loggado
Carregando...

[Review] The Newsroom 2x04 - Unintended Consequences


Assim como ocorreu no primeiro episódio desta temporada, este Unintended Consequences traz alguma de suas personagens iniciando seu depoimento em que neste os eventos do episódio se construirão, e traz na última cena outra personagem sendo convocada para um depoimento, que deverá ser abordado mais tarde. Penso eu que estes depoimentos costurarão todos os eventos deste segundo ano por algo muito trágico que deve ter atingido toda a equipe, por isto esta season finale já é aguardada com ansiedade pelos fãs, e cada vez mais me incluo neste grupo.

Maggie é a convocada para depor para a advogada desta vez, e irá nos contar sobre os eventos que ilustraram sua viagem com Gary à África para a preparação da reportagem que tanto queria, mas que acabou tendo um fim mais trágico que descobriremos já no desfecho do episódio. Durante, digamos, a primeira metade do episódio, tivemos uma rápida retratação de mais alguns momentos da viagem de Jim para cobrir a campanha de Mitt Romney, que acabou desvirtuando-se completamente; e também um breve momento da entrevista de Will McAvoy com a representante não-líder do Occupy Wall Street, que trazem uma sutil crítica política à fraqueza dos movimentos que não contam com uma liderança - e poderemos traçar facilmente um paralelo entre esta crítica e os recentes movimentos de manifestação que vivenciamos em nosso país. Mas o verdadeiro foco aqui será na retratação do depoimento de Maggie, e diferentemente do problema que isto se tornou na premiere desta temporada, aqui funciona.

Com uma montagem ágil e eficiente para transitar entre os trágicos ocorridos durante a viagem, que tem toda uma atmosfera mais dramática, e as sequências de um clima mais frio dos diálogos entre Maggie e a advogada, que representam não somente a narração em off de Maggie para os eventos, mas também para mostrar as mudanças da personagem para o tempo presente, com rapidez e sem perder o ritmo mesmo com dois climas tão extremos, o que é algo notável.

E as citadas mudanças de Maggie para o tempo presente - que deveremos perceber mais no terceiro ano - dependem imensamente dos eventos que ocorreram aqui, já que o trauma que a personagem sofreu ao envolver-se com o garoto que conheceu durante esta viagem e depois vê-lo morto por algo que, de certa forma, estava relacionado com sua presença no local, algo que ela ainda não havia vivenciado na profissão e certamente representa um amadurecimento, que espero que não fique apenas na mudança de seu cabelo. Pena que o drama na cena da morte do garoto acabe soando um pouco maniqueísta, especialmente na trilha sonora, já que não nos comove tanto por não ter sido uma personagem que conhecemos tanto para nos emocionar com sua morte, mesmo que seja uma criança.

O crescimento de The Newsroom também é comprovado com o fato do episódio ter se sustentado muito bem mesmo com a presença quase nula de seu protagonista, Will McAvoy, o que demonstra que a série tem coadjuvantes com histórias interessantes para contar, e embora este segundo ano ainda não traga toda aquela intensidade que a primeira temporada nos trouxe em alguns momentos, parece caminhar para isto.
The Newsroom 3366035517226523008

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item