loggado
Carregando...

[Review] The Newsroom 2x07/08 - Red Team III/Election Night, Part I

Sobre confiança.


Sobre confiança.

Após uma queda perceptível de qualidade nos dois episódios passados, The Newsroom parece ter resgatado sua áurea dos bastidores jornalísticos da primeira temporada e fazer dois belos episódios bem focados no tema principal da série e, sem dúvida, os melhores da temporada - ao menos até aqui, já que as expectativas para a season finale são altas.

Red Team III tratou de um conflito que seguia o sexto episódio da temporada, em que o repórter Jerry Dantana realizou a entrevista com um senador a respeito do uso de gás Sarin numa operação militar americana e, neste episódio, o News Night realizou uma grande e exclusiva reportagem a respeito do caso. Mas após uma grande reunião para abordar todos as consequências que isto poderia gerar e exibir a reportagem, MacKenzie acabou descobrindo que o repórter havia manipulado o vídeo da entrevista, o que gerou a demissão de Jerry e necessitou a reportação do jornal, o que o faz perder grande confiança entre o público. Enquanto isso, Election Night, Part I trouxe basicamente a abordagem da noite das eleições dentro do jornal, com uma equipe que já havia sido abalada pelos erros recentes e não poderia voltar a errar numa noite tão importante quanto esta, localizando-se inteiramente dentro do estúdio para a realização da cobertura.

Justamente ao localizar-se inteiramente dentro do estúdio, Election Night, Part I tornou-se uma grande visão dos bastidores da cobertura que agrada a qualquer um que tenha interesse no meio jornalístico - Sidney Lumet teria orgulho de uma abordagem como esta -, portanto o episódio entra no quesito tão cobrado pelos fãs da série, de que The Newsroom precisa observar que seu foco é o jornalístico e centralizar-se em abordá-lo, o que houve aqui. Em especial nas sequências dinâmicas que passam por todo o estúdio, mostrando cada personagem exercitando sua função para um evento tão trabalhoso para o noticiário, enfatizando muito bem o trabalho de direção e montagem da série. O roteiro de Aaron Sorkin, que sempre sabe focar na crítica política, aqui soube mostrar também os méritos do sistema de votação do país - e embora eu seja contra o sistema político dos EUA, é inegável que o sistema eleitoral do país é funcional. Episódio recheado de tensão e que deixou um baita cliffhanger para o próximo.

Enquanto seu antecessor, Red Team III, foi levemente inferior a este, mas soube trazer quase tanta tensão quanto. Enquanto Election Night, Part I acaba tornando-se mais interessante justamente por abordar um evento tão universal como as eleições norte-americanas são, este aqui aborda um problema mais interno entre a equipe da ACN e como lidar com as consequências de uma reportagem que trouxe tantos problemas para a emissora. Também foi interessante por trazer a série a passar-se completamente no tempo presente de sua narrativa, que também foi seguida no episódio seguinte e deverá ocorrer também no final.

E já que este foi por tantas vezes implicitamente citado:

Que venha Election Night, Part II!

The Newsroom 8750244278613803190

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item