loggado
Carregando...

[Review] The Newsroom 2x09 - Election Night, Part II (Season Finale)

Sobre eleições de todos os tipos.


Sobre eleições de todos os tipos.

The Newsroom chega ao seu final de temporada e o episódio responsável por isto, sem dúvida, ganha a coroa como um dos destaques deste segundo ano da série - provavelmente, o terceiro melhor. Continuando diretamente o episódio passado, que deixou um cliffhanger para haver a cobertura dos resultados finais das eleições norte-americanas de 2012, Election Night, Part II segue mostrando todo o trabalho feito nos estúdios da ACN para trazer os resultados de uma noite tão importante para a emissora em suas duas missões a cumprir - tanto realizar uma cobertura competente, quanto recuperar a confiança da audiência com esta. Juntando isto aos elementos particulares vividos por cada personagem, torna-se perceptível um ambiente de certa crise ali dentro dos estúdios.

A grande questão é que os eventos da cobertura da Operação Gênova ainda abalam muito as estruturas do telejornal. Will, MacKenzie e Charlie decidiram assumir a responsabilidade por isto, para assim não prejudicar seus colegas de equipe e, portanto, estão cientes dos riscos de deixarem a emissora. Após um certo período da cobertura, eles decidem deixar claro que também estão fazendo um teste para que a equipe de Don assuma o principal jornal da emissora. Mas na união de todos os membros que é feita para a cobertura, os funcionários sêniors decidem que, se Will e Mac saírem, eles também sairão. Ainda seguem sendo abordados os resquícios do relacionamento entre Will e Mac - agora justifica-se a atenção dada a esta sub-trama - e os traumas vividos por Maggie no decorrer da temporada que ainda afetam-na emocionalmente.

Fazer um equilíbrio entre estes sub-textos foi um grande trabalho de Aaron Sorkin e sua equipe de roteiristas - que nestes últimos dois episódios, parecem estar corrigindo o problema que tem com o equilíbrio entre a discussão política e a pessoal de cada personagem na série, mas ainda precisam melhorar para uma prometida terceira temporada -, que conseguiram dividir bem o tempo de tela dado à crise dentro da emissora, aos problemas de cada personagem e, por último, e para mim o mais importante, a abordagem política. Teve para todos os gostos.

Aos que simplesmente buscam a degustação de um bom conto de estória, tivemos Jim resolvendo parte de seus problemas com Maggie e ainda continuando a dar certo com sua nova namorada, um possível e - ao menos por este que vos escreve - desejado romance entre Don e Sloan brotando de uma forma bem construída - com a questão do leilão pelo livro autografado, a cereja no bolo do belo roteiro do episódio -, e ainda foi bom finalmente vermos Will e MacKenzie perceberem que nunca deveriam ter abandonado sua relação, algo que agora poderão provar com o casamento que está por vir. Mas aos que preferem se aprofundar no sabor de ver um bom pano de fundo com as personagens mas notar que o verdadeiro foco foram os temas políticos - a história, verdadeiramente -, tivemos nosso âncora Will exemplificando muito bem o motivo da intolerância dos mais abertos e politizados com algumas decisões, opiniões e argumentos da extrema-direita - e não digo somente pelo fato de eu concordar em grande parte com as afirmações aqui feitas por McAvoy. 

A interação entre a equipe de produção de Don e a de MacKenzie mais uma vez se provou funcionar muito bem em tela, e espero que seja repetida mais vezes. Infelizmente, nesta mesma tela também foi possível ver - já nos minutos finais - The Newsroom rendendo-se a alguns clichês, especialmente na revelação de que Will e Mac virão a se casar - a comemoração de toda a equipe pelo sucesso da cobertura já está muito batida -, algo que não costuma ser de praxe da série, e parece ser mais um apelo por maior abrangência de público. Ainda assim, nada que apague uma excelente experiência provocada por um episódio afinadíssimo de The Newsroom, que nem teve muita cara de season finale, mas conseguiu comprovar a boa decisão dos produtores em encerrar a temporada por aqui.
The Newsroom 3928691173148866289

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item