loggado
Carregando...

[Review] The Newsroom 2x03 - Willie Pete

Sobre verdades.


Sobre verdades.

The Newsroom chegou ao momento de relatar os eventos que certamente eram aguardados por todos os fãs da série: A campanha republicana para as eleições norte-americanas de 2012. E digo isso pelo fato de que, apesar de ter sido brevemente abordado nos dois episódios passados, a temática só entrou em discussão real neste episódio.

A sequência inicial deste terceiro episódio do segundo ano da série é excelente, com um discurso de Will McAvoy sobre uma situação ocorrida num debate da campanha presidencial republicana: O soldado americano que inicialmente foi barrado de juntar-se ao exército por ser homossexual teve um depoimento exibido durante o debate, quando os eleitores presentes vaiam a declaração do mesmo e os pré-candidatos não tomam nenhuma providência a respeito disto. O âncora do News Night solta um crítico discurso a respeito do ocorrido, e fico satisfeito de perceber que a abordagem crítica do texto de Aaron Sorkin à respeito da campanha republicana.

Simultaneamente, Jim segue cobrindo a campanha daquele que viria a tornar-se o candidato republicano, Mitt Romney. Aqui encontram-se outras das grandes cenas e diálogos do episódio. Também houve a descartável sub-trama do encontro de Will com a editora das celebridades para que ela não levasse ao público o motivo de sua saída da cobertura do aniversário do 11 de Setembro, e que finalmente encerrou a história das declarações de McAvoy para MacKenzie naquela mensagem que já havia entrado em pauta na primeira temporada, mas entre isto, quedas da cadeira e a trama jornalística e política que relatei nas linhas iniciais deste texto, vamos ficar com o que realmente nos interessa, a terceira opção.

Superior aos seus dois episódios anteriores, aqui temos bons diálogos políticos e um bom foco na cobertura da notícia. Além do que já foi abordado no início do texto, com o excelente discurso de nosso protagonista, a cobertura jornalística de Jim também trouxe alguns grandes momentos, que trazem uma série de reflexões sobre os padrões dos maiores veículos de mídia alienadores que em esmagadora parte das vezes reverte o sentido do jornalismo para que este apenas traga a notícia da área política através de simples discursos ensaiados e com falta de questionamento, crítica ou aprofundamento investigativo, fugindo do verdadeiro espírito jornalístico, mas Jim prova ser um grande personagem e repórter com frequentes perguntas para a direção da campanha de Romney e difere-se da grande parte dos jornalistas presentes, e um momento especial - a sequência do discurso do ônibus - apesar de clichê, tornou-se a grande cena do episódio.

O crescimento já foi apresentado, em cerca de 60 minutos que trouxeram diversos diálogos de crítica aos eventos que aguardávamos há tempos vermos sendo relatados justamente por esta abordagem, e tomara que ele somente aumente, para assim vermos The Newsroom tornar-se o que de melhor surge em nossos televisores.
The Newsroom 1199870538966750574

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item