loggado
Carregando...

[Review] The Following 1x15 - The Final Chapter (Season Finale)

Nevermore !


Nevermore!

Há quinze semanas (pouco mais de três meses) começávamos a acompanhar a saga de Ryan Hardy, o ex-agente do FBI que tinha como inimigo mortal, Joe Carroll, um psicopata que comandava uma seita sem sentido algum. Sim, pois ao fim desses quinze episódios, não dá para dizer que a seita tinha alguma razão maior como pretendia Roderick. Ela existia apenas para atender a vontade de Carroll. Todas as mortes da temporada foram por causa disso. Joe queria um livro e teve seu livro. A lição dessa Season Finale é que The Following é uma série de reviravoltas, que não teme matar personagens importantes, mas também não se importa com os inúmeros furos de roteiro. It's Only Entertainment.

Esse episódio, como previsto, gastou boa parte de seu tempo com a busca por Debra. Só tenho a dizer que a única parte importante disso, foi como Ryan executou friamente aquele seguidor de Carroll. Ao mostrar sua face violenta, Ryan se torna um personagem mais interessante. Weston, outro sobrevivente, também pode se tornar mais importante agora. Porém, é difícil prever o que vem por aí. Quanto a Debra, nada a comentar, apenas mais uma morte. Como disse na review passada, temporada que vem contratam alguém novo. Nenhum chefe de FBI nessa série conseguiu ser no mínimo carismático. Que venham personagens melhores daqui para frente.

Passado isso, Ryan foi "seguindo a trilha" de Carroll. Encontrou Emma, que pouco fez nessa Season Finale. Contudo, sobreviveu também. Enquanto isso, Joe fazia um terror psicológico em Claire, com mais uma morte inútil e um discurso já repetitivo. Claire conseguiu trollar um pouco seu ex-marido, mas foi no confronto com Ryan que as coisas saíram do planejado. As palavras do Agente afetaram a cabeça do psicopata que, finalmente, se questionou se o final que escolheu era o melhor. Foi o necessário para Hardy virar o jogo, e o desfecho nós vimos como foi. Mas a dúvida se Joe Carroll morreu ficará no ar. (House eu sei que consegue enganar a galera e alterar o exame de arcada dentária, mas não sei se Joe tem a mesma capacidade).

Se Carroll morreu, então devemos ter uma segunda temporada focada nos "seguidores dele". Assim como Jigsaw fez em Jogos Mortais. Se não morreu, ele deverá ficar escondido um bom tempo arquitetando seu retorno. Quem sabe reencontra Emma, que chorava por sua morte ou pelo final ruim da temporada. Não sei o que Kevin Williamson pretende, mas pouco me importa, não devo retornar a ver outra série dele.

Uma curiosidade: "Somos todos desastres", afirmou Joe para Ryan. Não podia estar mais certo. O "capítulo final" ficou devendo. Assim como toda a temporada.

Ao fim do episódio, claro que haveria um cliffhanger. A tal da Molly retornou para matar Ryan e Claire. Se algum deles vai morrer, eu não sei. E nem saberei, pois não volto para a season two, porém boa sorte para você que fica! Quem sabe a série melhora. O bom ritmo voltou nessa Season Finale, mas não é o suficiente para mim. Recomendo a série apenas para quem não tem mesmo nada melhor para ver. Pensando melhor, não recomendo The Following. Tem outras séries melhores por aí!

Saldo Geral


O que me desagradou em The Following é que eu esperava algo sério e pelo menos impressionante. Mas ela foi apenas uma história clichê, com final que lembra muito os de filmes de suspense baratos do Supercine. Paciência. Não é minha primeira, nem será minha última decepção com séries, só posso dizer que não foi a pior. Ela até tem certo potencial para ser algo realmente bom, mas se perde em falta de realismo inacreditável, pretensão demais e falta de personagens atrativos. Ryan foi uma grande decepção, esperava muito mais dele. Mas como disse paciência! Moving On. 

Considerações Finais

- A série encerrou sua temporada com uma ótima audiência e a FOX deve investir pesado nela no próximo ano. Não será estranho se ela retornar ainda na próxima Fall Season.

- Como é que a Molly entrou no apartamento de Ryan sem ninguém perceber? FBI mostrando sua eficiência até os últimos minutos do episódio.

- Vale destacar a fotografia da série, eu gostei bastante dela em algumas cenas.

- Achei que após o fim do episódio ia aparecer esse vídeo (Michael Jordan diz bem o que sinto agora):


- Siga @CelsoLandolfi e deixe seu comentário! Obrigado a todos que acompanham semanalmente as reviews aqui no LoGGado. Continuo em Smash e Mad Men e em breve em True Blood e Breaking Bad. Até a próxima!
The Following 9149955157104700797

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item