loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x16 - Felina (Series Finale)

"I did it for me."


"I did it for me."

Walter deixou para dizer no final o que muitos já podiam deduzir desde o piloto. O que eu já sabia: que tudo isso, tudo isso que vimos Walter fazer nesses 62 episódios de Breaking Bad foi por ele mesmo, não pela família. Para se sentir mais vivo, em um momento que descobriu que ia morrer. E dessa forma desencadeou-se toda essa série de eventos que acompanhamos em cinco temporadas. Felina encerra a trajetória de Walter White na TV de maneira coerente, conseguindo dessa forma ser um finale épico. Concretizando teorias já existentes e com escolhas que devem ter agradado a maioria, Breaking Bad entra para o Hall das melhores séries de todos os tempos.

O episódio basicamente foi um acerto de contas entre Walter e aqueles com quem tinha assuntos inacabados. Usando e abusando de sua genialidade e esperteza, vimos ele encontrar uma maneira de fazer com que seu dinheiro chegasse ao seus filhos. Botar todo aquele medo em Elliott e Gretchen deve ser tido suficiente para ele concluir que o assunto com os dois havia acabado. Fazer com que sua família receba dinheiro da empresa de onde Walter nunca deveria ter saído, termina sendo um encaixe perfeito e certamente irônico. Seria só o primeiro acerto desse finale, que foi fechando seu arcos aos poucos. Aqui já nos despedimos também de Badge e Skinny que conseguiram aparecer por uns minutos. O roteiro não esqueceu de nada mesmo.

Passado isso, era hora de se livrar de mais uma adversária de Heinsenberg, e eis o motivo para Walter ir até sua casa (desde já despreocupado se era visto por conhecidos) buscar a ricina que seria então magistralmente colocada no chá de Lydia. De maneira traiçoeira, Walter se livra dela, e traça os detalhes para os inimigos finais, Uncle Jack e sua turma. Nesse momento, aqueles que apostaram que a metralhadora era para eles devem ter comemorado a boa intuição, mesmo que isso já tenha ficado bem claro há alguns episódios.

Porém antes do momento final, vem a última cena entre Walter e Skyler, em que as mentiras finalmente ficaram de lado para a derradeira verdade aparecer, e ali Walter White admite que fez tudo por si mesmo. Skyler já sabia disso, todos sabiam, mas ver Walter admitir torna o momento especial e já deixava a brecha para conclusão de que aquele homem estava preparando seu próprio fim. Walter sabia, ou previa que não sairia vivo de seu encontro com Jack. Com isso, ele entrega as coordenadas da localização do corpo de Hank, e fecha mais um arco. Walter não pode trazer Hank de volta, isso era o mínimo que ele poderia fazer, para morrer com a consciência, senão tranquila, menos pesada por tanta culpa. Um último momento em que ele observa o filho voltar para casa, o filho que vai odiá-lo para sempre, e então Heinsenberg parte para encontrar o seu destino.

E Breaking Bad apresenta sua última sequência de tirar fôlego, com toda a tensão necessária. Por pouco tudo poderia sair errado, mas Walter foi esperto até o fim e conseguiu metralhar a gangue de Jack. Jesse estava lá e a la Onde os fracos não tem vez se vingou de Todd, que na minha opinião teve um fim mais que merecido. Walter também não teve um segundo de piedade sobre Jack e o despachou. Restavam assim os dois que começaram isso tudo, restavam apenas Walter e Jesse.

Eu acreditava que um deles não sairia vivo do seu último encontro juntos. E não estava errado, porém Jesse não matou Walter. Pinkman é outro que odiará seu ex-professor para sempre, porém vendo que estava diante de um homem condenado, recusou-se a matá-lo, não sei se ai não houve alguma consideração por tudo que eles já passaram. Seja como for, o destino de Jesse, após tanto sofrimento, foi conseguir fugir e ganhar a liberdade. Como gosto de Jesse, fiquei feliz com esse fim, e agradeço a Vince Gilligan por não ter matado o personagem. Já sobre Walter, não há o que dizer, o criador da série foi honesto conosco desde o piloto, já apresentando  Walter White como um personagem condenado a poucos meses de vida. A morte rondou Walter durante as cinco temporadas, sendo totalmente justa a decisão de mostrar seu fim para quem acompanhou a série.

E em uma cena estranhamente poética, Walter White morre em um laboratório de metanfetamina, admirando toda sua obra, a qualidade que fazia de seu produto único, aquilo que o fez único. Um final simples, porém coerente e da maneira como foi, repito, conseguiu ser épico, conseguiu atender as expectativas e mostrar o que queríamos ver. Breaking Bad se encerra e deixará saudades além um enorme vácuo na TV. Com o tempo Walter White se tornará um mito, e não deverá ser esquecido, assim como outras grandes séries já encerradas não são. Ano que vem, no Emmy, essa obra de Vince Gilligan deverá ser novamente premiada e reconhecida, junto com todo seu espetacular elenco. Daqui um tempo, quando a euforia do final já tiver passado, quem sabe revejo a série, pois Breaking Bad é daquelas merece um replay. 

O fim de uma era.

Considerações Finais

- Walter com a mesma roupa que usou no piloto. Um detalhe muito bem colocado.

- Obrigado a todos que acompanharam as reviews de Breaking Bad aqui no LoGGado. Admito que até agora foi a série que mais gostei de cobrir, sendo triste saber que é a última temporada. A série termina, mas eu continuo por aqui comentando as novas loucuras de Carrie nas reviews de Homeland.
Series Finale 2096356458171808737

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item