: O Filme (1998)


Impossível pensar na infância e não lembrar do desenho que – sem dúvida alguma – todo mundo assistia: Pokémon. A franquia era (e ainda é) um sucesso, e depois que a animação originada do videogame foi vista mundialmente, o primeiro filme da franquia veio para marcar a vida de todas as crianças de maneira inimaginável. Quem não gostaria de capturar um Mewtwo? E quem nunca chorou ao assistir a batalha entre esse e Mew, ao final do filme? Como não chorar com Pikachu eletrocutando Ash para tentar trazê-lo de volta a vida? Sim, eu sei que você lembra todas essas cenas, porque elas marcaram a infância de todos nós, sem sombra de dúvida. Pokémon: O Filme é um grande marco na vida das outrora crianças, e hoje é lembrado com um enorme saudosismo.




Cavaleiros do Zodíaco:
A Lenda dos Defensores de Atena (1988)


Cavaleiros do Zodíaco é, sem dúvida, um dos maiores animes de todos os tempos. A história de Atena e seus cavaleiros é uma das séries mais famosas do mundo, e quando chegou ao Brasil, não é exagero falar, que foi uma das maiores “febres” da minha geração. As histórias dos cavaleiros de bronze foram responsáveis por criar em mim um interesse por animes e, mais tarde, pela mitologia grega. Este é um dos quatro filmes originais que foram lançados no Brasil em VHS, e eu falo com muita felicidade que até hoje ainda possuo as fitas de todos eles.

Este longa-metragem, entretanto, foi a última fita a entrar na minha coleção, mas até eu comprar,  atormentava minha mãe e alugava o filme quase toda semana na locadora, para assistir o máximo possível. Tudo bem que o filme possui erros no enredo, já que é um filler, mas quando mais novo isso nunca me importou, e até mesmo hoje não ligo pra isso. A batalha contra Abel é, para mim, a animação mais marcante da minha infância, seja pela aparição dos meus cavaleiros de ouro favoritos ou pelo simples fato de que é parte do meu anime preferido.



Menções Honrosas

É óbvio que fica impossível falar de todas as animações ótimas que já foram feitas, e, por mais que tenhamos citado algumas excelentes, sempre faltarão outras que também merecem destaque. Por este motivo, existem as menções honrosas. Estas animações inesquecíveis listadas abaixo marcaram várias gerações desde o seu lançamento, e nós, do LoGGado, achamos que não poderiam faltar neste especial.

101 Dálmatas

A Espada era a Lei

Aristogatas

Mogli, O Menino Lobo

O Rei Leão

Toy Story

E quanto a você? A sua animação preferida apareceu nessa lista? Se ela apareceu diga para nós o porque gosta tanto dela! Se não apareceu, deixe seu comentário também! Espero que tenham gostado desta matéria, e espero que continuem acompanhando o LoGGado, para outros tantos especiais como este!
Especial do Dia das Crianças 3550073113184514570

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item