loggado
Carregando...

[Especial] O sucesso de Breaking Bad


Hoje estreia a segunda parte da quinta e última temporada de Breaking Bad. Neste especial, vamos analisar o sucesso da série diante do público e comentar alguns tópicos que já permite a ela ser considerada uma das melhores de todos os tempos. Confira a seguir os elementos que fazem de Breaking Bad essa grande obra-prima da TV.


Antes de tudo, o Roteiro


Muitas séries se perdem com o passar dos anos, apresentam furos na história, personagens e plots inúteis, entre outros problemas. Aqui vem o principal diferencial de Breaking Bad: O roteiro é praticamente perfeito. Sim, são poucos os furos e é incrível a conexão dos eventos ao decorrer dos episódios. Vince Gilligan conseguiu reunir em poucos elementos o suficiente para uma história que prende o espectador na frente da TV. A série é a prova de que um ritmo mais lento, se bem trabalhado, gera situações de tensão espetaculares. São poucos personagens em cena, contudo eles são suficientemente complexos para intrigar quem assiste a série. 

Para quem ainda não vê (Sério que você ainda não vê???) a série, aqui vai uma pequena sinopse: Breaking Bad conta a história de Walter White, um pacato professor de Química de Albuquerque, Novo México. Ao descobrir que tem câncer, Walter resolve produzir metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman. O motivo de entrar na vida do crime, segundo Walter, é: conseguir dinheiro para que sua família não passe necessidades após sua morte. Walter é casado, tem um filho adolescente com paralisia cerebral e sua mulher está grávida. Isso, no contexto da primeira temporada. 

Apresentado um pouco sobre a série, vamos analisar agora, separadamente, os principais personagens da história.


Existem SPOILERS nos textos a seguir, então não prossiga se não quiser saber sobre eventos importantes de Breaking Bad.


Walter White


Como não amar odiar Walter? Esse personagem singular, delicadamente construído para se tornar um mito da TV junto com seu Heinsenberg. Anteriormente havia dito que Walter entrou no mundo do crime com o propósito de ajudar sua família. Isso na versão dele. Quem assiste a série sabe que na verdade o que Walter sempre buscou foi mais emoção a sua vida monótona. Mais que isso, Walter buscava um sucesso nunca conquistado na carreira profissional. Buscava ser o que ele acreditava ter nascido para ser: Um poderoso chefão. Mas sabemos que por mais que Heinsenberg seja eficiente em alguns momentos, o lado "Walter" fala mais alto e o ser humano falha. Walter cometeu uma série de erros muito toscos, o último, claramente foi matar Mike em um ato impulsivo, digno do personagens. Claro que presenciamos estratégias brilhantes do ex-professor darem certo, como a execução de Gus. E é essa sequência de sucessos e fracassos que faz de Walter um grande personagem. Observamos seu caminho para a própria destruição, e o que será dele, antes de todos os outros, é o que mais interessa nesses oitos episódios finais.


Jesse Pinkman



Jesse é o pior e o melhor companheiro que Walter poderia ter. A construção da relação entre ele e o Walter é mais um dos pontos positivos da série. Jesse já atrapalhou muito (como esquecer o episódio em que ficam presos no meio do deserto?), porém já foi crucial para salvar a vida de seu ex-professor. Fato é que Jesse nunca mais será o mesmo, porém ele é mais humano do que Walter. Por tudo que passou, o que será feito dele no final também é bastante aguardado. Seu carisma ficará na memória dos fãs da série, assim como seu famoso "bitch!".


Outros personagens



Apesar da dupla Walter e Jesse já valer para tornar Breaking Bad uma das melhores séries no ar, os coadjuvantes também fazem a parte deles, sendo tão ou mais complexos do que o protagonista. Desde da esposa, Skyler, que nem sempre agrada aos fãs, mas é crucial para toda a tensão familiar que vemos na série; ou Hank que deve ter mais destaque do que nunca nos últimos oito episódios, porém já demonstrou ser outro complexo personagem, seja durante sua temporada trabalhando na fronteira, seja na espetacular investigação que fez ele descobrir Gus. Marie não recebeu tanto destaque, mas complementou várias cenas, assim como Walter Jr.

Walter e Jesse também lidaram com vários grandes personagens que fizeram da trama de Breaking Bad ainda melhor. O destaque fica para Saul, o advogado que até ganhou spin-off, responsável por ser o alivio cômico em grandes momentos de tensão (mesmo assim, em alguns momentos nem ele consegue derrubar o ritmo tenso de algum episódio); Mike, o ex-policial, braço direito de Gus, com grande atuação de Jonathan Banks, que brilhou na primeira parte desta quinta temporada. E claro, o próprio Gus, grande inimigo de Walter e divisor de águas na série.


Entre realismo e certos exageros


Um fator marcante de Breaking Bad é a capacidade de surpreender com cenas épicas. Aqui destaco primeiramente a resolução do grande mistério do urso rosa. Poucos, ou ninguém poderia prever que o desfecho desse plot. Essas cenas inusitadas mostram certo exagero que destoa do realismo de grande parte da série, mas aqui funciona muito bem pois, como disse, geram cenas épicas. Outras cenas que destaco são a morte de Gus, que já entrou para a história da TV; e todo o episódio Dead Freight exibido ano passado, que foi uma grande aula de tensão.


Concluindo



O grande sucesso de Breaking Bad está em mostrar uma grande história com poucos, porém ótimos, elementos. Grandes personagens em um cenário muito propício combinado com uma história sólida que sabe bem onde quer chegar, garantiram a excelência da série. Muitos showrunners deveriam ter como obrigação assistir a saga de Walter White para lidar melhor com suas séries. Chegando ao fim, Breaking Bad deixa a lição de que é possível produzir algo de nível cinematográfico na televisão. A tensão aliada a complexidade fizeram dela sucesso de público e crítica. Seria mais do que justo, em seu último ano, ela levar um merecido Emmy de Melhor Drama, vamos esperar. Agora resta aproveitar o final dessa história incrível e nos despedirmos de Walter, Jesse e cia.

Fico por aqui, mas volto em breve com a review do episódio 5x09 - Blood Money.
Especial de Breaking Bad 103370042289444830

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item